(1,0)
Os adubos e corretivos são insumos que têm a capacidade de alterar as propriedades químicas do solo, proporcionando as condições desejáveis para o desenvolvimento das culturas. Sobre os adubos e corretivos agrícolas, julgue o item a seguir.
Os calcários são classificados segundo o teor de magnésio em dolomítico, calcítico e magnesiano, sendo o calcário magnesiano o que apresenta o maior teor de magnésio, e o calcário calcítico o que apresenta o menor teor de magnésio.
Os nutrientes essenciais para as plantas são classificados em macronutrientes e micronutrientes, sendo os macronutrientes os nutrientes de maior peso molecular, e os micronutrientes os de menor peso molecular.
Considerando um laudo de análise de solo, onde os resultados obtidos foram Saturação por bases 50% e CTC 5cmolc/dm³, serão necessárias 1,25 toneladas de calcário com 80% de PRNT para elevar a saturação por bases para 70%.
Ao planejar a adubação, o fósforo deve ser aplicado no plantio, próximo às raízes da planta, pois o nutriente não tem mobilidade significativa no solo, já o nitrogênio deve ter a aplicação parcelada, pois se perde rapidamente tanto por volatilização quanto por lixiviação.
A irrigação é uma técnica milenar que tem como finalidade disponibilizar água às plantas para que estas possam produzir de forma adequada. As técnicas de irrigação variam desde a inundação, na qual grande quantidade de água é utilizada para manter a parte inferior da planta submersa, até o gotejamento, no qual uma pequena quantidade de água é direcionada para região próxima ao caule. Considerando as tecnologias em irrigação, julgue o item a seguir.
Em agricultura, a evapotranspiração é a somatória da quantidade de água evaporada pela superfície do solo e a quantidade transpirada pelas plantas (na forma de vapor).
Em uma horta de 0,5 hectare, deseja-se aplicar 8mm de água diariamente, utilizando-se irrigação por aspersão, dividindo-se em duas etapas, 50% de manhã e 50% à tarde. Sendo assim, em cada etapa de irrigação, serão gastos 20m³ de água.
Segundo dados do IBGE publicados em 2011, a mandioca é uma planta cultivada em todos os municípios do estado de Rondônia, estando em sétimo lugar no ranking do valor bruto da produção agropecuária no estado. Sobre as características da cultura da mandioca, julgue o item a seguir.
As variedades de mandioca são classificadas como mansas (ou doces, ou de mesa) e bravas (ou amarga, ou venenosa) em função do teor de ácido cianídrico presente na planta.
As variedades classificadas como bravas não podem ser utilizadas na alimentação animal, devido ao alto risco de intoxicação.
A produção de grãos é o carro chefe da agricultura nacional, sendo que os cultivos de soja, milho, arroz e feijão são os que mais se destacam em relevância econômica em Rondônia. Em relação à produção de Grãos, julgue o item a seguir.
Nas culturas de soja e feijão, a inoculação da semente com micorrizas tem por objetivo promover a fixação biológica do nitrogênio do ar, diminuindo os gastos com adubação mineral.
Na cultura do milho, com 40 a 60 dias, o controle químico da lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda) deve ser iniciado quando atingir 10% das plantas atacadas com folhas raspadas.
No cultivo do arroz de sequeiro, também denominado de terra alta, os solos classificados com textura do tipo 3 (teor de argila maior que 35% ou siltosa com menos de 15% de areia) são inaptos para o cultivo.
O cafeeiro é uma das culturas perenes de maior importância econômica no Brasil, e não é diferente no estado de Rondônia. Em relação ao cafeeiro, julgue o item a seguir.
O cafeeiro comercial é uma planta originária da Ásia e possui duas espécies distintas, sendo elas a Coffea arabica, conhecida como café arábica, e a Coffea canefora, conhecida como café robusta ou conilon.
Dentre as principais pragas e doenças que atacam a cultura do cafeeiro em Rondônia estão a broca-do-café (Hypothenemus hampei), que ataca as raízes do cafeeiro, e o nematoide-das-galhas, que ataca os ramos e o caule do cafeeiro.
O controle químico da broca-do-café (Hypothenemus hampei) deve ser realizado quando o nível de infestação da praga for maior ou igual a 3%.
A poda de formação (utilizada nas variedades de Coffea canefora para promover o aumento do número de caules, quando necessário) deve ter início apenas um ano após o plantio das mudas no campo, evitando, assim, o atraso no crescimento no caule principal.
Recuperar senha