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A respeito de ferramentas, técnicas e abordagens utilizadas por gestores em organizações, julgue o item subsequente.
Uma desvantagem da centralização das atividades de uma organização em um só departamento é o aumento dos custos operacionais dessa organização.
Utilizar a departamentalização funcional em uma organização significa estruturá-la com base em critérios geográficos.
No planejamento estratégico, o gestor deve considerar dimensões internas e externas à organização, como análise da situação organizacional e análise ambiental.
Sabe-se que o BSC (balanced scorecard) é composto por quatro dimensões/perspectivas. Nesse sentido, o foco do gestor, ao utilizar um BSC, é o da perspectiva ambiental, uma das quatro dimensões do BSC.
Acerca do processo administrativo em organizações, julgue o item que se segue.
O processo administrativo é considerado um processo sistêmico, isto é, uma função não pode ser gerenciada de forma isolada das demais.
O gestor de uma organização que utiliza planilhas para acompanhar a qualidade dos serviços prestados por empregados dessa organização exerce a função administrativa de controle.
No exercício da função administrativa de direção, o gestor público estabelece objetivos e predetermina meios para alcançá-los; essa atividade é típica da função de direção.
Julgue o próximo item, relativo ao modelo de gestão adotado na administração pública brasileira desde 1930.
A nova administração pública manteve a prerrogativa de estabilidade do servidor público e, por isso, não se admite a possibilidade de demissão de servidor por baixo desempenho.
Os princípios representativos da nova administração pública incluem o controle de resultados, os indicadores de desempenho e o uso de práticas que se originaram na administração privada.
A lógica de conceder empregos e benefícios públicos para atender a interesses pessoais e não aos interesses públicos é um traço típico do modelo patrimonialista.
A respeito das principais abordagens da administração, julgue o item a seguir.
De acordo com a lógica da abordagem dos sistemas, haverá sinergia quando o resultado da interação entre as partes que compõem um sistema for equivalente à soma dessas partes.
Enquanto a teoria clássica prevê que há uma única melhor forma para executar determinada tarefa, a teoria contingencial admite que pode haver várias formas distintas e simultaneamente ideais de se administrar uma mesma situação.
Uma das características da abordagem sistêmica da administração consiste na visão da organização como uma realidade complexa e construída cognitivamente por membros dessa organização.
Nos estudos de comportamento organizacional, as atitudes dos trabalhadores correspondem aos comportamentos que adotam na organização.
Estudar sistematicamente o tempo para a execução de tarefas na linha de produção como estratégia para promover a eficiência do trabalho é uma característica da escola da administração científica.
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