(1,0)
A respeito de poluentes e ventilação industrial, julgue o seguinte item.
Fumos são formados por partículas sólidas com diâmetro geralmente superior a 10 µm, resultantes da desintegração mecânica de substâncias inorgânicas ou orgânicas.
Poeiras são partículas sólidas, geralmente com diâmetros entre 1 µm e 10 µm, resultantes da condensação de partículas em estado gasoso, após processo de volatilização de metais fundidos.
A respeito da comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA), julgue o próximo item.
Cabe à CIPA, com assessoria do serviço especializado em engenharia de segurança e em medicina do trabalho (SESMT), a elaboração do mapa de riscos.
Cabe à CIPA identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar relatórios com informações relativas à segurança e à saúde no trabalho, mas tais documentos devem ser divulgados aos trabalhadores pelo empregador.
É facultado ao empregador reduzir o número de representantes da CIPA a qualquer tempo durante o mandato.
Caso haja uma empresa de ensino com a matriz na capital e com várias filiais espalhadas em outras cidades, ela deverá constituir CIPA apenas na matriz, independentemente do número de empregados nos demais estabelecimentos.
A respeito de meio ambiente, saneamento e suas implicações na vida cotidiana, julgue o item a seguir.
Sob o ponto de vista da sustentabilidade, a interação entre os fatores do meio ambiente natural e antrópico e a saúde não influencia a qualidade de vida do ser humano.
A promoção da disciplina sanitária de uso do solo e o controle de doenças transmissíveis, especialmente na população infantil, estão no escopo do conjunto de ações socioeconômicas relativas ao saneamento ambiental.
Como instrumento de promoção da saúde, o saneamento ambiental contribui para a redução do sofrimento humano.
Drenagens adequadas de águas pluviais para evitar alagamentos e danos à saúde durante períodos chuvosos constituem serviços de infraestrutura urbana previstos na legislação de saneamento básico.
Acerca do programa de prevenção de riscos ambientais (PPRA), julgue o item subsecutivo.
A monitoração individual de trabalhadores expostos a radiação ionizante pode ser realizada por meio de dosímetros individuais dos tipos anel, tórax ou testeira.
No caso de exposição ocupacional a vibrações, as situações de exposição ocupacional superior ao limite de exposição demandam obrigatória adoção de medidas de caráter corretivo, independentemente do uso de equipamentos de proteção individual (EPI).
A cada dois anos devem ser realizadas avaliações quantitativas do ambiente de trabalho nas indústrias que utilizem clorofórmio e ácido fórmico.
Nas medidas ligadas ao PPRA, considera-se nível de ação de um risco ocupacional o valor limite a que os trabalhadores podem ser expostos na jornada diária.
Acerca do programa de controle médico de saúde ocupacional (PCMSO), julgue o item que se segue.
O registro dos riscos ocupacionais no atestado de saúde ocupacional será dispensado nos casos de baixo risco ou quando as medições quantitativas demonstrarem níveis de exposição abaixo dos limites de tolerância.
Recuperar senha