(1,0)
Com relação ao imunoensaio imunoenzimático ELISA (Enzyme-linked Immunosorbent Assay), marque a opção CORRETA.
Com relação ao método de ponto final utilizado para determinar a concentração de glicose através da enzima glicose oxidase, realizado em fotômetros cujo volume mínimo de solução para a leitura deve ser igual ou menor que 1,0 mL, marque a opção CORRETA.
Com relação ao teste rápido ou imunocromatográfico, marque a opção CORRETA.
A fixação é um processo que mantém a arquitetura e constituição química do tecido, preserva suas proteínas e inativa as enzimas proteolíticas causadoras de autólise. Assim, preserva o tecido de forma semelhante a quando estava no organismo do paciente. Com relação à técnica histopatológica, marque a opção INCORRETA.
Com relação à técnica histopatológica, marque a opção CORRETA.
Se uma dosagem bioquímica no sangue não puder ser feita logo após a coleta, torna-se necessária a escolha de anticoagulante adequado a essa situação.
O anticoagulante adequado a ser escolhido é o
A creatinina é uma dosagem bioquímica no sangue muito solicitada pelos médicos para determinar alterações fisiopatológicas. Nos Estados Unidos são solicitadas, em média, 110 milhões de dosagens por ano.
A elevação do teor da creatinina está associada à
Para a determinação da gravidez, o hormônio a ser investigado deve não existir, fora da gestação, em nenhum estado fisiológico ou patológico, capaz de aumentar notadamente sua concentração na gravidez.
O hormônio que se enquadra nessa investigação é o(a)
A sorologia para detecção de anticorpos específicos é utilizada para determinação de uma infecção na fase aguda e na fase crônica. Para tanto, utilizam-se as características das imunoglobulinas. Sabe-se que uma imunoglobulina está presente, em altas concentrações, na fase aguda de uma infecção.
Essa imunoglobulina é a seguinte:
As doenças autoimunes são, na verdade, o resultado de uma resposta imunológica indesejada ao organismo humano, ou seja, o sistema imune ataca o próprio organismo. O lúpus eritematoso sistêmico é um exemplo de doença autoimune que afeta o tecido conjuntivo, causando distúrbios inflamatórios.
O seguinte teste, sendo negativo, quase sempre descarta a possibilidade de diagnóstico dessa doença:
O exame microscópico é amplamente utilizado nos laboratórios de bacteriologia, no entanto, alguns diagnósticos só são possíveis através de cultura do espécime clínico enviado para o laboratório.
Para uma cultura especificamente para pesquisa de micobactérias, deve ser utilizado o seguinte meio de cultura:
Para o diagnóstico molecular de doenças virais, depara-se tanto com vírus cujo material genético é constituído de DNA, quanto com vírus constituído de RNA.
Para o diagnóstico de viroses causadas por vírus do tipo RNA, que tipo de método molecular deve ser utilizado?
O exame direto no diagnóstico micológico dificilmente permite a identificação do gênero ou da espécie do fungo encontrado em determinado material, tornando necessário o cultivo em meios artificiais.
Dentre os meios sólidos, o que se aplica a esse caso é o
O método de coloração de Gram é conhecido desde 1884 e vem sendo utilizado até hoje nos laboratórios de análises clínicas e microbiologia. As bactérias podem ser Gram-positivas ou Gram-negativas, de acordo com sua capacidade de reter os cristais de violeta da solução utilizada nesse método de coloração.
A diferença na capacidade de retenção dos cristais de violeta de bactérias Gram-positivas e Gram-negativas se dá devido à
A presença elevada de eosinófilos em um teste hematológico diferencial tem relevância clínica para o diagnóstico de doenças que afetam nosso organismo. Essas doenças são a
Recuperar senha