Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Cargo: Técnico em Restauração x
#259403
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
Técnico em Restauração
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

NÃO é ação de faceamento

#259402
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
Técnico em Restauração
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Sobre a limpeza da camada pictórica, analise as afirmativas a seguir:

I. Devem ser realizados testes de solubilidade em todas as áreas da pintura, pois as cores podem ter reações diferentes quando submetidas ao mesmo solvente.

II. No processo de limpeza é indispensável que o restaurador analise a composição da estrutura da pintura e a composição da estrutura da matéria que se deseja eliminar, as propriedades físico-químicas dos produtos utilizados e seus efeitos sobre a obra.

III. Se a pintura foi realizada com tinta a óleo não é necessário o teste em todas as cores da pintura, pois seu aglutinante garante uma fixação adequada à tinta, mas o teste de solubilidade deverá ser realizado na área de maior extensão da cor.

IV. Conforme os materiais que se pretende eliminar, a superfície da pintura pode ser limpa a seco, para a remoção de partículas sólidas de sujidades superficiais ou soltas, e também pode ser realizada limpeza úmida, com a utilização de água, de detergentes ou de solventes.

V. Se o verniz apresenta uma oxidação muito acentuada, o processo da limpeza superficial pode ser suprimido, pois essa sujidade também será removida quando houver remoção do verniz, agilizando dessa forma os trabalhos no atelier.

É CORRETO o que se afirma em

#259401
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
Técnico em Restauração
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Analise as afirmativas, a seguir, sobre o preenchimento das lacunas existentes na camada pictórica:

I. O nivelamento deverá manter a máxima correspondência com a natureza da pintura, tanto em elasticidade como com as características do entorno da lacuna.

II. A cor e o brilho da reintegração dependem do tipo de material utilizado no nivelamento.

III. O nivelamento será aplicado com espátula, para grandes áreas de perdas, e com pincel, para áreas pequenas e pontuais.

IV. O nivelamento ficará no mesmo nível que a superfície da pintura.

V. No processo de aplicar o nivelamento, é inevitável que uma parte da massa se sobreponha à pintura em volta da lacuna. Em uma área reduzida bem planificada, não há necessidade de a massa ser removida pois essa desaparecerá quando aplicada a reintegração cromática.

É CORRETO o que se afirma em

#259400
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
Técnico em Restauração
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Analise as afirmativas a seguir sobre os princípios da restauração da obra de arte propostos por Brandi (2004):

I. a integração deverá ser sempre e facilmente reconhecível.

II. a matéria de que resulta a imagem só é insubstituível quando colaborar diretamente para a figuratividade da imagem, como aspecto e não como estrutura.

III. qualquer intervenção de restauro prescreve quando não torna possível intervenções futuras.

IV. a complementação de lacunas consiste em substituir o elemento figurativo desaparecido por meio de uma integração analógica.

É CORRETO o que se afirma em

#259399
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
Técnico em Restauração
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Analise as afirmativas, a seguir, sobre a conceituação de distintos momentos da obra de arte, estabelecidos por Brandi (2004).

I. Duração: período da exposição de uma obra de arte, enquanto essa ainda é formulada pelo artista.

II. Intervalo: período que se inicia imediatamente após o fim do processo criativo, em que a consciência do expectador atualiza em si a obra de arte.

III. Átimo: período da fulguração da obra de arte na consciência do expectador.

IV. Declínio: período em que se inicia o processo de degradação da obra de arte.

V. Retorno: período em que se iniciam as ações restaurativas da obra de arte.

É CORRETO o que se afirma em

#116675
Concurso
UFES
Cargo
Técnico em Restauração
Banca
UFES
Matéria
Educação Artística Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Materiais como papel, produtos têxteis, plumas, couro, ossos, marfim e madeira são orgânicos. Os materiais orgânicos em obras de arte

#116674
Concurso
UFES
Cargo
Técnico em Restauração
Banca
UFES
Matéria
Educação Artística Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Um pigmento é uma substância que passa o seu efeito de cor a outro material, quer quando misturado a ele, quer quando aplicado como uma camada fina sobre uma superfície. Um pigmento:

I. deve ser um pó macio e de granulometria fina.

II. deve ser insolúvel no médium em que é utilizado.

III. deve resistir à ação da luz solar e mudar de cor, sob condições às quais a pintura em que o pigmento foi aplicado pode geralmente estar exposta.

IV. deve ser quimicamente móvel e não se alterar quando misturado com outros materiais, ou quando exposto à atmosfera.

V. deve ter o grau apropriado de opacidade ou transparência para ajustar-se ao propósito para o qual foi concebido.

É CORRETO o que se afirma em

#116673
Concurso
UFES
Cargo
Técnico em Restauração
Banca
UFES
Matéria
Educação Artística Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

O exame é uma etapa fundamental do processo de conservação e de restauração de obras de arte. Sobre o exame, é INCORRETO afirmar:

#116672
Concurso
UFES
Cargo
Técnico em Restauração
Banca
UFES
Matéria
Educação Artística Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Dois fatores importantes nos procedimentos de conservação e de restauração são o manuseio e a embalagem de obras de arte. NÃO é recomendação para o manuseio e para a embalagem de esculturas

#116671
Concurso
UFES
Cargo
Técnico em Restauração
Banca
UFES
Matéria
Educação Artística Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A umidade ambiental e a temperatura são dois fatores de degradação das obras de arte que se inter-relacionam e cujos efeitos se combinam e que provocam danos físicos à matéria orgânica, favorecem trocas químicas e criam o meio ideal à proliferação e à deterioração biológica ou biodeterioração. Sobre aspectos da umidade ambiental, é INCORRETO afirmar

#116670
Concurso
UFES
Cargo
Técnico em Restauração
Banca
UFES
Matéria
Educação Artística Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Sobre as intervenções preventivas ou curativas, é INCORRETO afirmar:

#116669
Concurso
UFES
Cargo
Técnico em Restauração
Banca
UFES
Matéria
Educação Artística Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

São ações que correspondem ao conceito de preservação de obras de arte:

#116668
Concurso
UFES
Cargo
Técnico em Restauração
Banca
UFES
Matéria
Educação Artística Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

No caso de uma obra que sofreu danos por meio da infestação de insetos, é necessário saber reconhecer os tipos de insetos e os danos nas obras causados por eles. As formigas

#116667
Concurso
UFES
Cargo
Técnico em Restauração
Banca
UFES
Matéria
Educação Artística Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Os conventos franciscanos construídos no Brasil “[...] caracterizam-se por uma organização espacial muito adequada ao nosso clima, à trama dos núcleos urbanos onde surgiram e, no que respeita à topografa e à paisagem [...]” Zanini (1983, p. 140). Sobre esses conventos é INCORRETO afirmar que

#116666
Concurso
UFES
Cargo
Técnico em Restauração
Banca
UFES
Matéria
Educação Artística Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Entre as etapas que constituem o processo de restauração de um bem cultural, destaca-se a reintegração cromática. Atualmente, essa intervenção baseia-se em um programa de restauração que respeita conceitos e procedimentos predefinidos e fundamentados em duas premissas: uma a que se refere ao valor histórico da obra de arte, e outra a que se refere ao seu valor estético. De acordo com essas premissas, é INCORRETO afirmar: