(1,0)
Com relação às técnicas gerais para observação ao microscópio óptico, julgue o item que se segue.
Se, durante uma troca de lentes objetivas, a imagem desaparecer, é recomendável retornar à objetiva anterior e reiniciar o processo de focalização.
Durante o ajuste de foco, deve-se garantir que não haja passagem de luz pelo condensador e pelo diafragma, para evitar interferências.
O óleo de imersão utilizado entre a lente e a lamínula deve ter índice de refração igual ao do ar, para evitar interferência na lente objetiva.
É indicado que a observação de uma preparação seja iniciada utilizando-se a lente objetiva de maior aumento.
Para se estabelecer foco, recomenda-se dispor a lamínula o mais próximo possível da lente e, em seguida, manipular os parafusos macrométrico e micrométrico para ajustar as distâncias.
A lamínula deve ser disposta na platina, presa pelas garras ou pinças, e sua posição deve ser regulada pelo charriot.
Caso seja feita uma preparação em meio líquido, será necessário deixar o líquido em excesso sobre a lâmina, para evitar interferência sobre a amostra.
Na utilização desse tipo de microscópio, é conveniente que a lamínula escolhida seja de espessura adequada ao tipo de preparação, para evitar a produção de aberrações esféricas
Com relação aos processos de manutenção e limpeza de lentes de microscópios e de seus componentes, julgue o item a seguir.
Antes de um microscópio ser transportado, as lentes devem ser desacopladas do canhão e guardadas embaladas em caixas amortecidas apropriadas.
Em ambientes secos, é indicado que as lentes de microscópio sejam guardadas em câmaras úmidas, para se evitar o ressecamento de suas resinas protetoras.
Antes de serem armazenadas, as peças limpas devem ser dispostas separadamente para que ocorra a evaporação dos solventes aplicados nelas.
Nas regiões periféricas das lentes, mais distantes do foco, pode-se utilizar material mais abrasivo, como palha de aço, por exemplo, para limpeza profunda.
O condensador de campo e o diafragma podem ser corretamente limpos com solução de álcool e éter.
As soluções de limpeza de lentes não devem conter xilol.
Para a limpeza de lentes binoculares que apresentem uma camada de plástico ou resina, é necessário aplicar sobre as lentes uma solução com acetona.
Recuperar senha