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Tente outra vez Raul Seixas Tente!Levante sua mão sedentaE recomece a andarNão pense Que a cabeça aguentaSe você pararNão! Não! Não!Não! Não! Não!Há uma voz que cantaUma voz que dançaUma voz que gira(Gira!)Bailando no arUh! Uh! Uh![...]Disponível em:<https://www.letras.mus.br/raul-seixas/48334/> .Acesso em: 12 fev. 2017.No texto, a palavra destacada que é
Quem forma se forma e re-forma ao formar e quem é formado forma-se e forma ao ser formado.FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 34. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. p. 67.No fragmento de texto, o vocábulo destacado se classifica-se como
No que concerne aos aspectos morfossintáticos usados na construção da primeira fala da tira, dadas as afirmativas,
I. O pronome lhe encontra-se enclítico por não haver palavras que o atraiam para antes da locução verbal.
II. Na utilização prática da língua, a colocação dos pronomes oblíquos é determinada pela eufonia. Considerando o contexto em que se encontra, a posição do pronome lhe poderia ser alterada, sem prejuízos à norma gramatical.
III. No contexto referente, o pronome oblíquo lhe desempenha função sintática de adjunto adnominal.
IV. No contexto referente, o verbo ensinar tem sentido de doutrinar. Assim, quanto à regência, ensinar é verbo intransitivo.
verifica-se que estão corretas apenas
Canção de nuvem e vento Mario QuintanaMedo da nuvemMedo MedoMedo da nuvem que vai crescendoQue vai se abrindoQue não se sabeO que vai saindoMedo da nuvem Nuvem NuvemMedo do ventoMedo Medo Medo do vento que vai ventandoQue vai falandoQue não se sabeO que vai dizendoMedo do vento Vento VentoMedo do gestoMudoMedo da falaSurdaQue vai movendoQue vai dizendoQue não se sabe...Que bem se sabeQue tudo é nuvem que tudo é ventoNuvem e vento Vento Vento!Disponível em:< http://mario-quintana-rh.blogs... em: 06 fev. 2017.Dadas as afirmativas em relação ao poema,I. A repetição dos termos e o uso de letras maiúsculas sugerem o imenso pavor do eu lírico diante da nuvem que se avoluma e da força do vento.II. No contexto poético, o vento é personificado, pois o eu lírico lhe confere ações humanas. Assim, fica evidente o uso da linguagem conotativa.III. O autor explora a repetição enfática de uma ou mais palavras no início dos versos, o que caracteriza a figura de linguagem denominada anáfora.IV. No final do poema, o verso “Que não se sabe” é mudado por “Que bem se sabe”. Essa alteração significa que o eu lírico continuará temendo a nuvem e o vento.verifica-se que estão corretas apenas
Lendo o mundo e escrevendo a vidaO acesso à informação cada vez mais facilitado colocou às claras dois fatos contraditórios. Por um lado, o jovem tem cada vez mais textos à sua frente, quando acessa uma mídia social. Por outro lado, ainda há muitas dificuldades que esse jovem enfrenta para expressar suas ideias através de textos. Como isso ocorre e qual o papel do educador na formação desse leitor escritor?Difícil identificar o que amedronta mais um aluno: um texto para ser interpretado ou uma folha em branco para que ele a preencha produzindo seu próprio texto. Estes dois atos parecem muito simples para quem analisa, fria e superficialmente, o desenrolar dos ensinamentos a partir da primeira série do ensino fundamental. A expectativa para que a criança comece a ler e escrever, seja por parte dos pais, seja por parte dos educadores, é muito grande; ; tanto que algumas crianças já vêm para a escola quase alfabetizadas.O desafio, porém, não é apenas colocá-la em contato com as letras. Vai muito além disso. Há vários pequenos processos dentro deste processo maior chamado leitura e escrita. Quando o texto deixa de ser apenas um modelo do “bem falar e bem escrever”, passa-se a estudar outras funções intrínsecas às suas mais diversas finalidades. Um texto pode divertir, informar, sugerir, entreter, apelar, insinuar, argumentar e assim por diante. Como, então, aproximar o aluno deste mundo tão variado, fazendo com que ele consiga enxergar essa diversidade e entendê-la?[...]LÍNGUA PORTUGUESA. Conhecimento Prático. Ed. Escala. n. 62. 2017.Em se tratando dos aspectos estruturais e das estratégias discursivas utilizadas pelo autor do texto, é válido afirmar que
Qual a diferença entre robô, androide e ciborgue?Robôs são máquinas que fazem tarefas pré-programadas de forma autônoma. Quando o robô tem aspecto humano é um androide. Já os ciborgues são híbridos: parte humanos, parte máquinas.Disponível em:super.abril.com.br/blog/oraculo/qual-a-diferenca-entre-robo-androide-e-ciborgue> .Acesso em: 04 abr. 2017.No contexto, os verbos destacados possuem valores semânticos do presente do indicativo e sugerem noções
Crianças e adolescentes na Internet: a responsabilidade dos pais ou responsáveisMuito se discute sobre os eventuais benefícios ou malefícios às crianças e adolescentes decorrentes do uso da Internet. No Brasil, a preocupação justifica-se pelo número crescente de acesso desses jovens à rede mundial de computadores. Embora não se tenham dados estatísticos sobre o acesso dessa camada da população brasileira, acredita-se que eles sejam responsáveis pela maioria dos acessos à rede mundial de computadores. Dados recentes demonstram que mais de 20 milhões de pessoas acessam diariamente a Internet com os mais variados interesses e necessidades, uma vez que ela acabou se tornando a intermediária de relações pessoais e comerciais. Quando a Internet é utilizada para obter-se informação com vista a pesquisas, estudos, conversas entre amigos, notadamente, concluir-se-ia que ela é um bem. Mas, ainda assim, teríamos que especular sobre a fonte de informação e com quem se relacionam esses jovens. Seria essa fonte segura? Seria essa fonte capaz de prover informações confiáveis para contribuir com o processo educacional? Seriam esses relacionamentos estabelecidos com pessoas confiáveis? [...] Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/criancas-adolescentes-na-internet-responsabilidade.html> Acesso em: 10 fev. 2017.Dadas as afirmativas sobre o texto,I. O elemento articulador destacado Embora atribui ao contexto uma relação semântica de concessão.II. O vocábulo destacado que inicia uma oração subordinada substantiva objetiva direta.III. As palavras destacadas Internet, informação, pesquisas, estudos e conversas representam mecanismos de coesão semântica, já que exemplificam relação de hiperonímia e hiponímia.verifica-se que está(ão) correta(s)
Considerando a proximidade dos personagens, que se manifestam verbalmente na gravura, aos objetos a que eles fazem referência, quais pronomes demonstrativos preenchem, correta e respectivamente, as lacunas?
No trecho do quadro, é correto afirmar que a vírgula foi empregada em um período
Dia a dia aceleradoCom a mente inquieta, a ansiedade prejudica as atividades do cotidiano – mais do que até um ansioso pode imaginar![...]“Ansiedade é o excesso de futuro”, resume Marcelo Santiago, coach de alta performance e palestrante motivacional. Marcelo lembra um estudo feito pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo que constatou que 95% do sofrimento humano é causado pelo pensamento e pela imaginação. “As pessoas ficam presas ao passado e não conseguem se desligar do ‘problema’ ou de um fato que já aconteceu ou então estão preocupados demais com o futuro (‘pré-ocupar’ significa ocupar-se antes). Às vezes, aquele filmezinho só acontece na mente e nem chega de fato a acontecer. Isso acaba gerando medo, estresse e ansiedade”, explica o coach.SEGREDOS DA MENTE. Cérebro e Ansiedade. Ano 2. n. 3, 2017.A propósito da concordância do verbo e do predicativo destacados no texto, é correto afirmar que
Na gravura, o personagem brinca com a reforma ortográfica. Com relação ao emprego do hífen, assinale a alternativa correta quanto à grafia da palavra.
[...]
Nada de exageros
Consumir dentro do limite das próprias economias é um bom exemplo para as crianças. “Endividar-se para consumir não está certo”, afirma a advogada Noemi Friske Momberger, autora do livro A publicidade dirigida a crianças e adolescentes, regulamentos e restrições. Isso vale tanto para as crianças como para os pais. É preciso dar exemplo. Não adianta inventar regras apenas para quem tem menos de 1 metro e meio. É preciso ajudar as crianças a entender o que cabe no orçamento familiar. “Explico para meus filhos que não podemos ter algumas coisas, mesmo que muitos na escola tenham três vezes mais”, diz a professora de Inglês Lucia Razeira, de 30 anos, mãe de Vitor, de 7, e Clara, de 10.
Disponível em:http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI58402-15228,00- EU+QUERO+EU+QUERO+EU+QUERO.html>.Acesso em: 07 fev. 2017.
Considerando as características predominantes, o gênero textual
Entretanto Mart’nália Não vá agora, deixa eu melhorar Não fique triste, tudo vai passarÉ só ciúme, doença que contraí porque te amo demaisMas também é loucura, loucura tem cura, ciúme tambémE paixão é o que me faz bemEntretanto não váNão vá me abandonarVocê é o remédioQue me tira do tédio, quando me faz amar[...]Disponível em : https://www.letras.mus.br/martalia/717507/> . Acesso em: 11 fev. 2017.Os termos destacados expressam, respectivamente, relação semântica, adequada ao contexto, de
Se, na educação básica, ____ homogeneidade de conteúdos básicos é uma condição essencial de equidade e de cidadania, na educação superior ____ insistência em um “modelo único” de universidade tem levado na prática ____ consolidação das desigualdades e ____ desqualificação da grande maioria dos estudantes e seus cursos, por contraste com um suposto padrão de "qualidade" que precisaria ser melhor explicitado e compreendido.CORRÊA, S. B.; MASSON, M. A. C. Indivíduo, universidade e sociedade brasileira. Brasília: Educação Brasileira, 1995. p. 47Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
A respeito das ações enumeradas no texto, verifica-se que
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