Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Cargo: Professor de Engenharia Ambiental x
#51587
Concurso
IFPA
Cargo
Professor de Engenharia Ambiental
Banca
FADESP
Matéria
Meio Ambiente
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Analise os itens a seguir com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental:

I. abordagem curricular que enfatize a natureza como fonte de vida e relacione a dimensão ambiental à justiça social, aos direitos humanos, à saúde, ao trabalho, ao consumo, à pluralidade étnica, racial, de gênero, de diversidade sexual, e à superação do racismo e de todas as formas de discriminação e injustiça social.

II. aprofundamento do pensamento crítico-reflexivo mediante estudos científicos, socioeconômicos, políticos e históricos a partir da dimensão socioambiental, valorizando a participação, a cooperação, o senso de justiça e a responsabilidade da comunidade educacional em contraposição às relações de dominação e exploração presentes na realidade atual.

III. incentivo à pesquisa e à apropriação de instrumentos pedagógicos e metodológicos que aprimorem a prática discente e docente e a cidadania ambiental.

IV. estímulo à constituição de instituições de ensino como espaços educadores sustentáveis, integrando proposta curricular, gestão democrática, edificações, tornando-as referências de sustentabilidade socioambiental.

A Educação Ambiental nas instituições de ensino deve contemplar o que expressa os itens

 

 

#51586
Concurso
IFPA
Cargo
Professor de Engenharia Ambiental
Banca
FADESP
Matéria
Meio Ambiente
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

NÃO é um princípio da educação ambiental o(a)

#51585
Concurso
IFPA
Cargo
Professor de Engenharia Ambiental
Banca
FADESP
Matéria
Meio Ambiente
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Com base na Política Nacional de Educação Ambiental, analise as afirmativas a seguir.

I. A educação ambiental deve ser desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal.

II. A educação ambiental deve ser implantada como disciplina específica no currículo de ensino formal.

III. Nos cursos de pós-graduação, é obrigatória a criação de disciplina específica relativa à educação ambiental.

IV. A dimensão ambiental deve constar dos currículos de formação de professores, em todos os níveis e em todas as disciplinas.

 

São verdadeiras as afirmativas

 

#51584
Concurso
IFPA
Cargo
Professor de Engenharia Ambiental
Banca
FADESP
Matéria
Meio Ambiente
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Será declarada Área Contaminada sob Investigação (AI), pelo órgão ambiental competente, aquela em que

#51583
Concurso
IFPA
Cargo
Professor de Engenharia Ambiental
Banca
FADESP
Matéria
Meio Ambiente
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

A avaliação inicial, realizada com base nas informações históricas disponíveis e inspeção do local, com o objetivo principal de encontrar evidências, indícios ou fatos que permitam suspeitar da existência de contaminação na área, denomina-se

#51582
Concurso
IFPA
Cargo
Professor de Engenharia Ambiental
Banca
FADESP
Matéria
Meio Ambiente
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

É uma alteração do solo de caráter químico a

#51581
Concurso
IFPA
Cargo
Professor de Engenharia Ambiental
Banca
FADESP
Matéria
Meio Ambiente
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Segundo a concentração de substâncias químicas, devem ser enquadrados como Classe 2 os solos que apresentam concentrações de

#51580
Concurso
IFPA
Cargo
Professor de Engenharia Ambiental
Banca
FADESP
Matéria
Meio Ambiente
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

A etapa do processo de identificação de áreas contaminadas que tem como objetivo principal confirmar ou não a existência de substâncias de origem antrópica nas áreas suspeitas, no solo ou nas águas subterrâneas, em concentrações acima dos valores de investigação, é denominada

#51579
Concurso
IFPA
Cargo
Professor de Engenharia Ambiental
Banca
FADESP
Matéria
Meio Ambiente
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

As partículas inaláveis são consideradas aquelas com diâmetro aerodimâmico (Da)

#51578
Concurso
IFPA
Cargo
Professor de Engenharia Ambiental
Banca
FADESP
Matéria
Meio Ambiente
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Considere as medidas para o controle da poluição do ar:
I. remoção das fontes; II. localização adequada das fontes; III. melhoria dos processos de combustão; IV. instalação de equipamentos de retenção de poluentes nas fontes.
São medidas de caráter corretivo as expressas em

#51577
Concurso
IFPA
Cargo
Professor de Engenharia Ambiental
Banca
FADESP
Matéria
Meio Ambiente
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Uma indústria emite para a atmosfera particulados muito finos em temperatura muito alta. Nessa situação o dispositivo de controle de poluição mais apropriado é

#51576
Concurso
IFPA
Cargo
Professor de Engenharia Ambiental
Banca
FADESP
Matéria
Meio Ambiente
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

O padrão primário de qualidade do ar para partículas totais em suspensão é a concentração média geométrica anual de __________ microgramas por metro cúbico de ar e concentração média de 24 (vinte e quatro) horas de ____________ microgramas por metro cúbico de ar, que não deve ser excedida mais de uma vez por ano.
Os valores que preenchem as lacunas do enunciado são, respectivamente,

#51575
Concurso
IFPA
Cargo
Professor de Engenharia Ambiental
Banca
FADESP
Matéria
Meio Ambiente
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

As áreas do território nacional devem ser enquadradas de acordo com a classificação de usos pretendidos, a fim da não deterioração significativa da qualidade do ar. Referente a essa política, é correto afirmar que devem ser enquadradas como Classe II as áreas

#51574
Concurso
IFPA
Cargo
Professor de Engenharia Ambiental
Banca
FADESP
Matéria
Meio Ambiente
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Considere os seguintes resíduos:
I. areia de fundição; II. sucata de metais ferrosos; III. aparas provenientes de couros curtidos ao cromo; IV. borra neutra proveniente do processo de rerrefino de óleos lubrificantes usados.
São classificados como resíduos Classe I, conforme a NBR 10.004:2004, os resíduos

#51573
Concurso
IFPA
Cargo
Professor de Engenharia Ambiental
Banca
FADESP
Matéria
Meio Ambiente
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Analise as seguintes atividades:
I. estabelecimento comercial que gere resíduos perigosos; II. limpeza urbana; III. empresa de construção civil; IV. aeroporto.
De acordo com a PNRS, estão sujeitas à elaboração de plano de gerenciamento de resíduos sólidos (PGRS) as atividades