(1,0)
À luz da legislação que regulamenta o exercício da profissão de técnico em saúde bucal (TSB), equivalente à de técnico em higiene dental (THD), julgue o item a seguir.
O diploma ou certificado de curso de TSB que comprove a respectiva titulação, em nível médio, com inclusão das matérias profissionalizantes e de estágio, basta para respaldar legalmente o diplomado e habilitá-lo à prática das atribuições inerentes a essa profissão.
Com relação à prevenção em saúde bucal e aos níveis de aplicação de medidas em saúde bucal, julgue o item subsecutivo.
O ensino de técnicas de escovação realizado pelo profissional auxiliar em saúde bucal está inserido no quarto nível de aplicação em saúde coletiva.
A colocação de prótese total superior em paciente que apresente sequelas causadas pela perda de todos os dentes superiores é uma ação reabilitadora, portanto se insere no último nível de prevenção.
O uso de fluoretos na água de abastecimento público é uma medida de proteção específica contra a cárie dental, correspondente ao segundo nível de prevenção.
No âmbito de aplicação governamental ampla, a prática da saúde bucal no Brasil tem o enfoque individual assistencial, com ações preventivas de terceiro nível que visam à melhoria da qualidade de vida do paciente.
A forma de atuação profissional baseada exclusivamente em procedimentos curativos é suficiente para o controle de doenças bucais.
Um programa integrado de saúde exige que as condições de saúde e doença sejam conhecidas para que se possa prever e planejar os recursos necessários ao atendimento da população.
Julgue o próximo item, relativo à cárie e sua prevenção.
O valor do CPO-D, índice utilizado para medir a ocorrência de cárie, corresponde à soma das cinco superfícies de molares e pré-molares e das quatro superfícies de caninos e incisivos de dentes permanentes cariados, obturados ou perdidos.
Mesmo na fase inicial da pré-cavitação, também chamada de lesão de mancha branca, a cárie é irreversível, devido ao biofilme dentário presente na superfície dentária acometida pela lesão.
Para complementar o exame clínico visual, a radiografia interproximal é utilizada como meio auxiliar no diagnóstico da doença cárie, porque essa técnica radiográfica proporciona informações quanto à extensão e à localização da lesão cariosa.
A cárie é uma doença contagiosa que requer tratamento invasivo em qualquer estágio de atividade ou inatividade.
O biofilme, a dieta e a saliva são considerados fatores biológicos atuantes diretamente no processo da doença cárie.
A cárie é uma doença multifatorial cuja cura só é alcançada após a realização do procedimento odontológico cirúrgico-restaurador.
Recuperar senha