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Cargo: Técnico em Regulação de Aviação Civil - Área 1 x
#256827
Concurso
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Cargo
Técnico em Regulação de Aviação Civil - Área 1
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Matérias Diversas
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(1,0)

Considerando os princípios e o Código de Ética do SIPAER, julgue
os itens a seguir.

Profissional credenciado no SIPAER que se vincule a um processo investigatório deve prestar informações a quaisquer entidades ou pessoas solicitantes, tendo em vista que as atividades de prevenção de acidentes devem ser realizadas com transparência.

#256826
Concurso
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Técnico em Regulação de Aviação Civil - Área 1
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(1,0)

Considerando os princípios e o Código de Ética do SIPAER, julgue
os itens a seguir.

Um profissional técnico em manutenção de aeronaves que possui credencial do SIPAER não deve prestar o assessoramento técnico necessário à prevenção de acidentes em sua empresa ou instituição, pois isso só pode ser feito por meio de uma comissão.

#256825
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Técnico em Regulação de Aviação Civil - Área 1
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(1,0)

A compreensão da relação entre os conceitos de perigo,
consequência e risco é necessária para o gerenciamento do risco
envolvido na atividade aérea. Com relação aos conceitos de gestão
de risco operacional aplicada ao SIPAER, julgue os itens seguintes.

Considere que o proprietário de um avião tenha contratado uma pessoa para atuar como mecânico de aeronaves e que essa pessoa, que tem conhecimento apenas da mecânica de automóveis, possuindo noção de mecânica de aeronaves, tenha apresentado ao proprietário um diploma forjado. Nessa situação, a contratação do mecânico classifica-se como perigo e os erros que o mecânico poderá cometer definem-se como uma consequência.

#256824
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Técnico em Regulação de Aviação Civil - Área 1
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(1,0)

A compreensão da relação entre os conceitos de perigo,
consequência e risco é necessária para o gerenciamento do risco
envolvido na atividade aérea. Com relação aos conceitos de gestão
de risco operacional aplicada ao SIPAER, julgue os itens seguintes.

Define-se risco como uma condição que potencialmente pode provocar perdas materiais, danos e lesões, bem como prejudicar a capacidade de realização de uma tarefa.

#256823
Concurso
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Técnico em Regulação de Aviação Civil - Área 1
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(1,0)

Tendo em vista ser impraticável a um especialista de manutenção
contar ou conferir todas as ferramentas de sua caixa no início e no
término de seus serviços, foram criadas fórmulas para diversas
situações em que é necessária a realização dessas ações. Acerca
desse assunto, julgue o item abaixo.

O uso de listagens plastificadas em cada caixa auxilia os mecânicos que dispõem de tempo na realização da contagem e da conferência das ferramentas, enquanto o desenho de sombras para cada item auxilia os mecânicos com caixa menos equipada.

#256802
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(1,0)

Considerando a Portaria n. 676/GC/2000, que aprova as Condições Gerais de Transporte, com relação ao reembolso, analise as afirmativas abaixo e assinale aquela que estiver correta.

#256801
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(1,0)

Considerando a Portaria n. 676/GC/2000, que aprova as Condições Gerais de Transporte, no que se refere ao transporte de animais vivos, analise as afirmativas abaixo e assinale aquela que estiver correta.

#256800
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(1,0)

Considerando a Portaria n. 676/GC/2000, que aprova as Condições Gerais de Transporte, no que se refere ao transporte de bagagem, analise as afirmativas abaixo e assinale aquela que estiver correta.

#256799
Concurso
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(1,0)

Considerando a Resolução n. 141/2010 da ANAC, que dispõe sobre as Condições Gerais de Transporte aplicáveis aos atrasos e aos cancelamentos de voos e preterição de passageiros, assinale a opção correta.

#256798
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(1,0)

Considerando a Resolução n. 141/2010 da ANAC, que dispõe sobre as Condições Gerais de Transporte aplicáveis aos atrasos e aos cancelamentos de voos e preterição de passageiros, assinale a opção incorreta.

#74811
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ANAC
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Técnico em Regulação de Aviação Civil - Área 1
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CESPE
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difícil

(1,0)

Com base nas normas do Sistema de Investigação e Prevenção de
Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), julgue os itens de 61 a 65.
Os procedimentos de investigação de acidentes são padronizados, a fim de que possam ser aplicados uniformemente, de acordo com a lei, em todo o território nacional, sendo aplicados, também, na porção extraterritorial do oceano atlântico

#74810
Concurso
ANAC
Cargo
Técnico em Regulação de Aviação Civil - Área 1
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CESPE
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Certo/Errado
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(1,0)

A respeito de peso e balanceamento de uma aeronave, julgue os
itens a seguir.
Se os limites de movimento do centro de gravidade (c.g.) de uma aeronave forem ultrapassados durante um voo, então os problemas observados poderão ser aumento do consumo específico, dificuldade de manobras e instabilidade de voo

#74809
Concurso
ANAC
Cargo
Técnico em Regulação de Aviação Civil - Área 1
Banca
CESPE
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difícil

(1,0)

A respeito de peso e balanceamento de uma aeronave, julgue os
itens a seguir.
A finalidade principal do controle do peso e balanceamento das aeronaves é obter maior eficiência durante o voo, pois um carregamento inadequado reduz a eficiência da aeronave com relação ao teto, à manobrabilidade, à razão de subida, à velocidade e ao consumo de combustível. Como finalidade secundária, é correto citar a segurança do voo

#74808
Concurso
ANAC
Cargo
Técnico em Regulação de Aviação Civil - Área 1
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CESPE
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(1,0)

A respeito de peso e balanceamento de uma aeronave, julgue os
itens a seguir.
Quando o centro de gravidade dos helicópteros for excedido em um dos limites, a fuselagem não ficará pendurada horizontalmente, ocorrendo o “efeito solo”

#74807
Concurso
ANAC
Cargo
Técnico em Regulação de Aviação Civil - Área 1
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CESPE
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(1,0)

A respeito de peso e balanceamento de uma aeronave, julgue os
itens a seguir.
Os princípios e procedimentos de peso e balanceamento das aeronaves de asa fixa aplicam-se, de modo geral, aos helicópteros, embora estes requeiram mais cuidados em virtude da aerodinâmica diferenciada