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Acerca da ética na comunicação, julgue o item que se segue.
Cada sindicato ou entidade de classe possui uma comissão de ética, que tem como atribuição apurar, apreciar e julgar as transgressões ao código de ética, mas a criação e(ou) atualização do regimento interno de cada comissão é de competência do respectivo sindicato ou entidade de classe, graças à relação de interdependência entre ambos.
Um veículo de comunicação pode optar por não divulgar um release encaminhado pela assessoria de imprensa de uma empresa, por julgar ser de interesse particular, valendo-se do seu código de ética, que, certamente, orientará sobre a divulgação de fatos e informações de interesse público.
O profissional de relações públicas deve empenhar-se para criar estruturas e canais de comunicação para divulgar informações elaboradas com o intuito de favorecer e beneficiar a organização que representa, de modo a alcançar a eficiência máxima em seus serviços e valorizar a imagem institucional.
Com relação aos meios para assegurar a responsabilidade social da mídia (MARS), julgue o item seguinte.
Para as instituições de comunicação, o conceito de accountability está relacionado ao mecanismo de participação escolhido, como, por exemplo, o retorno para cada contato que enviou pautas e mensagens, como forma de responsabilização social.
Os MARS se aproximam da censura (proibição prévia) e autocensura jornalística (omissão), permitindo uma maior salvaguarda dos interesses do público consumidor de mídias jornalísticas.
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