(1,0)
Acerca da relação entre políticas culturais e educação, julgue o item que se segue.
Uma política cultural relaciona-se com a educação à medida que os processos educativos contribuam para a promoção da indissociabilidade entre os bens culturais e a comunidade para a qual esses bens sejam referência.
A incorporação do conhecimento sobre o patrimônio cultural local à prática educativa exige políticas educacionais que abordem essa temática. Com relação a esse assunto, julgue o seguinte item.
O Plano Nacional de Educação vigente suprime as esferas humanística e cultural dentre as suas diretrizes e atribui maior ênfase à promoção científica e tecnológica do país.
Com relação aos fundamentos da educação especial na perspectiva inclusiva, julgue o item a seguir.
Conforme a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, a educação especial é uma modalidade presencial de ensino que se inicia no ensino fundamental e se encerra no ensino médio.
No que se refere à educação popular, julgue o item seguinte.
No modelo de educação popular, o processo de aprendizagem é centrado no educador.
No mercado de trabalho, o individualismo e a competição ampliam uma das maiores dificuldades das instituições: o trabalho em equipe. As instituições de sucesso são aquelas que investem na capacitação de seus profissionais para a formação de equipes de trabalho. Acerca desse assunto, julgue o item subsequente.
Os conceitos de grupo e de equipe são iguais, quando se trata dos resultados de uma instituição.
A educação ambiental é considerada uma dimensão da educação que, enquanto atividade intencional, promove a relação dos seres humanos com a natureza, o que confere caráter social a essa atividade.
Julgue o próximo item, relativo à teoria e à prática de ações educativas em contextos culturais.
A mediação promovida por uma educação que compreende o bem cultural como fonte reconhece que signos e significados são elementos relevantes para a resolução de conflitos entre diferentes culturas.
A educação é um instrumento relevante para que as políticas de culturas construam hegemonias fortalecidas e, assim, preservem a memória dos grupos comunitários.
No que se refere à educação superior no Brasil e às políticas públicas direcionadas a esse nível de ensino, julgue o item subsequente.
O ensino, a pesquisa e a extensão no sistema universitário são constitucionalmente entendidos como atividades complementares, indissociáveis e interdependentes.
As políticas públicas reconhecem que educação e cultura são dimensões que se articulam no processo de identificação comunitária, expressa pelos modos de viver e produzir a vida em comunidade.
Acerca do histórico, dos conceitos e dos processos da educação patrimonial, julgue o item a seguir.
A educação patrimonial foi reconhecida como uma estratégia de apropriação social do patrimônio cultural brasileiro no início de 2000, após mudanças na participação social decorrentes da gestão pública da época.
No trabalho em equipe, tanto o líder quanto o gerente assumem as mesmas funções.
De acordo com a estrutura curricular da educação básica apresentada pelo Plano Nacional de Educação 2014 - 2024 e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, o paradigma curricular nacional deve valorizar a perspectiva da interdisciplinaridade.
A LDB estabelece que, sempre que necessário, haverá na escola regular serviços de apoio especializado para atender às necessidades peculiares dos alunos com necessidades especiais.
A autonomia da universidade pública tem relação intrínseca com a cultura, que permite que o acesso não seja filtrado por dispositivos discriminadores montados em outras instâncias da vida social.
Recuperar senha