Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Cargo: Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Ciências x
#119879
Concurso
SME - São Paulo-SP
Cargo
Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Ciências
Banca
FGV
Matéria
Biologia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Para os alunos se iniciarem no estudo de células, uma boa proposta é fazer a observação de fatias de cortiça ao microscópio óptico, como Robert Hooke fez no passado.

Para que um aluno possa refazer a observação de Hooke, o professor deve recomendar que

#119878
Concurso
SME - São Paulo-SP
Cargo
Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Ciências
Banca
FGV
Matéria
Biologia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

O professsor apresentou a tabela a seguir em que está representado o tamanho de uma população de lêvedo (Sccharomyces cerevisiae) que teve início quando uma população de 10 indivíduos foi colocada em um meio de cultura adequado.

Simulado SME – SP | Professor de Ensino Fundamental II e Médio – Biologia B



Após analisar os dados da tabela, os alunos concluíram que, para essa população, a capacidade limite do ambiente está localizada próxima de

#119877
Concurso
SME - São Paulo-SP
Cargo
Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Ciências
Banca
FGV
Matéria
Biologia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A figura a seguir mostra quatro fases (fora de escala) de vida do mosquito Aedes aegypti.

Simulado SME – SP | Professor de Ensino Fundamental II e Médio – Biologia A

A figura pode ser utilizada em uma aula para que os alunos percebam que, no combate a esse ou a qualquer outro tipo de mosquito,

I. o uso de inseticidas e o de raquetes elétricas é pouco significativo, porque só combate a forma de vida 2.

II. a eliminação de criadouros só combate as formas de vida 1 e 3.

III. a eliminação de criadouros e a raspagem das bordas de criadouros combatem a forma 4.

Está correto o que se afirma em

#119876
Concurso
SME - São Paulo-SP
Cargo
Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Ciências
Banca
FGV
Matéria
Biologia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Dentre as diferentes definições de Ciências, destacamos as três a seguir:

1. Maneira muito eficiente e privilegiada de conhecer o mundo e como ele funciona.

2. Conhecimento confiável que, após gerado, passa pelo crivo de uma comunidade erudita, que o chancela.

3. O discurso que determinada sociedade constrói em determinado tempo, para cumprir certas funções e refletir seus valores, mas não necessariamente como o mundo é.

Caso as definições acima sejam adotadas como orientação para o ensino de Ciências, analise as afirmativas a seguir.

I. A definição 1 conduz a um ensino de Ciências que aponta para o entendimento.

II. A definição 2 conduz a um ensino de Ciências que aponta para o entendimento, mas passando pela aprovação de uma sociedade, como a formada pelos participantes da sala de aula.

III. A definição 3 conduz a um ensino de Ciências que se caracteriza pelo conteudismo, isto é, por uma lista de conhecimentos a serem atingidos pela memorização.

Está correto o que se afirma em

    #119875
    Concurso
    SME - São Paulo-SP
    Cargo
    Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Ciências
    Banca
    FGV
    Matéria
    Biologia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Uma metodologia de ensino de Ciências se configura em três dimensões:

    I. Metodologia relacionada aos conhecimentos necessários à sala de aula.

    II. Metodologia relacionada à geração do conhecimento e à socialização no âmbito da sociedade.

    III. Metodologia relacionada ao arranjo político-social no qual a sala de aula e a escola estão inseridas.

    Assinale a opção que indica, respectivamente, as três dimensões acima citadas