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Cargo: Técnico em Assuntos Educacionais x
#114472
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Técnico em Assuntos Educacionais
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Na elaboração de projetos para o ensino superior, um dos itens relevantes é a exposição da previsão de recursos necessários à sua execução. Quanto à previsão desses recursos, assinale a alternativa incorreta.

#114471
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Segundo a Lei 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, a estrutura dos programas de ensino superior se configura em

#114470
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Sobre a relação de gênero e educação, leia o texto a seguir: “Os movimentos sociais nascem da constatação de que as histórias das sociedades causaram distorções nesse direito a igualdade e que agora é necessário corrigi-las. Ao falar de gênero, essas distorções se dão, sobretudo, nos direitos e no respeito a homens e a mulheres – cis e transexuais. Parte das pesquisas realizadas por universidades e institutos de pesquisa observa como o gênero pode influenciar em diferentes aspectos da vida cotidiana: na renda, na expectativa de vida, no cotidiano do trabalho, andando na rua, na saúde mental e assim por diante [...] Um relatório da Unesco mostra que meninas e meninos ainda enfrentam diferenças nas provas de diferentes disciplinas. Elas se saem melhor em leitura e eles, em Matemática. Pesquisas apontam que as diferenças não se dão por algo natural, mas porque os meninos são mais encorajados a trabalhar com conhecimentos relacionados às ciências exatas”. (SOARES, W. Existe ideologia de gênero na Educação? 07 out 2018. Disponível: https://novaescola.org.br/cont... o tema, assinale a alternativa correta.

#114469
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A educação brasileira está dividida em educação básica e educação superior. Quanto a essa configuração, analise as afirmativas a seguir:
I. A educação básica é composta por educação infantil e ensino fundamental. II. O ensino superior contempla a formação a nível de graduação e pós-graduação stricto e lato sensu. III. A educação básica é composta por educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
Assinale

#114468
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No que diz respeito à educação superior, a LDB (Lei nº 9.394/1996) estabelece que a educação superior abrangerá os seguintes cursos e programas:

#114467
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Uma das tendências pedagógicas historicamente constituídas é a libertadora. Assinale a alternativa que define corretamente essa tendência.

#114466
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A gestão pedagógica trabalha com

#114465
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O sistema de ensino superior pode ser oferecido por

#114464
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Para facilitar o planejamento, o professor deve utilizar como instrumento o plano de ensino, que serve para sistematizar suas atividades de modo que contemple seus objetivos quanto aos componentes curriculares, devendo ter a definição dos objetivos, procedimentos metodológicos, avaliação e os recursos necessários. Para tanto, é necessário considerar

#114463
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A inovação é um dos aspectos importantes para os projetos educacionais, porque pode contribuir para o planejamento dos professores e da escola quanto a flexibilidade para adaptações à realidade em que estão inseridos. Porém, deve-se levar em consideração

#114462
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A Lei nº 13.005/2014 aprova o Plano Nacional de Educação – PNE. A execução do PNE e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, realizados por determinadas instâncias. Sobre o tema, assinale a alternativa que não indica uma dessas instâncias.

#114461
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Segundo a Lei 9.394/96 (LDB), são finalidades da educação superior:
I. Formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais. II. Estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais. III. Estimular a participação em eventos internacionais de tecnologia. IV. Contribuir para a formação do ensino técnico de ensino médio.
Assinale

#114460
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A Lei nº 9.394/1996 estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O art. 1º da Lei diz que “a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.” Segundo a lei, os sistemas de ensino dos Estados e do Distrito Federal compreendem

#114459
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Segundo a Lei nº 13.005/2014, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar seus correspondentes planos de educação, ou adequar os planos já aprovados em lei, em consonância com as diretrizes, metas e estratégias previstas no PNE, no prazo de 1 (um) ano contado da publicação da referida Lei. Os entes federados estabelecerão nos respectivos planos de educação estratégias que

#114458
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O Ministério da Educação do Brasil define as instituições de ensino superior como públicas ou privadas. As instituições públicas utilizam recursos públicos e podem ser federais, estaduais ou municipais, sendo estas últimas em menor proporção. As instituições privadas podem ser comunitárias, confessionais, filantrópicas ou particulares. Sobre o tema, atribua “V”, caso verdadeiro, ou “F”, caso falso, para as assertivas a seguir:
( ) No sistema de Ensino Superior privado, os recursos são oriundos do pagamento das mensalidades por parte dos estudantes, tanto para a graduação como para a pós-graduação. ( ) O que distingue as instituições confessionais, comunitárias e filantrópicas são as isenções fiscais, por se caracterizarem como instituições sem fins lucrativos. ( ) As instituições particulares se definem basicamente como instituições com fins lucrativos. São fundadas por proprietários ou mantenedores que não são do meio educacional, mas originam-se no campo empresarial ou político.
A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é: