(1,0)
As disciplinas de Ciências e de Biologia, algumas ou muitas vezes, não despertam muito interesse nos alunos, isso devido à utilização de uma nomenclatura considerada complexa em sala de aula. O professor terá que fazer uma transposição didática de forma adequada, devendo usar, também, variadas estratégias de recursos didáticos atualizados. Tais recursos deverão ser: jogos lúdicos, oficinas com temas diversos, práticas de laboratório, filmes com foco nas aulas ministradas e saídas de campo. Tudo isso deverá ampliar a compreensão dos alunos para a construção do conhecimento mais embasado. Sobre esses recursos, aquele que desperta maior interesse pelos alunos em qualquer escola, está indicado na alternativa
No ensino-aprendizagem das Ciências Biológicas, isso é de grande importância o desenvolvimento de posturas e valores correlatos às relações entre os seres humanos; entre eles e o meio ambiente; entre o ser humano e o conhecimento adquirido em sala de aula. Com isso, teremos contribuído para uma educação voltada à formação de pessoas mais focadas, sensíveis e mais solidárias. Elas serão cidadãs conscientes dos processos e das regularidades do mundo e da vida. Assim, serão mais capazes de
Para Krasilchik (2008, p. 184), [...], pelas suas difíceis condições de trabalho, os docentes preferem os livros que exigem menos esforço e que reforçam uma metodologia autoritária e um ensino teórico [...]. O docente, por falta de autoconfiança, de preparo ou por comodismo, restringe-se a apresentar aos alunos, com o mínimo de modificações, o material previamente elaborado por autores que são aceitos como autoridades. Apoiado em material planejado por outros e produzido industrialmente, o professor abre mão de sua autonomia e liberdade, tornando-se simplesmente um
A falta de saneamento básico em algumas cidades pode interferir no aprendizado de estudantes de escolas públicas brasileiras. Esses alunos, sem acesso à água e esgotos tratados, podem contrair doenças frequentes, alterando a qualidade de vida. Com isso, poderá afetar os reflexos neurológicos imediatos que irão interferir no rendimento escolar dia a dia. Sabemos que a educação pode contribuir com a qualidade do saneamento básico na cidade. A maioria dos materiais jogados fora pode ser reciclado. Contudo, numa casa, o material, que mais polui a água que desce nas tubulações de esgoto da cozinha, se dá pelo lançamento de
A aplicação de jogos lúdicos em sala de aula é um recurso didático, que desenvolve, no aluno, o raciocínio; a iniciativa; a atenção; a curiosidade e o interesse, deixando-o concentrado na atividade de ensino-aprendizagem. Com isso, aguça o senso de responsabilidade individual e em grupo, colocando-o em situações de cooperação para a ajuda mútua. Para FORTUNA, 2003, a utilização desses jogos lúdicos faz com que os alunos
Recuperar senha