Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Categoria: VESTIBULAR x
#229051
Concurso
NCE-UFRJ
Cargo
Vestibulando
Banca
FUJB-UFRJ
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Em relação ao tratamento nutricional para anemia falciforme, é correto afirmar que a dieta deve ser:

#229050
Concurso
NCE-UFRJ
Cargo
Vestibulando
Banca
FUJB-UFRJ
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A biodisponibilidade do ferro alimentar é um fator importante a ser considerado no tratamento nutricional da anemia ferropriva. O fator que contribui para inibir a absorção de ferro é o consumo de:

#229049
Concurso
NCE-UFRJ
Cargo
Vestibulando
Banca
FUJB-UFRJ
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Em relação aos critérios de indicação da via a ser utilizada para Terapia Nutricional, no paciente com câncer submetido a transplante de células-tronco hematopoéticas, assinale a alternativa correta.

#229048
Concurso
NCE-UFRJ
Cargo
Vestibulando
Banca
FUJB-UFRJ
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A síndrome da lipodistrofia é um efeito secundário e indesejável associado ao uso da terapia anti-retroviral em pessoas vivendo com HIV/AIDS. Com base no exposto, assinale a alternativa correta.

#229047
Concurso
NCE-UFRJ
Cargo
Vestibulando
Banca
FUJB-UFRJ
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Em relação ao tratamento nutricional para pacientes submetidos à quimioembolização transarterial para carcinoma hepatocelular avançado, é correto afirmar que:

#229046
Concurso
NCE-UFRJ
Cargo
Vestibulando
Banca
FUJB-UFRJ
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A pancreatite crônica, decorrente do consumo crônico de álcool, afeta o estado nutricional e o metabolismo. Sendo assim, assinale a alternativa INCORRETA.

#229045
Concurso
NCE-UFRJ
Cargo
Vestibulando
Banca
FUJB-UFRJ
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A formação de bezoar está associada à gastroparesia e afeta a ingestão oral de alimentos. Nesse contexto, assinale a alternativa correta para o tratamento nutricional do bezoar.

#229044
Concurso
NCE-UFRJ
Cargo
Vestibulando
Banca
FUJB-UFRJ
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) é um sistema de coleta, processamento e análise contínua da situação nutricional da população brasileira. Com base no exposto, assinale a alternativa correta em relação aos princípios do SISVAN.

#229043
Concurso
NCE-UFRJ
Cargo
Vestibulando
Banca
FUJB-UFRJ
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A avaliação do estado nutricional é o primeiro passo da assistência nutricional. Em relação à coleta e interpretação dos dados nutricionais, assinale a alternativa INCORRETA.

#229042
Concurso
NCE-UFRJ
Cargo
Vestibulando
Banca
FUJB-UFRJ
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Em relação à digestão de lipídios no intestino delgado, é correto afirmar que o lipídio estimula a liberação de:

#229041
Concurso
UFJF
Cargo
Vestibulando
Banca
COPESE-UFJF
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Sobre as semelhanças e diferenças entre a interpretação e a tradução (PAGURA, 2003) marque a alternativa INCORRETA.

#229040
Concurso
UFJF
Cargo
Vestibulando
Banca
COPESE-UFJF
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Em Seleskovitch (1978:9) apud Pagura (2003), são apresentados os três estágios que formam o arcabouço básico da Teoria Interpretativa da Tradução:

I – Percepção auditiva de um enunciado linguístico que é portador de significado. Apreensão da língua e compreensão da mensagem por meio de um processo de análise e exegese;

II – Abandono imediato e intencional das palavras e retenção da representação mental da mensagem (conceitos, ideias, etc;);

III – Produção de um novo enunciado na língua-alvo, que deve atender a dois requisitos: deve expressar a mensagem original completa e deve ser voltado para o destinatário.

#229039
Concurso
UFJF
Cargo
Vestibulando
Banca
COPESE-UFJF
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Em relação às competências de um profissional tradutor-intérprete, segundo Roberts (1992, apud Quadros, 2004), correlacione a coluna A com a coluna B e marque a alternativa correta.

1 – Competência Técnica;

2 – Competência na Área;

3 – Competência de Transferência;

4 – Competência Bicultural;

5 – Competência Metodológica;

6 – Competência Linguística;

( ) habilidade em usar diferentes modos de interpretação (simultâneo, consecutivo, etc), habilidade para escolher o modo apropriado diante das circunstâncias, habilidade para retransmitir a interpretação, quando necessário, habilidade para encontrar o item lexical e a terminologia adequada avaliando e usando-os com bom senso, habilidade para recordar itens lexicais e terminologias para uso no futuro

( ) habilidade em manipular com as línguas envolvidas no processo de interpretação (habilidades em entender o objetivo da linguagem usada em todas as suas nuanças e habilidade em expressar corretamente, fluentemente e claramente a mesma informação na língua alvo), os intérpretes precisam ter um excelente conhecimento de ambas as línguas envolvidas na interpretação (ter habilidade para distinguir as ideias principais das ideias secundárias e determinar os elos que determinam a coesão do discurso).

( ) habilidade para posicionar-se apropriadamente para interpretar, habilidade para usar microfone e habilidade para interpretar usando fones, quando necessário.

( ) não é qualquer um que conhece duas línguas que tem capacidade para transferir a linguagem de uma língua para a outra; essa competência envolve habilidade para compreender a articulação do significado no discurso da língua fonte, habilidade para interpretar o significado da língua fonte para a língua alvo (sem distorções, adições ou omissões), habilidade para transferir uma mensagem na língua fonte para língua alvo sem influência da língua fonte e habilidade para transferir da língua fonte para língua alvo de forma apropriada do ponto de vista do estilo.

( ) profundo conhecimento das culturas que subjazem as línguas envolvidas no processo de interpretação (conhecimento das crenças, valores, experiências e comportamentos dos utentes da língua fonte e da língua alvo e apreciação das diferenças entre a cultura da língua fonte e a cultura da língua alvo).

( ) conhecimento requerido para compreender o conteúdo de uma mensagem que está sendo interpretada.

#229038
Concurso
UFJF
Cargo
Vestibulando
Banca
COPESE-UFJF
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Assinale a alternativa correta que corresponde às subcompetências e a um dado componente que auxiliam na aquisição da competência tradutória (ALBIR, 2005):

#229037
Concurso
UFJF
Cargo
Vestibulando
Banca
COPESE-UFJF
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Analise os itens abaixo e indique (V) para os itens verdadeiros e (F) para os itens falsos, assinalando a alternativa correta.

Conforme Seleskovitch (1980, apud Pagura, 2003), “O estudo da tradução exige que se levem em consideração não apenas a competência linguística do indivíduo que compreende e fala, mas também (...)

I – suas estratégias pedagógicas no ato interpretativo ( )

II – não discernir os demais elementos cognitivos não-linguísticos ( )

III – sua bagagem cognitiva ( )

IV – sua experiência nos mais diversos contextos de atuação ( )

V– suas capacidades lógicas ( )