(1,0)
Acerca das técnicas de arquivamento e dos procedimentos administrativos, julgue os itens a seguir. As folhas de um processo devem ser numeradas e rubricadas exclusivamente pelos funcionários do protocolo.
O anexo de riscos fiscais que integra a lei de diretrizes orçamentárias deve conter o montante de recursos destinados aos pagamentos dos precatórios judiciais.
Departamento de gestão de pessoas que se subordine à diretoria administrativa ocupa posição intermediária na estrutura hierárquica de uma organização. O processo de provisão de pessoas consiste na realização de pesquisa de mercado, desenho e análise de cargos.
O processo orçamentário é formado por diversas etapas e leis de natureza distinta. Acerca dessa matéria, julgue os itens que se seguem. As empresas públicas dependentes podem constar da lei orçamentária anual no orçamento fiscal e no orçamento de investimento das empresas estatais.
A gestão de pessoas deve ser adotada como modelo de gestão organizacional, uma vez que as pessoas são o principal ativo das organizações.
Julgue os itens a seguir, relativos à gestão de pessoas nas organizações. Uma organização deve adotar a perspectiva estratégica da gestão de pessoas caso tenha como objetivos a minimização de seus custos com mão de obra e a potencialização de seus resultados com planejamento de curto prazo.
As contas apresentadas pelo chefe do Poder Executivo ficam disponíveis, durante todo o exercício, no respectivo Poder Legislativo e no órgão técnico responsável pela sua elaboração.
A característica principal do memorando é a agilidade, devendo esse tipo de expediente tramitar com rapidez e pautar-se pela simplicidade de procedimentos burocráticos.
Acerca dos instrumentos de transparência da gestão fiscal previstos na LRF, julgue os itens subsequentes. O relatório resumido da execução orçamentária é emitido ao final de cada quadrimestre pelos titulares dos poderes e órgãos.
Com relação à correspondência oficial, julgue os itens a seguir de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República. Mensagem é o instrumento de comunicação oficial utilizado entre os chefes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
A LOA compreende o orçamento de investimentos das empresas em que a União indiretamente detenha a maioria do capital social com direito a voto
Ambas as construções serão tidas como corretas, se figurarem em um expediente oficial: 1.Esses são os recursos de que o Estado dispõe. 2.O Governo insiste que a negociação é importante.
A transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos de uma categoria de programação para outra ou de um órgão para outro, sem autorização legislativa, é vedada constitucionalmente. Para a abertura de crédito suplementar ou especial, é necessária a autorização legislativa e a indicação dos recursos correspondentes.
Considerando-se que a mesóclise é desaconselhável em expedientes oficiais, é preferível iniciar período com a construção 'Lhe enviaremos mais informações oportunamente' a iniciá-lo com a construção 'Enviar-lheemos mais informações oportunamente'.
Acerca do orçamento público e seus desdobramentos contábeis, julgue os itens subsequentes. Caberá à LOA o estabelecimento de metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente. A LOA determinará, ainda, a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.
Recuperar senha