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Cargo: Técnico em Assuntos Educacionais x
#114457
Concurso
UNIVASF
Cargo
Técnico em Assuntos Educacionais
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Pedagogia
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(1,0)

Segundo a Lei nº 9.394/1996 – LDB, a educação infantil será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:
I. Avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental. II. Carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional. III. Atendimento à criança de, no mínimo, 4 (quatro) horas diárias para o turno parcial e de 7 (sete) horas para a jornada integral. IV. Controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de 80% (oitenta por cento) do total de horas. V. Expedição de documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança.
Assinale

#114456
Concurso
UNIVASF
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Técnico em Assuntos Educacionais
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(1,0)

A Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. Atribua “V”, caso verdadeiro, ou “F”, caso falso, quanto ao que deve ser assegurado pelo SINAES:
( ) Avaliação institucional, interna e externa, contemplando a análise global e integrada das dimensões, estruturas, relações, compromisso social, atividades, finalidades e responsabilidades sociais das instituições de educação superior e de seus cursos. ( ) O caráter público de todos os procedimentos, dados e resultados dos processos avaliativos. ( ) O respeito à identidade e à diversidade de instituições e de cursos. ( ) A participação do corpo discente, docente e técnico-administrativo das instituições de educação superior, e da sociedade civil, por meio de suas representações.
A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é:

#114455
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UNIVASF
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Técnico em Assuntos Educacionais
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(1,0)

Quanto ao SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, instituído pela Lei nº 10.861/2004, assinale a alternativa incorreta.

#114454
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(1,0)

Segundo a LDB, entende-se por educação especial a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Atribua “V”, caso verdadeiro, ou “F”, caso falso, quanto ao que a lei assegura nos sistemas de ensino para estes educandos:
( ) Currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades. ( ) Terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados. ( ) Professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns. ( ) Educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo, mediante articulação com os órgãos oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas áreas artística, intelectual ou psicomotora. ( ) Acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular.
A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é:

#114453
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UNIVASF
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(1,0)

As universidades devem atender aos três pilares definidos como de sustentação do ensino superior. São eles: o ensino, a pesquisa e a extensão. Assinale a alternativa incorreta quanto aos conceitos de cada uma delas.

#103029
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AGU
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(1,0)

A criação e a produção de notícias on-line para divulgação em rede exigem conhecimento especializado, equipe multidisciplinar e planejamento. Segundo Moherdaui (2002), é conveniente fazer uma pesquisa de comportamento antes de estabelecer o perfil do leitor que se quer atingir e de elaborar o planejamento jornalístico, para estabelecer a estrutura narrativa e a utilização de ferramentas de navegação eficazes e que não confundam o leitor, mas que o auxiliem na busca. O hipertexto é um meio de organização de informações no qual o centro de atenção depende do leitor, que se converte, assim, em um leitor ativo. A edição on-line deve permitir uma leitura linear da notícia individualizada, em que o leitor pode percorrer os diversos caminhos de leitura, disponíveis por conjunto de palavras e por blocos de textos estruturados em rede, com recursos multimídia. A esse respeito, assinale a alternativa que apresente os pontos a serem observados na concepção de um informativo on-line, considerados por Moherdaui (2002).

#103028
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(1,0)

Muitas vezes, os assuntos que devem ser tratados em um release são áridos e, por isso, cabe ao jornalista torná-los compreensíveis ao cidadão comum, pois, embora o release seja normalmente discutido, ampliado e transformado pelos redatores, há a possibilidade de o texto ser aproveitado na íntegra. Por isso, o texto de um release deve

#103027
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(1,0)

A Teoria do Agendamento, ou do Agenda-Setting, foi apresentada por Maxwell McCombs e Donald Shaw, em 1972, em um estudo sobre eleições nos Estados Unidos. A ideia principal da teoria é que os meios de comunicação “agendam” o pensar social, atividade que marca a rotina do jornalismo. McCombs trata a proposição, ainda, como Teoria da Agenda. Em seu livro homônimo, o pesquisador apresenta a teoria e sua relação com a mídia e a opinião pública. A esse respeito, assinale a alternativa correta, segundo McCombs.

#103026
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(1,0)

De acordo com o pesquisador Antonio Hohlfeldt, os anos 70 marcam a intensificação das pesquisas em comunicação, com destaque à atuação em equipe e o cruzamento de diferentes teorias e de múltiplas disciplinas. Entre as teorias que passaram a ser estudadas, está a hipótese de newsmaking, estudo ligado à sociologia das profissões, no caso, o jornalismo. Tal hipótese dá especial ênfase à

#103025
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(1,0)

.De acordo com Márcia Batista da Silva (in Kunsch, 2010, p. 224), “o trabalho contemporâneo é caracterizado por uma exagerada competição e por individualismo, em decorrência da necessidade de sobrevivência em um ambiente de escassez de emprego”. Nesse sentido, a necessidade de implementação de uma comunicação interna eficaz pode desenvolver, paralelamente, a comunicação administrativa a partir de ferramentas estratégicas que fomentam – no ambiente interno – o diálogo, a troca de informações e experiências e a participação de todos integrantes organizacionais e de diferentes níveis. Uma comunicação estratégica com o uso de canais apropriados ao ambiente interno proporciona

#103024
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AGU
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(1,0)

Paulatinamente, a classe empresarial vai criando consciência de que a comunicação é um instrumento estratégico e de gestão. Muitas empresas têm entendido que a comunicação lhes permite estabelecer contato com o público-alvo (também chamados de prospect ou targets) importantes para o seu sucesso. Andrade (2003) recomenda o uso de três critérios para definir o público-alvo de uma organização. Assinale a alternativa que os apresente.

#103023
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AGU
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A educação pode assumir diferentes papéis. Para Jorge Larrosa (2013), seu papel é

#103022
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AGU
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Analise a citação abaixo e assinale a alternativa à qual essa ideia se refere.

“Isso é uma forma de reconhecimento. Alguém que faz comigo, empregado, uma parceria, dizendo que paga metade do meu curso de idioma estrangeiro ou que facilita o meu horário de trabalho, de modo que eu vá fazer uma pós-graduação ou até uma graduação que ainda não fiz ou não completei, está investindo em mim.” (CORTELLA, 2007, p. 38)

#103021
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(1,0)

As dez dimensões da gestão escolar, discutidas por Lück (2009), são agrupadas em duas áreas: organização e implementação. Constituem dimensões de implementação:

#103020
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(1,0)

Entre as teorias pedagógicas identificadas por Libâneo (2005), encontra-se a pedagogia racional-tecnológica, que se fundamenta na racionalidade técnica e instrumental e tem por finalidade a formação para o sistema produtivo. Nessa perspectiva, o conhecimento é transmitido por meio de técnicas refinadas que objetivam o domínio, pelos estudantes, de habilidades e destrezas requeridas pelo mercado. Essa corrente também pode ser denominada, segundo o autor citado, de