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Leia as afirmativas a seguir:
I. Ao se adotar uma postura de avaliação construtiva, impõem-se instrumentos rígidos de medida.
II. A educação a distância não deve estar alinhada à proposta pedagógica da escola.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O município deve baixar normas complementares para o seu sistema de ensino, quando necessário.
II. A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho.
I. A LDB limita a duração da Educação Básica a 100 dias letivos de aula.
II. Avaliar refere-se à reflexão sobre as informações obtidas com vistas a impedir o planejamento educacional.
I. No Brasil, é vedado ao estabelecimento de ensino elaborar sua proposta pedagógica.
II. As questões referentes à sexualidade não estão relacionadas ao contexto social ou cultural do aluno.
I. A avaliação não deve se restringir ao julgamento sobre sucessos ou fracassos do aluno.
II. A avaliação deve considerar a diversidade de instrumentos e situações.
I. A avaliação deve possibilitar avaliar as diferentes capacidades e conteúdos curriculares.
II. De acordo com Piaget, o planejamento escolar deve ser realizado apenas pelos dirigentes da instituição.
I. A avaliação deve utilizar métodos que permitam considerar as diferentes aptidões dos alunos.
II. De acordo com a LDB, é responsabilidade exclusiva da União oferecer a Educação Infantil em creches.
I. A lei nº 8.069/90 retira da criança o direito de ser criada e educada no seio de sua família.
II. A mãe e o pai não têm deveres e responsabilidades compartilhados no cuidado e na educação da criança.
I. É assegurado à criança o direito de ser respeitada por seus educadores na escola.
II. O PNE determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional e tem vigência de 52 anos.
I. O pluralismo de concepções pedagógicas é favorável à qualidade do ensino nas escolas municipais.
II. O trabalho interdisciplinar deve propiciar o diálogo entre os conteúdos disciplinares.
É preciso diferenciar as questões de aprendizagem decorrentes de fatores orgânicos de outras causas mais frequentes. Tem sido aceita no Brasil, e em outros países, a tendência de não distinguir essas duas instâncias. Para fazer essa distinção compete ao psicopedagogo e a equipe multidisciplinar avaliar o sujeito da aprendizagem em contexto. Assinale a alternativa correta.
O processo de construção da linguagem escrita pode ser considerado como um rito de passagem nas etapas iniciais. Nem todas as crianças respondem ao processo no mesmo ritmo. É um período crítico que demanda conhecimento dos educadores e boas práticas. Nesse contexto, é correto afirmar que
No processo de aprendizagem da linguagem escrita poderão surgir dificuldades relacionadas com a discriminação auditiva, visual, gráfica, de compreensão leitora, as quais também estão presentes nos distúrbios de aprendizagem como a dislexia. Para identificar distúrbios de aprendizagem, a respeito dessas dificuldades, é correto afirmar que
Capacidades de autocontenção e foco desencadeiam a autorregulação do sujeito da aprendizagem. Essas capacidades dependem de múltiplos fatores, alguns individuais outros relacionais e sociais. Facilmente questões de autorregulação são confundidas com TDAH. Tendo em vista o tema, assinale a alternativa correta.
Apesar da preocupação com a qualidade dos currículos e projetos pedagógicos, nem sempre são respeitadas etapas do desenvolvimento. Desconsiderar o desenvolvimento tem produzido dificuldade de ordem reativa, a qual caracteriza-se pela dificuldade decorrente de uma pedagogia inadequada. Atualmente advoga-se a participação do psicopedagogo para promoção de ações profiláticas. Nesse contexto, uma possível ação institucional seria
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