(1,0)
João Pedro e Cláudio Henrique são servidores públicos do Estado do Maranhão. No pleito eleitoral ocorrido em 2012, João Pedro foi eleito prefeito do município de Açailândia e Cláudio Henrique vereador.Com base nessas informações, conforme a Constituição Estadual do Maranhão, assinale a afirmativa correta.
O chefe de uma determinada repartição do serviço público do Estado do Maranhão, membro de uma associação profissional, preside uma reunião em que expõe aos seus subordinados que, caso venham a se filiar à associação da qual faz parte, poderão ser privilegiados, em um futuro próximo, com promoções ou acesso a cargos em comissão.De acordo com o estatuto dos servidores públicos do Estado do Maranhão, Lei estadual n. 6107/94, no caso de prática de tal conduta, o mencionado chefe da repartição está sujeito a pena de
Com relação à Constituição do Estado do Maranhão que dispõe acerca da remuneração dos servidores públicos, assinale a afirmativa correta.
Sobre o tema transportes, de acordo com a Constituição do Estado do Maranhão, assinale a afirmativa correta.
Dois importantes atributos competitivos intermodais são a acessibilidade e a disponibilidade.Com relação a esses atributos, o transporte rodoviário tem acessibilidade e disponibilidade, respectivamente,
Com relação aos principais controles semafóricos em tempo real, analise as alternativas a seguir:I. No sistema SCOOT, os laços detectores monitoram todas as vias que concorrem aos semáforos controlados.II. No sistema SCATS, os tempos semafóricos são controlados em função da demanda de tráfego e da capacidade do sistema.III. O sistema ITACA é semelhante ao sistema SCOOT, porém, no sistema ITACA, o processo de identificação do congestionamento é feito através de um padrão de ocupação do detector.Assinale:
Um veículo transita a uma velocidade de 36 km/h, quando seu condutor percebe que há um veículo parado à sua frente. Admitindo que o coeficiente de atrito entre os pneus do veículo e o pavimento é de 0,4 e que a aceleração da gravidade vale 10 m/s², a distância percorrida pelo veículo desde o momento em que o condutor aciona o pedal do freio, iniciando a desaceleração, até o instante em que o veículo para totalmente é de, aproximadamente,
Com relação aos parâmetros que influenciam o tempo de percepção e reação (TPR ou PIEV), analise as afirmativas a seguir:I. A acuidade visual máxima do ser humano está compreendida na faixa de 15° a 20°.II. Quanto mais iluminada a via, menor o TPR.III. A padronização da sinalização de trânsito diminui o TPR.Assinale:
O respeito ao pedestre e aos ciclistas é princípio fundamental de educação e de segurança no trânsito. O Código de Trânsito Brasileiro classifica como gravíssima a infração de deixar de dar preferência de passagem a pedestre (e/ou a veículo não motorizado) nos seguintes casos:I. Que se encontre na faixa a ele destinada.II. Que não haja concluído a travessia mesmo que ocorra sinal verde para o veículo.III. Portadores de deficiência física, crianças, idosos e gestantes.Assinale:
Avalie as infrações a seguir.I. Seguir veículo em serviço de urgência, estando este com prioridade de passagem devidamente identificada por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitentes.II. Forçar passagem entre veículos que, transitando em sentidos opostos, estejam na iminência de passar um pelo outro ao realizar operação de ultrapassagem.III. Transitar com o veículo em calçadas, passeios, passarelas, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento, acostamentos, gramados e jardins públicos.Assinale:
Uma importante variável no trânsito é a via e uma forma de classificá-la é quanto à sua disposição em relação aos polos urbanizados ou polos de interesse.Desse modo, as vias que se orientam na direção leste-oeste são chamadas, de maneira geral, de vias
Os acidentes de trânsito em interseções correspondem a 70% do número total de acidentes em regiões urbanas.Assinale a alternativa que apresenta uma medida para diminuir o número de acidentes em interseções.
Sobre os subsídios governamentais dados ao transporte urbano no Brasil, assinale a afirmativa correta.
No posicionamento da sinalização vertical na lateral de uma rodovia, deve-se garantir uma deflexão horizontal em relação à direção ortogonal ao trajeto dos veículos que se aproximam de, aproximadamente,
Sobre os efeitos do greide nas faixas de mudança de velocidade próximas a interseções, analise as afirmativas a seguir.I. O greide ascendente diminui o comprimento da faixa de desaceleração e aumenta o comprimento da faixa de aceleração.II. O greide descendente aumenta o comprimento da faixa de desaceleração e diminui o comprimento da faixa de aceleração.III. Ao serem projetadas interseções em níveis diferentes, é conveniente fazer a rodovia principal passar sobre a rodovia secundária.Assinale:
Recuperar senha