(1,0)
Flávia é pedagoga e atua em uma escola pública há 3 anos. Seu papel, nessa escola, junto ao grupo de professores, é fundamental. Muitos professores são antigos na instituição e têm formação técnica em Magistério. Ela atua como articuladora do processo pedagógico na escola, ajuda os professores no aprimoramento de seu desempenho em sala de aula e na análise e compreensão das situações de ensino com base em pressupostos teóricos. Acerca da concepção e do papel do pedagogo na escola, assinale a alternativa incorreta.
Um dos desafios mais presentes em discussões educacionais é a reflexão acerca da qualidade e de como promovê-la e ampliá-la cada vez mais nas instituições de ensino. A esse respeito e pensando sobre a atuação do pedagogo junto aos demais profissionais da escola, tendo em vista a qualidade do processo de ensino- aprendizagem, pode-se afirmar que
Melissa é mãe de Catarina e sempre teve interesse em participar efetivamente da escola em que a filha estuda por meio de discussões com profissionais da escola, opiniões e vivências para melhor compreender a realidade educacional. Este ano está bastante envolvida, pois faz parte do Conselho Escolar. Sobre esse órgão colegiado, pode-se afirmar que
Leia o texto abaixo para responder à questão. “O Brasil tem assistido nos últimos anos a um movimento de expansão das ações de acompanhamento e avaliação das políticas públicas desenvolvidas no país, principalmente no âmbito do governo federal. A utilização de recursos públicos em ações que não têm seu impacto devidamente mensurado, passando por uma minuciosa analise de custo efetividade tem, cada vez mais, perdido espaço na administração pública federal. Órgãos como o Tribunal de Contas da União e a Controladoria Geral da União, aliados à criação de unidades especializadas dentro da estrutura organizacional do executivo federal, têm auxiliado na construção de uma cultura de avaliação e contribuído para a correta e efetiva aplicação dos recursos públicos. Neste contexto, a utilização de índices sintéticos e indicadores relacionados aos programas sociais desenvolvidos tem ganhado espaço e servido de instrumentos para balizar a distribuição de recursos, caminhando para constituírem-se em ferramenta de monitoramento da política pública e em critério de alocação global do gasto público nos pais.(...)" Fonte: “Sistema de indicadores educacionais no acompanhamento e avaliação de políticas públicas", José Gonçalves Moreira Neto, novembro de 2008, disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa... Sobre a utilização dos indicadores educacionais, assinale a alternativa incorreta.
Nas HTPC da Escola Passo para o Futuro, sempre é disponibilizado aos professores um espaço para planejamento, trocas de experiências e discussões entre os professores, tematização de práticas, entre outras atividades que refletem direta ou indiretamente no processo ensino-aprendizagem. Sobre o processo de planejamento e seus desdobramentos em diferentes níveis e sobre os planos de ensino, pode-se afirmar que
Recuperar senha