(1,0)
A maior eficiência dos sistemas agrícolas é uma necessidade contínua visando uma melhor utilização dos recursos e insumos. Para tanto, a análise de tecido foliar é uma ferramenta importante. Sobre esse assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A análise de tecido foliar avalia e monitora o estado nutricional das plantas.
( ) Associada a análise de solo, a diagnose analítica foliar permite um manejo da adubação.
( ) A análise do tecido vegetal permite o diagnóstico nutricional de vários nutrientes e sua interação.
( ) A análise foliar identifica os efeitos de sintomas observados visualmente no campo.
( ) A análise foliar examina somente as deficiências de um ou mais nutrientes.
Assinale a alternativa correta.
Marque a alternativa contendo a sequência correta das atividades necessárias para análise laboratorial de tecido vegetal.
Sobre as atividades laboratoriais necessárias para análise de tecidos vegetais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Para a amostragem de tecido vegetal devem ser consideradas a parte da planta, o estádio de desenvolvimento e a quantidade de material vegetal a ser amostrado.
( ) O preparo das amostras inclui: lavagem, secagem, moagem e armazenamento.
( ) A solubilização, que consiste na decomposição do tecido vegetal, pode ser realizada pelo método seco ou pela digestão com ácidos.
( ) A determinação analítica dos nutrientes segue um método comum.
Sobre a análise de resíduos orgânicos, assinale a alternativa correta.
Sobre a quantificação de carbono e matéria orgânica em resíduos orgânicos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O teor de carbono (C) é importante na avaliação do grau de humificação.
( ) A determinação do teor de carbono permite predizer o grau e a velocidade de decomposição dos resíduos compostados.
( ) A análise do teor de carbono envolve a conversão de dióxido de carbono (CO2) de todas as substâncias presentes no resíduo, sendo determinado vários procedimentos analíticos.
( ) As variações observadas na avaliação do teor de carbono de resíduos orgânicos, podem ser decorrentes dos métodos de análise empregados e à composição química dos materiais constituintes.
( ) O método da mufla é utilizado para determinação do teor de matéria orgânica.
Para fins de irrigação, de conformidade com a fonte de água, são recomendados os seguintes procedimentos para o caso de captação da água em Rios e Córregos:
Para fazer uma coleta adequada de amostra da água, deve-se ter os seguintes cuidados:
Cada frasco contendo a amostra da água, deve possuir um rótulo com as seguintes informações:
Para determinação de Manganês e Ferro na água (características indispensáveis em irrigação localizada) precisa-se acidificar a água (solução de ácido nítrico ou fosfórico diluída) com o objetivo de evitar precipitação desses elementos, podendo-se optar pelo ácido acético na proporção de:
O tratamento químico da água, em conjunto com o sistema de filtragem tem-se tornado parte integrante de um sistema de irrigação localizada tipo gotejamento. A cloração é o mais consagrado tratamento químico utilizado para controlar a população microbiana que se desenvolve no interior das tubulações e pode entupir os emissores. Recomenda-se os seguintes teores de cloro para controlar o desenvolvimento de Algas no interior da tubulação da irrigação localizada:
A qualidade da água de irrigação pode variar significativamente, segundo o tipo e a quantidade de sais dissolvidos. A medida em que o conteúdo total de sais aumenta, os problemas do solo e das culturas se agravam, o que requer o uso de práticas especiais de manejo, para manter rendimentos aceitáveis. Os problemas de solo mais comuns, segundo os quais se avaliam os efeitos da qualidade da água relacionados à salinidade são:
Os sistemas de irrigação localizada estão projetados para aplicar a água lentamente através de pequenas aberturas, que constituem os emissores de água. Estes emissores podem ser obstruídos por sedimentos, substâncias químicas e organismos biológicos, contidos frequentemente nas águas de irrigação. No momento, a experiência adquirida não permite determinar-se, com precisão, os problemas de obstrução dos sistemas de irrigação localizada; no entanto, pode-se estabelecer escalas de valores relativos para identificar situações problemáticas. Em relação a essas escalas, pode-se afirmar que os problemas físicos (Sólidos em Suspensão) possuem o seguinte grau de restrição:
Os sistemas de irrigação localizada estão projetados para aplicar a água lentamente através de pequenas aberturas, que constituem os emissores de água. Estes emissores podem ser obstruídos por sedimentos, substâncias químicas e organismos biológicos, contidos frequentemente nas águas de irrigação. No momento, a experiência adquirida não permite determinar-se, com precisão, os problemas de obstrução dos sistemas de irrigação localizada; no entanto, pode-se estabelecer escalas de valores relativos para identificar situações problemáticas. Em relação a essas escalas, pode-se afirmar que os problemas químicos relativos a presença de Manganês possui o seguinte grau de restrição:
Os sistemas de irrigação localizada estão projetados para aplicar a água lentamente através de pequenas aberturas, que constituem os emissores de água. Estes emissores podem ser obstruídos por sedimentos, substâncias químicas e organismos biológicos, contidos frequentemente nas águas de irrigação. No momento, a experiência adquirida não permite determinar-se, com precisão, os problemas de obstrução dos sistemas de irrigação localizada; no entanto, pode-se estabelecer escalas de valores relativos para identificar situações problemáticas. Em relação a essas escalas, pode-se afirmar que os problemas químicos relativos a presença de Sólidos Solúveis possui o seguinte grau de restrição:
Numa avaliação qualitativa da água para irrigação, as águas se dividem em quatro classes de salinidade, recebendo denominações de C1, C2, C3 e C4. É corretor afirmar que:
Recuperar senha