(1,0)
Em relação às atribuições profissionais e a especialidade da Psicologia Social no Brasil descritas pelo CFP, analise as assertivas e informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma e a seguir marque a alternativa que apresenta a sequência correta:( ) Atua abalizada no entendimento da dimensão subjetiva dos fenômenos sociais e coletivos, sob díspares abordagens teóricas e metodológicas, com o intuito de problematizar e sugerir ações no âmbito social. ( ) Colabora na formulação e implantação das políticas de cidadania e direitos humanos.( ) Assessora órgãos públicos e particulares, organizações de objetivos políticos ou comunitários, na elaboração e implementação de programas de transformação de caráter social e técnico, em situações delineadas ou não.( ) Elabora diagnósticos psicossociais das organizações.( ) Pesquisa, analisa e estuda variáveis psicológicas que afetam o comportamento do consumidor.
No que se refere aos autores estudiosos da personalidade, considere a seguinte caracterização: a personalidade pode ser descontínua, não só cada indivíduo apresenta disparidade dos outros, mas cada adulto está apartado do seu passado. Logo não existiria continuidade de personalidade considerando a infância e a faixa etária adulta. O comportamento infantil é dirigido pelas necessidades e pelos automatismos biológicos primitivos, por sua vez o desempenho vivencial adulto é de temperamento mais psicológico. Poderia até afirmar que perduram duas personalidades: uma para a infância e outra para a idade adulta e a personalidade adulta não é adstrita pela experiência infantil. Que autor expressou estas ideias?
O Projeto Terapêutico Singular é um trabalho efetivado pela equipe interdisciplinar de saúde com vistas ao acompanhamento de um caso específico que envolve um sujeito ou um coletivo. Assinale a alternativa que NÃO corresponde à uma das suas características:
Entre os materiais produzidos para debater os aspectos teóricos e metodológicos das vertentes de pensamento no campo da saúde mental e do trabalho, alguns argumentam que, apesar das diferenças entre modelos teóricos e conceituais, existe concordância sobre o impacto que isso tem no âmbito do estudo. Atente-se à descrição deste modelo relevante: seleciona, como elementos principais, a organização do trabalho e o sofrimento psíquico, logo torna proeminente o relato das vivências dos próprios trabalhadores com sua exposição sobre o trabalho, as emoções, sentimentos e reações por ele provocados. Ainda, nesta abordagem o sofrimento mental foi adotado como categoria de análise para demarcar um campo de investigação distinto dos modelos que adotam a doença mental como objeto superior de análise. Descreve-se o modelo ou abordagem conhecido como:
Considere os líderes que conduzem ou motivam seus colaboradores em direção aos desígnios constituídos por intermédio do esclarecimento das funções e das exigências das tarefas. Neste tipo de liderança a administração é passiva e ocorre por exceção, pois o líder intervém somente quando os padrões não são atingidos. Descreve-se a liderança:
Leia as afirmativas a seguir:
I. As barreiras ao acesso de tratamento de saúde, especialmente saúde mental e tratamento de abuso de substâncias, é um exemplo de fator sociocultural que reduz ou elimina o risco de suicídio.
II. Sabe-se que, no nascimento de uma criança com necessidades educacionais especiais, a família passa por diferentes fases de enfrentamento, como a fase de choque, que ocorre muito antes da família receber a notícia de que a criança tem uma deficiência.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Melhorar a comunicação e as relações entre os membros da família é um dos objetivos da terapia familiar.
II. A gravidez na adolescência pode trazer riscos para o desenvolvimento saudável do feto que vai nascer.
I. A violência psicológica contra a pessoa idosa inclui ações como chantagem e isolamento de amigos e familiares.
II. Conscientizar o indivíduo da importância de sua participação e responsabilidade nos grupos em que está inserido, como a família, a escola, o trabalho e a sociedade, não é uma das finalidades da psicologia escolar.
I. A participação do psicólogo na equipe multidisciplinar da instituição de ensino permite respaldá-la com conhecimentos e experiências empíricas desatualizadas na tomada de decisões no ambiente escolar.
II. Ao construir seu entendimento sobre novos conhecimentos, a criança tenta se adaptar ao mundo que a cerca.
I. As crianças e adolescentes, no ambiente escolar, deparam-se com diversos conceitos e premissas relacionadas com o próprio desenvolvimento pessoal, motor e social. Assim, no contexto educacional, o psicólogo deve propor ações que favorecem a construção de uma concepção do fracasso do aluno nas atividades escolares como algo individual, de responsabilidade exclusiva do discente, que deve ser evitado, pois causa decepção aos pais, aos professores e à comunidade como um todo.
II. A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes.
I. A gravidez é um processo que corresponde a um período, definido temporalmente, que medeia a concepção e o parto.
II. Para Piaget, o período sensório-motor é de fundamental importância para o desenvolvimento cognitivo.
I. As avaliações psicológicas não têm um limite em relação ao que é possível entender e prever. Ainda que as avaliações psicológicas estejam calcadas em métodos cientificamente sustentados, elas dificilmente chegam a respostas mais confiáveis que opiniões leigas no assunto ou o puro acaso.
II. A Educação Permanente em Saúde parte do pressuposto da aprendizagem significativa e problematizadora.
I. Favorecer mudanças construtivas de forma a harmonizar o ambiente familiar é um dos objetivos da terapia familiar.
II. Contribuir com o desenvolvimento de técnicas inclusivas para alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou comportamentais é uma atividade vedada ao psicólogo na equipe multidisciplinar da instituição de ensino.
I. O psicólogo deve trabalhar visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades.
II. No atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar, a autoridade policial não deverá acompanhar a ofendida para assegurar a retirada de seus pertences do local da ocorrência ou do domicílio familiar.
I. É muito importante que a futura mamãe tenha um acompanhamento médico pré-natal, que são orientações psicológicas e de assistência, pois a decisão de ter um filho envolve a iniciativa de novas atitudes e responsabilidades.
II. A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações, análise de documentos. A testagem psicológica, portanto, não deve ser considerada uma etapa da avaliação psicológica, pois implica a utilização de testes psicológicos de diferentes tipos.
Recuperar senha