Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Cargo: Orientador Educacional x
#141799
Concurso
Prefeitura de Palmas-TO
Cargo
Orientador Educacional
Banca
FDC
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Um mesmo texto foi utilizado por professores de diferentes disciplinas para trabalhar o tema desmatamento. A estratégia metodológica utilizada previa a integração recíproca dos conceitos fundamentais que envolvem a compreensão do tema. A esse processo chamamos de:

#141798
Concurso
Prefeitura de Palmas-TO
Cargo
Orientador Educacional
Banca
FDC
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

“As mudanças nas relações de produção e, sobretudo, a concentração cada vez mais ampla de população nos centros urbanos tornaram imperiosa a necessidade de se eliminar o analfabetismo e dar um mínimo de qualificação para o trabalho a um máximo de pessoas.” (Otaíza Romanelli)

A autora refere-se à expansão do ensino no contexto mundial como influência do seguinte fato histórico:

#141797
Concurso
Prefeitura de Palmas-TO
Cargo
Orientador Educacional
Banca
FDC
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Previsto pela LDB/96 como proposta pedagógica (art. 12 e 13), o projeto político-pedagógico aparece como uma necessidade das instituições educativas, propiciando autonomia pedagógica e administrativa. Desta forma, o PPP caracteriza-se como o:

#141796
Concurso
Prefeitura de Palmas-TO
Cargo
Orientador Educacional
Banca
FDC
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Segundo Libâneo, há pelo menos três tipos de manifestações do currículo: o formal, o real e o oculto. Um exemplo do currículo oculto refere-se a:

#141795
Concurso
Prefeitura de Palmas-TO
Cargo
Orientador Educacional
Banca
FDC
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Uma escola inclusiva caracteriza-se por uma forma específica de perceber o próprio alunado. Os professores são orientados no sentido de:

#141794
Concurso
Prefeitura de Palmas-TO
Cargo
Orientador Educacional
Banca
FDC
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A Escola X, obedecendo aos estatutos legais, decidiu, com seus professores, implantar uma política de inclusão que atendesse a todos os alunos com necessidades especiais e ajudasse a escola a se ajustar às necessidades de seu alunado. Para isso, definiu cursos de ação para permitir que alunos com necessidades especiais participem do trabalho da turma e da escola. Este cuidado diz respeito a:

#141793
Concurso
Prefeitura de Palmas-TO
Cargo
Orientador Educacional
Banca
FDC
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Na categoria Temas Transversais, o tema “Ética” provoca grandes discussões sobre a forma como será repassado aos alunos. Os juízos éticos são fundamentados em acordos, como, por exemplo, a Declaração dos Direitos do Homem, e estes acordos são geralmente insuficientes para sua implantação. O procedimento adequado em relação a esses acordos e a respectiva justificativa encontram-se na seguinte alternativa:

#141792
Concurso
Prefeitura de Palmas-TO
Cargo
Orientador Educacional
Banca
FDC
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

O processo de avaliação na visão atual de educação é compreendido como um conjunto de atuações que têm a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica (PCN). Pode- se afirmar que a avaliação deve ter como prioridade:

#141791
Concurso
Prefeitura de Palmas-TO
Cargo
Orientador Educacional
Banca
FDC
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Segundo Piaget, uma característica própria do período operatório, importante para compreender as transformações sucessivas da realidade em vez de um único ponto de vista, é :

#141790
Concurso
Prefeitura de Palmas-TO
Cargo
Orientador Educacional
Banca
FDC
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Relacionando metacognição e regulação do conhecimento, uma tarefa clássica é o uso da “Torre de Hanói”, onde a criança é analisada em termos de análise meios-fins, estabelecendo-se diferenciação entre a meta que pretende atingir e as submetas que permitem alcançar a meta. Este mecanismo que permite a autorregulação de condutas é chamado de:

#141789
Concurso
Prefeitura de Palmas-TO
Cargo
Orientador Educacional
Banca
FDC
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Dentre os processos mentais de socialização, destacam-se o reconhecimento das pessoas e o reconhecimento de si. Podemos afirmar com segurança que o segundo aspecto ocorre integralmente no seguinte período de vida:

#141788
Concurso
Prefeitura de Palmas-TO
Cargo
Orientador Educacional
Banca
FDC
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

No espaço reservado à casinha de bonecas, G., com um lápis apontado para o alto, fala e gesticula para mais dois colegas, num claro jogo de “escola-professor”. G, neste momento, emprega um dos recursos de simbolização. O recurso de simbolização, especialmente utilizado neste jogo por G, é:

#141787
Concurso
Prefeitura de Palmas-TO
Cargo
Orientador Educacional
Banca
FDC
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Na escola de hoje, o orientador educacional tem como prática:

#141786
Concurso
Prefeitura de Palmas-TO
Cargo
Orientador Educacional
Banca
FDC
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Heloísa Lück propõe como um dos pressupostos do processo de consultoria nas escolas:

#141785
Concurso
Prefeitura de Palmas-TO
Cargo
Orientador Educacional
Banca
FDC
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Heloísa Lück alerta para as variadas funções que ocorrem na escola, todas elas mais ou menos inter-relacionadas.

Para que as ações realizadas no espaço escolar tragam resultados positivos, é, antes de tudo, necessário que: