(1,0)
Considerada atividade exclusiva do profissional psicólogo:
Psicodiagnóstico ou diagnóstico psicológico é uma disciplina metodológica que tem por objetivo colocar à disposição da psicologia aplicada uma série de instrumentos capazes de registrar as características psicologicamente relevantes de determinados "portadores de características" e suas mudanças e de integrar tais dados em um quadro diagnóstico com o fim de oferecer uma base suficientemente sólida para a previsão do desenvolvimento futuro de tais características, servindo assim de auxílio na tomada de decisões e na avaliação destas. São áreas de atuação do psicodiagnóstico, EXCETO:
Manfred Amelang e Lothar Schmidt-Atzert apresentam a seguinte classificação dos métodos psicodiagnóstico:
Segundo Jäger e Petermann no processo diagnóstico diversas pessoas representam um papel importante:
Os Centros de Atenção Psicossociais surgiram em resposta ao apelo da chamada Reforma Psiquiátrica. Cabe a estes, EXCETO:
A lei10.216/01 prevê que “o paciente há longo tempo hospitalizado ou para o qual se caracterize situação de grave dependência institucional, decorrente de seu quadro clínico ou de ausência de suporte social, será objeto de política específica de alta planejada e reabilitação psicossocial assistida.” É modelo de assistência preconizado pelo SUS:
São direitos da pessoa portadora de transtorno mental:I) Ter acesso ao melhor tratamento do sistema de saúde, consentâneo as suas necessidades.II) Ser tratada com humanidade e respeito e no interesse exclusivo de beneficiar sua saúde, visando alcançar sua recuperação pela inserção na família, no trabalho e na comunidade.III) Ser protegida contra qualquer hospitalização involuntária.IV) Ser tratada, preferencialmente, em espaços hospitalares especializados.Sobre as afirmações acima estão CORRETAS as afirmativas:
Sobre a hospitalização de pacientes portadores de doenças mentais, o SUS preconiza:
A psicologia social surgiu no século XX como uma área de aplicação da psicologiaestabelecendo uma ponte entre a psicologia e as ciências sociais (sociologia, antropologia, geografia, história, ciência política). Observe as afirmativas abaixo:I) A Psicologia Social é a ciência que procura compreender os “como” e “porquês” do comportamento social. A interação social, a interdependência entre os indivíduos e o encontro social.II) Seu campo de ação é o comportamento analisado em todos os contextos do processo de influência social.III) A psicologia social é uma ciência que tem como objeto o estudo das manifestações comportamentais suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas, ou pela mera expectativa de tal interação.IV) A influência dos fatores situacionais no comportamento do indivíduo frente aos estímulos sociais são percebidos pela psicologia social.Sobre tais afirmativas podemos classificar como (F = Falsa; V = Verdadeira):
Políticas sociais recentes como o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) vem gerando importantes campos de trabalho para os psicólogos em todo o país. Sobre as ações do SUAS é INCORRETO afirmar:
São influenciadores da Psicologia Social no Brasil, EXCETO:
O sofrimento no trabalho é um tema recorrente nos estudos da área da Psicologia do Trabalho. Referente ao sofrimento no trabalho AFIRMA-SE:I. A vivência depressiva em relação ao trabalho e a si mesmo alimenta-se da sensação de adormecimento intelectual, de esclerose mental, de paralisia da fantasia e da imaginação. II. O trabalho, não só como uma condição externa, pode propiciar sofrimento insuperável para o ego, empobrecendo-o e restringindo sua ação a mecanismos defensivos repetitivos e ineficazes. III. Dejours distingue dois tipos de sofrimento: o sofrimento mobilizador e o sofrimento patogênico.Assinale a opção CORRETA:
A família pode ser constituída dinamicamente de forma consciente e inconsciente. Assinale a opção CORRETA que indica quais funções uma mãe suficientemente boa, através de suas aptidões físicas e mentais
Referente a história da área de RH assinale a opção CORRETA:
Um grupo terapêutico assim como um sistema familiar, organizacional ou social comporta-se como uma estrutura na qual existem papeis e posições dos membros que deles participam. Assinale a opção CORRETA sobre os papeis e posições referentes a membros de grupos.
Recuperar senha