(1,0)
A Atenção Básica realiza prioritariamente ações de prevenção e detecção precoce do câncer de mama. Em relação ao nível de prevenção secundária, é correto afirmar que:
Sobre os princípios das ações dos serviços públicos de saúde e dos serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), analise as afirmativas a seguir.
I. Universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência.
II. Preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral.
III. Organização dos serviços públicos de modo a evitar duplicidade de meios para fins idênticos.
IV. Centralização dos recursos financeiros, tecnológicos, materiais e humanos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na prestação de serviços de assistência à saúde da população.
NÃO corresponde(m) aos princípios do SUS a(s) afirmativa(s)
Sobre a Escala de Glasgow, que corresponde a uma escala neurológica que permite medir/avaliar o nível de consciência de uma pessoa que tenha sofrido uma lesão cerebral aguda, analise as afirmativas a seguir.
I. Ao analisar a abertura ocular, a pontuação obtida pode ir de 4 (se o paciente não responder) até 1 (se a abertura ocular ocorrer de forma espontânea).
II. É usada durante as primeiras 24 horas após o trauma e tem por objetivo avaliar três parâmetros: a abertura ocular, a resposta motora e a resposta verbal.
III. Apresenta variação de valores entre 3 pontos (sendo esse o valor mais baixo) até 15 pontos (que é o valor mais alto).
IV. A menor pontuação indica danos crânio-encefálicos menos graves.
Estão INCORRETAS as afirmativas
As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) são aquelas que podem ser adquiridas durante o contato sexual. “Infecção causada por bactéria, no homem e/ou na mulher, dias após o contato sexual, podendo surgir uma pequena ferida indolor (úlcera) nos órgãos genitais (pênis, vagina, colo do útero, reto).” É possível que essa doença seja:
Nomenclatura obstétrica designada à mulher grávida, que se encontra em trabalho de parto:
“Dados do Ministério da Saúde revelam que a incidência da tuberculose caiu em 20,2% no Brasil nos últimos dez anos. Porém, esta doença continua merecendo atenção especial dos profissionais de saúde pois não há perspectiva de obter, num futuro próximo, sua eliminação como problema de saúde pública.” (Ministério da Saúde, 2011.)Qualquer pessoa que apresentar tosse, com ou sem expectoração, por mais de três semanas deverá procurar uma unidade de saúde para fazer o diagnóstico. Dentre os grupos citados, são considerados os mais propensos a contrair a tuberculose, EXCETO:
Na doença de Chagas observam-se duas fases clínicas: uma aguda, que pode ou não ser identificada, podendo evoluir para uma fase crônica, caso não seja tratada com medicação específica. As principais complicações que podem ser apresentadas na fase crônica da doença envolvem os sistemas:
A dor abdominal constitui um dos sinais de alarme que orientam a classificação de risco e o manejo do paciente com suspeita ou com diagnóstico de dengue. Incialmente, a dor pode ser caracterizada por desconforto intenso e prolongado podendo ser localizada no(a):
“A diarreia consiste na alteração da função intestinal com perda excessiva de água e eletrólitos pelas fezes e/ou vômitos.” (Ministério da Saúde, 2012.)Considerando a sua classificação quanto ao tempo de duração, afirma-se corretamente que a principal causa da diarreia aguda é:
“Em entrevista dada em outubro de 2016 ao site UOL Notícias, o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, relatou que o país vive uma epidemia de sífilis. Naquela ocasião, a Secretaria de Vigilância em Saúde firmou um pacto com vários setores da sociedade para a erradicação da sífilis no Brasil em um prazo inferior a dois anos.” (Disponível em: https://noticias.uol.com.br/sa... desta doença, na sua fase inicial (chamada de sífilis primária – quando ocorre o aparecimento da ferida, geralmente única, no local de entrada do agente etiológico: pênis, vulva, vagina, colo uterino, ânus, boca, ou outros locais da pele –, que aparece entre 10 a 90 dias após o contágio), assinale a alternativa correta.
A maioria dos protozoários apresenta vida livre e aquática podendo viver também livremente em lugares úmidos no solo ou sobre matéria orgânica em decomposição. No entanto, algumas espécies levam vida parasitária nos organismos e assim passam a maior parte da vida em diversas espécies de seres vivos, causando muitas doenças. A giardíase e a amebíase são exemplos dessas doenças. São consideradas ações efetivas preventivas dessas doenças, EXCETO:
A dengue é uma das doenças de maior incidência no Brasil atualmente. Nos pacientes com suspeita de dengue a pressão arterial deve ser verificada em duas posições para identificação de hipotensão postural e pressão arterial convergente. Nas situações em que se verifica pressão arterial convergente, é correto afirmar que:
A prevenção combinada das doenças sexualmente transmissíveis, HIV/AIDS e hepatites virais B e C abrange, além do uso da camisinha (masculina ou feminina), outras ações. São elas, EXCETO:
Sabendo que a evolução das hepatites virais para as formas aguda e crônica varia de acordo com o tipo do vírus causador da doença, qual hepatite apresenta como evolução apenas a forma aguda, não possuindo potencial para as formas crônicas?
As hepatites virais mais comuns no Brasil são causadas pelos vírus A, B e C. Porém, existem, também, as hepatites causadas pelos vírus D e E. Os tipos virais transmitidos pela forma fecal-oral por condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos são apenas:
Recuperar senha