(1,0)
A olericultura, ou cultivo de plantas oleráceas, é uma importante fonte de renda e alimento para a agricultura familiar. Referente à produção de olerícolas, julgue o item a seguir.
A família Solanaceae, ou simplesmente solanáceas, agrega diversas plantas de interesse olerícola, como tomate, batata, berinjela, jiló e pimenta.
No cultivo de abóboras híbridas tipo japonesa (Cabotiá ou Tetsukabuto), emprega-se a semeadura de uma linha de abóbora ou moranga a cada quatro linhas do híbrido, proporcionando pólen viável para que a polinização natural ocorra.
A banana é a fruta mais produzida e consumida em Rondônia. Por ser uma planta de clima tropical, adapta-se perfeitamente à região norte do país. A respeito da cultura da bananeira, julgue o item a seguir.
Chifrinho, chifre, chifrão, guarda-chuva, rizoma de planta adulta, rizoma com filho, pedaço de rizoma e muda micropropagada são todos considerados tipos de muda de bananeiras.
Embora na implantação de um bananal possam ser utilizadas mudas oriundas de outras áreas de produção ou de áreas destinadas exclusivamente para produção de mudas, as mudas micropropagadas em laboratório são mais adequadas sob o aspecto sanitário, pois evitam a propagação de pragas e doenças.
Dentre as doenças que atacam a bananeira, as sigatokas, causadas por fungos do gênero Mycosphaerella, são as mais importantes, sendo elas a Sigatoka-amarela, a Sigatokamarrom (ou parda) e a Sigatoka-negra.
Sobre as atividades laboratoriais necessárias para análise de tecidos vegetais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Para a amostragem de tecido vegetal devem ser consideradas a parte da planta, o estádio de desenvolvimento e a quantidade de material vegetal a ser amostrado.
( ) O preparo das amostras inclui: lavagem, secagem, moagem e armazenamento.
( ) A solubilização, que consiste na decomposição do tecido vegetal, pode ser realizada pelo método seco ou pela digestão com ácidos.
( ) A determinação analítica dos nutrientes segue um método comum.
Assinale a alternativa correta.
Marque a alternativa contendo a sequência correta das atividades necessárias para análise laboratorial de tecido vegetal.
A maior eficiência dos sistemas agrícolas é uma necessidade contínua visando uma melhor utilização dos recursos e insumos. Para tanto, a análise de tecido foliar é uma ferramenta importante. Sobre esse assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A análise de tecido foliar avalia e monitora o estado nutricional das plantas.
( ) Associada a análise de solo, a diagnose analítica foliar permite um manejo da adubação.
( ) A análise do tecido vegetal permite o diagnóstico nutricional de vários nutrientes e sua interação.
( ) A análise foliar identifica os efeitos de sintomas observados visualmente no campo.
( ) A análise foliar examina somente as deficiências de um ou mais nutrientes.
Sobre a análise de lignina, é correto o que se afirma em:
Para os ensaios de digestibilidade in vivo (método biológico), é correto o que se afirma em
Para as avaliações de gordura bruta ou extrato etéreo é correto o que se afirma em:
Para realização de uma análise é necessária a obtenção de amostra representativa do material a ser analisado. O método de amostragem deve ser realizado em função do material e do ambiente de amostragem. Baseado nessa afirmativa, assinale a alternativa correta:
Assinale a alternativa que mostra as etapas corretas do fracionamento de energia dos alimentos.
De acordo com os métodos biológicos de digestibilidade in vivo e in vitro e de degradabilidade in situ, é correto o que se afirma em:
Recuperar senha