(1,0)
O coração é um órgão muscular cavitário com a forma de um conde truncado, do tamanho aproximado do punho do mesmo indivíduo. Repousa sobre o diafragma, entre a porção inferior dos dois pulmões, e está encerrado em uma membrana especial, o pericárdio, ocupando a região topográfica do tórax, conhecida como mediastino médio. A parede do coração é composta por três camadas: epicárdio (externa, reveste superficialmente), miocárdio (média) e endocárdio (interna). Qual a cavidade cardíaca apresenta o miocárdio mais espesso?
A glândula tireoide tem seu nome derivado do grego thyreós, que significa escudo, e foi assim denominada por Wharton, em 1656. No entanto, a visão anterior da glândula tireoide humana lembra o formato de borboleta, onde dois lobos lateralizados, direito e esquerdo, estão unidos por um istmo de parênquima glandular que se apoia frouxamente sobre a traqueia anterior na altura da cartilagem cricoide. Assinale a alternativa INCORRETA acerca da anatomia da tireoide.
O ureter é um tubo que faz parte das vias urinárias e que liga a pelve do rim à bexiga. A sua função é propelir a urina do rim até a bexiga. Os ureteres têm, cada um, 25 a 30 cm de comprimento e 3 mm de diâmetro. Eles se originam da confluência dos vários cálices renais, reunindo-se enquanto pelve renal. Sobre as relações anatômicas dos ureteres, assinale a alternativa INCORRETA.
A origem embriológica do intestino grosso reflete-se na distribuição arterial. A porção direita é irrigada pela artéria mesentérica superior através de seus ramos ileocecocólico, cólica direita e cólica média, enquanto o cólon esquerdo é irrigado pela artéria mesentérica inferior, que se origina cerca de 3 a 4 cm acima da bifurcação da aorta (3ª vértebra lombar), através das artérias cólica esquerda, sigmoidianas e retal superior. No suprimento arterial, verificam-se pontos de descontinuidade das artérias marginais que podem ser sede de isquemia. São eles, o ponto crítico de Griffith e o de Sudeck. Tais pontos se localizam na flexura
Escroto é uma bolsa de pele, de fáscias e de músculos na região genital, que abriga testículos, epidídimos e elementos do funículo espermático, sendo dividido em dois compartimentos independentes por uma rafe mediana. Cada testículo é irrigado por três artérias: testicular, diferencial e cremastérica. As artérias diferencial e cremastérica são ramos da artéria
Recuperar senha