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São referências conceituais que baseiam o projeto nacional de educação veiculado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação:
A etapa de ensino da educação básica que tem maior duração é
Os princípios básicos que devem pautar a Educação Infantil são: 1) princípios éticos; 2) princípios políticos; 3) princípios estéticos. Constituem, respectivamente, exemplos desses princípios:
De acordo com as Diretrizes Curriculares da Educação Básica para o Ensino Fundamental, os componentes curriculares obrigatórios serão organizados em relação às áreas de conhecimento da seguinte maneira:
A educação especial é modalidade educativa que perpassa todos os segmentos da escolarização, constituindo-se como desafio relevante para a escola. A educação inclusiva abrange as seguintes deficiências: 1º) deficiência visual e auditiva, 2º) deficiência intelectual, 3º) deficiência física, 4º) transtorno global, 5º) altas habilidades. Cada uma delas caracteriza necessidades educacionais especiais (NEE) que garantem ao aluno a requisição de benefícios específicos. De acordo com a ordem em que foram apresentadas as cinco deficiências constantes na educação inclusiva, constituem, respectivamente, apoios especializados:
Segundo Andrade (2007), o “multiculturalismo está associado a novas formas de reivindicação e luta por conquistas sociais no terreno dos direitos, principalmente coletivos e identitários”. Assinale a alternativa que materializa o conceito supracitado.
Podemos considerar que o acesso do aluno à informação depende cada vez menos do professor, pois com a evolução da tecnologia, ela chega até nós de variadas formas e com grande velocidade. Nessa realidade, o “papel do professor passa a ser ajudar o aluno a selecionar os dados mais relevantes, interpretá-los, relacioná-los e contextualizá-los, para integrar a informação ao seu contexto pessoal – intelectual e emocional – ajudando o aluno a tornar a informação significativa para ele” (PRANDINI, 2009, p. 81). Reflexões como essa apontam para uma mudança no papel do professor enquanto:
Dentre as opções a seguir, selecione a que pode ser considerada o marco inicial do planejamento educacional brasileiro, representando a preocupação com um projeto nacional de educação.
Na escola Nosso Horizonte, as decisões são tomadas de forma coletiva por toda a comunidade escolar. Após as assembleias, que contam com a cooperação dos alunos, professores, equipe de gestão, profissionais da escola, familiares e comunidade do entorno, há uma divisão de tarefas para que cada membro assuma sua parte no trabalho e o grupo realize coletivamente o que foi combinado em reunião. A coordenação da escola organiza o processo de trabalho, orienta e auxilia os grupos para que consigam cumprir suas tarefas adequadamente. Pela descrição acima, podemos afirmar que a gestão da escola Nosso Horizonte se baseia na concepção:
A educação patrimonial ganhou destaque a partir de meados da década de 1980, sobretudo com ações desenvolvidas em espaços não formais de educação. Uma das características mais marcantes da educação patrimonial diz respeito a sua metodologia. Ela pode ser aplicada a qualquer evidência material ou manifestação de cultura, bens (isolados ou em conjunto), sítios arqueológicos ou históricos, manifestações folclóricas ou rituais, áreas de proteção ambiental, paisagens naturais, processos de produção (industrial ou artesanal), saberes populares, tecnologias e qualquer outro resultado da relação entre o ser humano e o meio em que vive. Sobre essa metodologia, podemos afirmar que:
A LDB (Lei nº 9.394/1996) organiza e estabelece parâmetros para os sistemas de ensino, seja da educação básica ou da educação superior. Quanto a esta última, destaca-se que seu tripé é constituído pelo ensino, pela pesquisa e pela extensão. Sobre a extensão, tendo como base a LDB, pode-se afirmar que:
As origens do Ministério da Educação (MEC) nos remetem à década de 1930, quando o país era governado por Getúlio Vargas. Desde esse período, o MEC passou por várias fases: já foi chamado de Ministério da Educação e Saúde Pública, Ministério da Educação e Cultura – origem da sigla MEC –, Ministério da Educação e Desporto. Independentemente do nome atribuído e de acumular outras pastas, desde sua criação, o MEC foi o principal órgão do Sistema Educacional Brasileiro. Atualmente, estão vinculados a ele diversas secretarias, autarquias, universidades e instituições de educação básica, como o Colégio Pedro II. Umas das autarquias ligadas ao MEC é o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A função do FNDE, entre as instâncias organizativas do Sistema Educacional Brasileiro, é a de:
Bortolini (2008) considera que a universalização do acesso ao ensino fundamental no Brasil contrasta com os processos de exclusão dentro da própria escola, que produzem - no contexto escolar – trajetórias desiguais. Para o autor, a escola é um espaço permeado pelas relações de poder que envolvem igualdade, desigualdade e diferença. A questão da diversidade está presente nas escolas, assim como nos demais espaços sociais, que recebem sujeitos diferentes, detentores de diferentes construções culturais. Contudo, atitudes sexistas e homofóbicas têm se intensificado também no ambiente escolar. O enfrentamento dessas relações de poder desiguais deve ser feito de forma profunda e clara para que essas atitudes não sejam (re)produzidas. Assinale a alternativa que apresenta uma proposta capaz de organizar uma outra prática nas escolas que envolva a discussão sobre sexualidade e gênero.
Zygmunt Bauman (1925-2017), sociólogo, desenvolveu diversos trabalhos sobre a sociedade pós-moderna. Entre seus conceitos mais difundidos estão os de modernidade sólida e modernidade líquida. O diálogo entre as obras do sociólogo e a pedagogia foi exercitado em algumas obras e artigos, nos quais se questiona o modelo educativo e o papel da educação na sociedade líquida. Assinale a alternativa que, de acordo com Bauman, apresenta características que podem ser consideradas marcantes da educação no período caracterizado como modernidade líquida.
A LDB (Lei nº 9.394/1996) e a Constituição Federal de 1988 destacam que o processo educativo deve ser desenvolvido para que seja um processo emancipatório do educando. Karl Marx destacou em suas obras que a emancipação humana, de acordo com sua visão, era definida a partir do trabalho e que ela só seria possível a partir do momento em que todos fossem responsáveis pela produção da própria existência. A escola, destacada em nossa legislação como um importante elemento na busca pela educação emancipadora, era um lugar de formação dos filhos das classes dominantes, com as demais sendo excluídas do processo de escolarização. Todavia, a partir da Revolução Industrial, a formação proletária passou a ser feita também no espaço escolar. Sobre a educação da classe trabalhadora no contexto pós-Revolução Industrial, pode-se afirmar que:
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