(1,0)
Com relação a procedimentos técnicos necessários para a coleta de amostras e execução de exames laboratoriais, julgue o item que se segue.
Para o diagnóstico de pneumonias, o lavado broncoalveolar deve ser utilizado como amostra ideal e, para garantir a qualidade no procedimento laboratorial, as amostras devem ser coletadas logo após a realização das biópsias.
O pH é um fator relevante para o crescimento de microrganismos. Em pH alcalino, os microrganismos são capazes de produzir aminas, responsáveis pelo aumento da acidez.
Em uma baciloscopia BAAR de amostras clínicas — com exceção de catarro —, coradas pelo método de Ziehl Neelsen, o resultado de uma amostra é considerado positivo quando for encontrada qualquer quantidade de BAAR, estando a amostra concentrada ou não.
Amostras para hemocultura devem ser transportadas para o laboratório em até 30 minutos, visto que os frascos específicos para essa finalidade não contêm anticoagulante.
A coleta de amostras de urina deve ser realizada preferencialmente no laboratório, para diminuir índices de contaminação e evitar que o transporte das amostras em condições inadequadas de temperatura propicie o crescimento rápido de colônias, que podem gerar dados equivocados e resultados falsos positivos.
A respeito de biossegurança laboratorial, julgue o item a seguir.
O protetor respiratório é um equipamento de proteção individual utilizado para a proteção contra poeiras tóxicas, vapores orgânicos ou químicos; nesse sentido, para a manipulação prolongada de gluteraldeído 2%, deve ser utilizado o protetor que possui carvão ativado.
No nível 3 de segurança biológica, podem ser realizados trabalhos que envolvam sangue humano, tecidos ou células humanas que contenham agente infeccioso desconhecido. Nesse nível de segurança, é permitido trabalhar com agentes biológicos potencialmente fatais e que são transmitidos por via respiratória.
Para evitar incêndios e explosões, não devem ser armazenadas ou manipuladas em conjunto substâncias como ácido acético e os permanganatos ou hidrocarbonetos clorados e água, devido às características químicas desses elementos.
Para desempenhar sua ação efetiva, um desinfetante deve ter uma concentração entre 1g/L e 5g/L de cloro ativo. Como as soluções gerais de hipoclorito de sódio contêm 50g/L de cloro ativo, a diluição recomendada para a obtenção das concentrações requeridas deve ser de 1:50 e 1:10 respectivamente.
O processo de descontaminação de uma superfície ocorre pela eliminação ou remoção de microrganismos, produtos químicos e materiais radioativos; porém, somente a esterilização é capaz de remover todas as classes de microrganismos, incluindo esporos.
Recuperar senha