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Cargo: Técnico em Regulação de Aviação Civil - Área 4 x
#74976
Concurso
ANAC
Cargo
Técnico em Regulação de Aviação Civil - Área 4
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(1,0)

Com relação à estrutura e classificação do espaço aéreo, julgue os itens a seguir.


Os serviços de controle de tráfego aéreo devem ser proporcionados para todos os voos IFR nos espaços aéreos classes A, B, C, D e E, e a todos os voos VFR nos espaços aéreos classes B, C e D

#74975
Concurso
ANAC
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Técnico em Regulação de Aviação Civil - Área 4
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(1,0)

Com relação às regras de tráfego aéreo, autoridades aeronáuticas e regras de voo, julgue os itens a seguir.


A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) é a autoridade competente para determinar a suspensão das operações nos aeródromos no Brasil, em virtude de condições meteorológicas e impraticabilidade de área de manobras

#74974
Concurso
ANAC
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Técnico em Regulação de Aviação Civil - Área 4
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(1,0)

Com relação às regras de tráfego aéreo, autoridades aeronáuticas e regras de voo, julgue os itens a seguir.


O piloto que, operando aeronave de acordo com as regras de voo por instrumentos (IFR), decidir mudar para ajustar-se às regras de voo visual (VFR) deverá notificar, especificamente, ao órgão apropriado dos serviços de tráfego aéreo o cancelamento do voo IFR e as mudanças que tenham de ser feitas em seu plano de voo

#74973
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ANAC
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Técnico em Regulação de Aviação Civil - Área 4
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Com base na teoria de alta velocidade e mudanças de comportamento da aeronave com a atmosfera voada, julgue os próximos itens.


É possível eliminar o efeito dutch roll diminuindo a área da deriva/leme de direção ou diminuindo a distância dessas superfícies ao centro de gravidade, ou ambas as soluções

#74972
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Técnico em Regulação de Aviação Civil - Área 4
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Com base na teoria de alta velocidade e mudanças de comportamento da aeronave com a atmosfera voada, julgue os próximos itens.


No regime transônico, a passagem do fluxo subsônico para supersônico é suave, porém a transição do fluxo supersônico para subsônico é sempre acompanhada por uma onda de choque

#74971
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Com base na teoria de alta velocidade e mudanças de comportamento da aeronave com a atmosfera voada, julgue os próximos itens.


No ar, a velocidade do som depende apenas da temperatura, pois quanto maior a temperatura, maior será a velocidade do som

#74970
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Com base na teoria de alta velocidade e mudanças de comportamento da aeronave com a atmosfera voada, julgue os próximos itens.


Para aumentar o número de mach crítico, podem ser utilizados perfis laminares ou perfis especiais chamados supercríticos

#74969
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A respeito da teoria e aerodinâmica de voo, julgue os itens a seguir.


Em um voo planado, o peso do avião não influi na distância e no ângulo de planeio, mas aumenta sua velocidade e a razão de descida

#74968
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A respeito da teoria e aerodinâmica de voo, julgue os itens a seguir.


No conceito de mergulho ou planeio vertical, a força de sustentação não pode ser nula, porém a velocidade se estabilizará quando a força de arrasto se tornar igual ao peso

#74967
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A respeito da teoria e aerodinâmica de voo, julgue os itens a seguir.


Em um voo ascendente, a tração é maior que o arrasto e a força de sustentação é menor que o peso. Assim, quanto maior o ângulo de subida, maior a diferença entre essas forças

#74966
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A respeito da teoria e aerodinâmica de voo, julgue os itens a seguir.


Em um voo ascendente, a tração é maior que o arrasto e a força de sustentação é menor que o peso. Assim, quanto maior o ângulo de subida, maior a diferença entre essas forças

#74965
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A respeito da teoria e aerodinâmica de voo, julgue os itens a seguir.


O coeficiente de sustentação, índice que mede a habilidade do aerofólio em produzir força de sustentação, depende exclusivamente do ângulo de ataque

#74964
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Técnico em Regulação de Aviação Civil - Área 4
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A respeito da teoria e aerodinâmica de voo, julgue os itens a seguir.


As superfícies aerodinâmicas são projetadas para produzir forças aerodinâmicas úteis ao voo, quando estas interagem com o ar em movimento

#74963
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A respeito da teoria e aerodinâmica de voo, julgue os itens a seguir.


A densidade, propriedade mais importante do ar, considerando-se aspectos relacionados à aerodinâmica, é definida como a razão entre o volume e a massa de ar ocupada nesse volume

#74962
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A respeito da teoria e aerodinâmica de voo, julgue os itens a seguir.


Em um avião a hélice, o alcance máximo é obtido na velocidade correspondente ao ângulo de ataque quando a relação entre sustentação e arrasto for máxima