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Cargo: Técnico Científico - Engenharia Mecânica x
#79071
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Técnico Científico - Engenharia Mecânica
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(1,0)

Em aplicações de pequeno porte, como geladeiras e aparelhos de ar condicionado, é possível utilizar um compressor alternativo hermético, embora esse tipo de compressor necessite de secagem antes da sua carga, pois a presença de umidade no sistema pode danificar o motor

#79070
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(1,0)

Os modernos sistemas de ar condicionado dispensam o controle eletrônico caso se adote, na instalação, o sistema totalmente manual

#79069
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(1,0)

Com relação a compressores e sistemas de refrigeração, ventilação e ar condicionado, julgue os itens a seguir.


Sendo a temperatura externa constante, o incremento de ventilação no ambiente proporciona sensação de maior conforto térmico em função do aumento da perda de calor por convecção

#79068
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(1,0)

A turbina a vapor, equipamento que aproveita a energia calorífica do vapor e a transforma em energia mecânica, é eficiente quando utilizada em condições de projeto. Acoplada a um gerador, a turbina pode transformar essa energia mecânica em energia elétrica, limitada à geração de potências de, no máximo, 1.000 kW

#79067
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A utilização de superalimentação nos motores do ciclo Otto e Diesel amplia a disponibilidade de potência, ainda que os circuitos de alta pressão dos motores do ciclo Diesel alcancem, em condições normais, pressões de até 1.400 bars

#79066
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(1,0)

Acerca de turbina a vapor e de motores do ciclo Otto e Diesel, julgue os itens seguintes.


Os motores de dois e quatro tempos distinguem-se entre si em função do número de movimentos do êmbolo que cada um necessita para completar seu ciclo, o que permite a queima da mistura ar-combustível. Nos motores a diesel, que trabalham com ciclo de quatro tempos, o combustível é injetado no cilindro pouco antes do limite superior do tempo de compressão. Esse tipo de motor fornece maior potência que os motores a gasolina

#79065
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O excesso de compressão nas superfícies das peças parafusadas pode ser eliminado com a colocação de arruelas lisas, o que impede o afrouxamento da ligação parafusada por deformações plásticas

#79064
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Parafusos submetidos a cargas perpendiculares ao respectivo eixo têm a tendência ao autodesatarrachamento total, o que pode ser sanado por travamento químico

#79063
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(1,0)

Em uma montagem industrial, embora as ligações parafusadas bem dimensionadas geralmente não necessitem de travas de segurança, estas são frequentemente utilizadas. A força de sujeição dessas travas impede um deslocamento de peças parafusadas ou um afrouxamento dos parafusos e porcas. A respeito do projeto e dimensionamento de juntas parafusadas e de travas, bem como dos materiais envolvidos nesses procedimentos, julgue os itens consecutivos.


No caso de juntas com superfície de aço carbono e parafusos e porcas de aço inoxidável sujeitas a intempéries, é sempre necessária a colocação de arruelas de teflon para se evitar a corrosão galvânica

#79062
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No processo de soldagem por brasagem, quando se aplica uma temperatura acima de 425º C, permite-se que o material de preenchimento flua entre a folga dos materiais a serem unidos por ação de capilaridade

#79061
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Na produção de juntas por honeycomb, além da autoclave, pode-se utilizar uma tocha para que as temperaturas de fusão do material-base com a resina sejam alcançadas

#79060
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Na construção de seções de elementos estruturais que necessitam de elevada resistência e rigidez e pouco peso, como as asas dos aviões, são usados processos de soldagem por juntas coladas (bonded joints), com calor e pressão, e fornos do tipo autoclave. Esse processo é denominado honeycomb. Acerca desse e de outros processos de soldagem por colagem, julgue os itens a seguir.


No processo de cementação, a distribuição de tensões não é uniforme, o que constitui uma desvantagem em relação ao processo de aparafusamento

#79059
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Considere que, em determinada estrada do interior de um estado da federação, um caminhoneiro, tendo entrado em uma oficina mecânica e conversado com seu proprietário acerca do caminhão e das condições da pista que teria de enfrentar nos próximos quilômetros, tenha chegado às seguintes conclusões: as molas traseiras do caminhão, que normalmente são de feixe de molas, deveriam ser retiradas, e as barras deveriam ser aquecidas até que ficassem vermelhas, sendo, em seguida, resfriadas bruscamente em um tanque de óleo. Acerca desse processo de aquecimento seguido de resfriamento, julgue o item subsequente.


O procedimento de aquecimento e de posterior resfriamento consiste em um processo de cementação com carburação e resfriamento, para que as barras se tornem mais resistentes ao desgaste e à fadiga

#79058
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No ensaio padrão de tração, em que são gerados diagramas típicos de tensão versus deformação, os materiais dúcteis deformam menos que os frágeis

#79057
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(1,0)

O engenheiro ou projetista mecânico deve realizar seleção adequada do material para produzir um elemento de máquina ou um membro estrutural que irá utilizar, considerando, para tanto, as propriedades mecânicas dos materiais. A respeito desse tema, julgue os próximos itens.


A deformação elástica apresentada por materiais tenazes e frágeis em um gráfico da tensão versus deformação segue a lei Hooke