Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Cargo: Técnico em Mecânica x
#90612
Concurso
TJ-ES
Cargo
Técnico em Mecânica
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Considerando que os motores a dísel apresentam diferentes
características de funcionamento e componentes distintos de acordo
com suas aplicações, julgue os itens subsequentes.
Os motores estacionários são utilizados em aplicações que operam com rotações constantes, tais como máquinas de solda, geradores de energia elétrica e bombas

#90611
Concurso
TJ-ES
Cargo
Técnico em Mecânica
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Considerando que os motores a dísel apresentam diferentes
características de funcionamento e componentes distintos de acordo
com suas aplicações, julgue os itens subsequentes.
Os motores veiculares podem ser utilizados para o acionamento de máquinas que exijam características específicas ou máquinas da construção civil, como tratores, carregadeiras, guindastes, compressores de ar, acionamento de sistemas hidrostático

#90610
Concurso
TJ-ES
Cargo
Técnico em Mecânica
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

O motor a dísel equipado com turbocompressor é sobrealimentado,
pois a turbina acarreta o aumento da entrada de ar para dentro do
cilindro. Quando o ar é comprimido, a temperatura e o volume
aumentam, diminuindo a massa de ar injetado no cilindro. Passando
pelo intercooler, o ar é refrigerado, e sua temperatura e seu volume
diminuem, aumentando a massa de ar no cilindro. Com base nessas
informações, julgue os itens subsecutivos.
O objetivo do intercooler nos sistemas de admissão de ar nos motores a dísel é melhorar o sistema de arrefecimento do motor

#90609
Concurso
TJ-ES
Cargo
Técnico em Mecânica
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

O motor a dísel equipado com turbocompressor é sobrealimentado,
pois a turbina acarreta o aumento da entrada de ar para dentro do
cilindro. Quando o ar é comprimido, a temperatura e o volume
aumentam, diminuindo a massa de ar injetado no cilindro. Passando
pelo intercooler, o ar é refrigerado, e sua temperatura e seu volume
diminuem, aumentando a massa de ar no cilindro. Com base nessas
informações, julgue os itens subsecutivos.
Com o uso do turbocompressor nos motores a dísel, maiores torques são atingidos

#90608
Concurso
TJ-ES
Cargo
Técnico em Mecânica
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

O motor a dísel equipado com turbocompressor é sobrealimentado,
pois a turbina acarreta o aumento da entrada de ar para dentro do
cilindro. Quando o ar é comprimido, a temperatura e o volume
aumentam, diminuindo a massa de ar injetado no cilindro. Passando
pelo intercooler, o ar é refrigerado, e sua temperatura e seu volume
diminuem, aumentando a massa de ar no cilindro. Com base nessas
informações, julgue os itens subsecutivos.
Com o uso do turbocompressor nos motores a dísel, maiores rotações são obtidas

#90607
Concurso
TJ-ES
Cargo
Técnico em Mecânica
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

O motor a dísel equipado com turbocompressor é sobrealimentado,
pois a turbina acarreta o aumento da entrada de ar para dentro do
cilindro. Quando o ar é comprimido, a temperatura e o volume
aumentam, diminuindo a massa de ar injetado no cilindro. Passando
pelo intercooler, o ar é refrigerado, e sua temperatura e seu volume
diminuem, aumentando a massa de ar no cilindro. Com base nessas
informações, julgue os itens subsecutivos.
O motor a dísel que contém em sua especificação a sigla TDI é equipado com turbocompressor e intercooler

#90606
Concurso
TJ-ES
Cargo
Técnico em Mecânica
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

O motor a dísel equipado com turbocompressor é sobrealimentado,
pois a turbina acarreta o aumento da entrada de ar para dentro do
cilindro. Quando o ar é comprimido, a temperatura e o volume
aumentam, diminuindo a massa de ar injetado no cilindro. Passando
pelo intercooler, o ar é refrigerado, e sua temperatura e seu volume
diminuem, aumentando a massa de ar no cilindro. Com base nessas
informações, julgue os itens subsecutivos.
Com o uso do intercooler nos motores a dísel, evita-se a pré-ignição, comumente chamada de batida de pino

#90605
Concurso
TJ-ES
Cargo
Técnico em Mecânica
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Na teoria da confiabilidade, para o funcionamento dos motores a
dísel, a curva da taxa de falha em função do tempo é representada
em um gráfico cujo aspecto é o de uma curva em forma de uma
banheira, comumente chamada de curva da banheira. Essa curva é
caracterizada por três partes bem distintas. Com relação a essa
curva e às suas partes componentes, julgue os itens que se seguem.
Na fase intermediária da curva, as revisões parciais e a adoção de técnicas preditivas contribuem para o aumento da confiabilidade dos motores a dísel

#90604
Concurso
TJ-ES
Cargo
Técnico em Mecânica
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Na teoria da confiabilidade, para o funcionamento dos motores a
dísel, a curva da taxa de falha em função do tempo é representada
em um gráfico cujo aspecto é o de uma curva em forma de uma
banheira, comumente chamada de curva da banheira. Essa curva é
caracterizada por três partes bem distintas. Com relação a essa
curva e às suas partes componentes, julgue os itens que se seguem.
As fases características relacionadas às três partes da curva da banheira são denominadas falhas por mortalidade infantil, aleatórias e por desgaste

#90603
Concurso
TJ-ES
Cargo
Técnico em Mecânica
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Na teoria da confiabilidade, para o funcionamento dos motores a
dísel, a curva da taxa de falha em função do tempo é representada
em um gráfico cujo aspecto é o de uma curva em forma de uma
banheira, comumente chamada de curva da banheira. Essa curva é
caracterizada por três partes bem distintas. Com relação a essa
curva e às suas partes componentes, julgue os itens que se seguem.
Na parte-final da curva, em que predominam as falhas aleatórias, as revisões gerais e(ou) a reforma dos motores contribuem para aumentar a confiabilidade dos motores a dísel

#90602
Concurso
TJ-ES
Cargo
Técnico em Mecânica
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Existem três tipos de manutenção de motores a dísel de alta rotação:
corretiva, preditiva e preventiva. Considerando que a combinação
da manutenção preditiva com a preventiva otimiza a aplicação de
recursos (mão de obra, tempo e dinheiro) na manutenção desses
motores, julgue os itens a seguir.
Na manutenção corretiva, o motor a dísel funciona até quebrar e só nessa fase o procedimento de manutenção é adotado

#90601
Concurso
TJ-ES
Cargo
Técnico em Mecânica
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Existem três tipos de manutenção de motores a dísel de alta rotação:
corretiva, preditiva e preventiva. Considerando que a combinação
da manutenção preditiva com a preventiva otimiza a aplicação de
recursos (mão de obra, tempo e dinheiro) na manutenção desses
motores, julgue os itens a seguir.
O índice de acidez — total acid number (TAN) — mede a extensão da oxidação do óleo lubrificante, a qual é uma das causas de avarias mecânicas no motor a dísel

#90600
Concurso
TJ-ES
Cargo
Técnico em Mecânica
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Existem três tipos de manutenção de motores a dísel de alta rotação:
corretiva, preditiva e preventiva. Considerando que a combinação
da manutenção preditiva com a preventiva otimiza a aplicação de
recursos (mão de obra, tempo e dinheiro) na manutenção desses
motores, julgue os itens a seguir.
O índice de basicidade — total base number (TBN) — é a medida da reserva de alcalinidade (base) adicionada a um óleo lubrificante para proteger o motor dos efeitos corrosivos dos ácidos formados durante a combustão de combustível contendo enxofre

#90599
Concurso
TJ-ES
Cargo
Técnico em Mecânica
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Existem três tipos de manutenção de motores a dísel de alta rotação:
corretiva, preditiva e preventiva. Considerando que a combinação
da manutenção preditiva com a preventiva otimiza a aplicação de
recursos (mão de obra, tempo e dinheiro) na manutenção desses
motores, julgue os itens a seguir.
A manutenção preventiva é realizada somente quando necessário e se baseia no acompanhamento visual, acústico e de vibração e na análise do óleo lubrificante

#90598
Concurso
TJ-ES
Cargo
Técnico em Mecânica
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Existem três tipos de manutenção de motores a dísel de alta rotação:
corretiva, preditiva e preventiva. Considerando que a combinação
da manutenção preditiva com a preventiva otimiza a aplicação de
recursos (mão de obra, tempo e dinheiro) na manutenção desses
motores, julgue os itens a seguir.
Na manutenção preditiva, a manutenção do motor é realizada em intervalos fixos de tempo