(1,0)
A respeito das normatizações, das modalidades e do funcionamento do sistema educacional brasileiro, julgue o próximo item.
A Constituição Federal de 1988 dispõe que os estados e o Distrito Federal atuem prioritariamente nos níveis fundamental e médio de ensino, ao passo que os municípios atuem prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil.
No mercado de trabalho, o individualismo e a competição ampliam uma das maiores dificuldades das instituições: o trabalho em equipe. As instituições de sucesso são aquelas que investem na capacitação de seus profissionais para a formação de equipes de trabalho. Acerca desse assunto, julgue o item subsequente.
A capacitação para formação de equipes demanda a formação de lideranças.
Julgue o próximo item, relativo à teoria e à prática de ações educativas em contextos culturais.
A dialogicidade como princípio favorece o encontro entre culturas na medida em que rompe com a ideia de dissociação entre cultura popular e cultura erudita.
Acerca do histórico, dos conceitos e dos processos da educação patrimonial, julgue o item a seguir.
A educação patrimonial adquire reconhecimento, especialmente, devido à quantidade de ações desenvolvidas dentro de um espaço educativo em que se valoriza e se debate a diversidade sob a qual o patrimônio é constituído.
Com base nas disposições da Lei n.º 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB), julgue o item que se segue.
A educação superior tem por finalidade promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade, assim como comunicar o saber por meio do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação.
No que se refere à educação superior no Brasil e às políticas públicas direcionadas a esse nível de ensino, julgue o item subsequente.
O PROUNI financia a inscrição de cidadãos brasileiros em processos de seleção para acesso à educação superior, mas o custeio do curso, em caso de aprovação na seleção, é responsabilidade do próprio estudante.
Com relação à educação a distância (EaD), julgue o item subsecutivo.
A EaD requer um planejamento pedagógico detalhado e a criação de estratégias educacionais diversificadas que desloquem o professor proponente do curso (conteudista) de seu papel usual no processo educativo: ele pode, por exemplo, permitir que um tutor realize, em seu lugar, a mediação pedagógica com os alunos.
A respeito da interdisciplinaridade e das metodologias participativas nas práticas educativas, julgue o próximo item.
O estudo do meio pode ser reconhecido como uma metodologia participativa e interdisciplinar, pois parte de um tema central e o articula a outros temas, de modo a favorecer a construção ativa do conhecimento.
A educação patrimonial é um processo educativo formal e não formal restrito a dois espaços educativos: escolas e museus.
A incorporação do conhecimento sobre o patrimônio cultural local à prática educativa exige políticas educacionais que abordem essa temática. Com relação a esse assunto, julgue o seguinte item.
Para que o trabalho educacional sobre a preservação patrimonial seja efetivo, são imprescindíveis políticas educacionais direcionadas à formação docente na temática do patrimônio cultural, sendo a escola entendida como um dos lócus dessa formação.
No que se refere à educação popular, julgue o item seguinte.
Na educação popular, os saberes dos educandos são transformados em conteúdos primordiais para o processo de aprendizagem.
A educação ambiental contribui para uma cidadania ativa ao fortalecer o sentido de pertencimento expresso em valores éticos e em regras de convívio social.
O conceito de interdisciplinaridade assume que toda disciplina apresenta um conhecimento que mantém diálogo permanente com outros conhecimentos.
A educação patrimonial reconhece os patrimônios materiais e imateriais como referências significativas para o desenvolvimento de um processo político-pedagógico no qual os sujeitos se reconheçam como participantes ativos da dinâmica da produção, da circulação e do consumo dos bens culturais.
Recuperar senha