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De acordo com Visca (1987; 1991), o esquema dos estados patológicos de aprendizagem é uma classificação e recebe o nome de modelo nosográfico da epistemologia convergente. Considerando a teoria de Visca, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, classificando cada um dos estados patológicos de aprendizagem e associando-os às suas respectivas características.Coluna 1 1. Aprendizagem Assistemática. 2. Semiológico. 3. Etiológico. 4. Patogênico. 5. Aprendizagem Sistemática.Coluna 2 ( ) É a causa primeira, ou seja, as causas históricas. ( ) Estruturas e mecanismos que provocam a sintomatologia. ( ) Apresenta sintomas objetivos e subjetivos. ( ) Depende daquilo que é aprendido nas instituições escolares. ( ) Consiste na dificuldade para que apareça ou se estabilize uma conduta, as possibilidades são muitas, mudam de acordo com cada cultura e evoluem no contexto histórico.A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Durante o processo de atendimento, o psicopedagogo provoca as ações intencionalmente, de acordo com cada reação dos sujeitos. Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, sobre quais medidas são necessárias para o tratamento psicopedagógico.( ) Objetivos bem definidos para conseguir uma aprendizagem que seja uma realização para o sujeito.( ) Propiciar aos sujeitos uma correta autovalorização, ou seja, que melhore seu autoconceito e sua autoestima por meio da conservação e reprodução controlada do conhecimento.( ) Estimular para que o sujeito consiga desenvolver uma aprendizagem independente. Goste de aprender e estabeleça um vínculo positivo com a aprendizagem.( ) Identificar o que interfere na aprendizagem por meio da avaliação psicopedagógica e submeter os sujeitos à padronização atitudinal.( ) Traçar atitudes e diretrizes que possam reverter o quadro de defasagem de aprendizado, possibilitando a recuperação do processo.A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Sara Paín (2008) distingue quatro instâncias e dois tipos de elaborações envolvidos na atividade pensante: organismo, corpo, inteligência e desejo. Com base nos conceitos da autora, assinale a alternativa INCORRETA.
A hipótese de organicidade indicadora de dislexia grave, TDA, TDAH e síndromes diversas precisa ser analisada com muito cuidado, necessitando da confirmação por meio de exames complementares aprofundados de várias áreas profissionais, além da avalição diagnósticado nível pedagógico, para que se possa melhor orientar à família e à escola. Quais são os profissionais ptos para essa avaliação? I. Psicólogo e pedagogo. II. Psicopedagogo e pediatra. III. Terapeuta ocupacional e neurologista. IV. Psicólogo, psicopedagogo e neurologista.Quais estão corretas?
Para o atendimento psicopedagógico, é essencial oportunizar materiais diferentes de acordo com a faixa etária e a queixa do educando. Sobre as atividades realizadas em um atendimento psicopedagógico, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.( ) Brincadeiras e jogos. ( ) Música, dança e pintura. ( ) Lig-4, Einstein, Contra-ataque e Damas. ( ) Leituras e conversas.A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Leia as afirmativas a seguir:
I. A avaliação de conhecimentos é uma etapa importante do trabalho do educador no ambiente escolar. Assim, o professor deve considerar as particularidades dos alunos ao planejar as atividades avaliativas e pedagógicas, pois um processo de assimilação ativa de conhecimentos deve adotar um sistema classificatório e inflexível de avaliação.
II. Na perspectiva dos principais autores e teóricos sobre a aprendizagem de ciências no ambiente escolar, o processo de ensino constitui-se de um sistema desarticulado, pois os esforços pedagógicos do professor em nada contribuem para o desenvolvimento do aluno. Assim, o educador deve dedicar-se ao desenvolvimento de atividades lúdicas em sala de aula, sempre priorizando a adoção de métodos de ensino contextualizados e adequados à realidade dos educandos.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O respeito à liberdade e o apreço à tolerância são princípios que devem ser afastados da prática escolar.
II. A Educação Física escolar deve estimular o respeito à integridade física e moral do outro.
I. O poder público deve zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência do aluno à escola.
II. A prática escolar deve estimular o respeito ao limite pessoal e ao limite do outro.
I. Para Vygotsky, a aquisição de conhecimentos passa pela interação do sujeito com o meio.
II. O (a) professor (a) deve estimular a prática segura de esportes no ambiente escolar.
I. A condução do processo de ensino dispensa uma compreensão do que vem a ser o processo de aprendizagem.
II. À medida que a criança interage com os outros indivíduos, ela desenvolve seu conhecimento social.
I. O processo de ensino constitui-se de um sistema desarticulado.
II. A criança deve ser educada com o uso de castigo físico ou de tratamento degradante.
I. A escola municipal deve velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente.
II. A sexualidade tem grande importância no desenvolvimento e na vida psíquica das pessoas.
I. Paulo Freire propôs uma prática de sala de aula que pudesse desenvolver a criticidade dos alunos.
II. A LDB proíbe o município de supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino.
I. Piaget afirma que o aluno deve abster-se de buscar desenvolver seus conhecimentos e habilidades.
II. No Brasil, o ensino deve ser ministrado com base no princípio da garantia de padrão de qualidade.
I. É vedado aos docentes participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
II. Caberá ao gestor da instituição de ensino municipal a coordenação da política nacional de educação.
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