Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Cargo: Professor de Educação Infantil x
#137069
Concurso
Prefeitura de Rio Branco-AC
Cargo
Professor de Educação Infantil
Banca
IBADE
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Conforme Vygostky:

I. a escrita tem início com os gestos, é o signo visual inicial que contém a futura escrita da criança.

II. a segunda esfera de atividades que une os gestos e a linguagem escrita é a dos jogos das crianças.

III. o brinquedo simbólico das crianças pode ser entendido como um sistema pouco complexo de 'fala' através de gestos que comunicam e indicam os significados dos objetos usados para brincar.

IV. a brincadeira de faz-de-conta é considerada como um dos grandes contribuidores para o desenvolvimento da linguagem escrita - que é um sistema de simbolismo da segunda ordem.

V. as brincadeiras são consideradas atividades importantes na educação da criança, uma vez que permitem o desenvolvimento afetivo, motor, cognitivo, social e moral.

Estão corretos apenas:

#137068
Concurso
Prefeitura de Rio Branco-AC
Cargo
Professor de Educação Infantil
Banca
IBADE
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, para que as aprendizagens infantis ocorram com sucesso, é preciso que o professor considere, na organização do trabalho educativo:

#137067
Concurso
Prefeitura de Rio Branco-AC
Cargo
Professor de Educação Infantil
Banca
IBADE
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Muitas das pautas culturais e saberes socialmente constituídos são aprendidos por meio do contato direto ou indireto com atividades diversas, que ocorrem nas diferentes situações de convívio social das quais as crianças participam no âmbito familiar e cotidiano.

Outras aprendizagens, no entanto, dependem de situações educativas criadas especialmente para que ocorram. O planejamento dessas situações envolve a seleção de conteúdos específicos a essas aprendizagens.

Nessa perspectiva, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil os conteúdos abrangem:

I. procedimentais que se referem ao saber fazer, relaciona-se a um percurso de tomada de decisões.

II. atitudinais tratam dos valores, das normas e das atitudes.

III. conceituais dizem respeito ao conhecimento de conceitos, fatos e princípios, objetivando apenas a construção passiva do conhecimento.

Está correto apenas o que se afirma em:

#137066
Concurso
Prefeitura de Rio Branco-AC
Cargo
Professor de Educação Infantil
Banca
IBADE
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Sobre espaço físico e recursos materiais, pode-se afirmar que:

I. deve propiciar condições para que as crianças possam usufruí-lo em benefício do seu desenvolvimento e aprendizagem.

II. seja versátil e permeável à sua ação, sujeito às modificações propostas pelas crianças e pelos professores em função das ações desenvolvidas.

III. deve ser pensado e arranjado de forma que não haja mudanças haja vista a necessidade de a criança sentir-se segura em um lugar em que tudo está no mesmo lugar.

IV. os materiais constituem um instrumento importante para o desenvolvimento da tarefa educativa, uma vez que são um meio que auxilia a ação das crianças.

V. os brinquedos e demais materiais, para segurança da integridade física da criança, devem estar dispostos de forma inacessível.

Está correto apenas o que se afirma em:

#137065
Concurso
Prefeitura de Rio Branco-AC
Cargo
Professor de Educação Infantil
Banca
IBADE
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Embora as crianças desenvolvam suas capacidades de maneira heterogênea, a educação tem por função criar condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças, considerando, também, as possibilidades de aprendizagem que apresentam nas diferentes faixas etárias. Para que isso ocorra, faz-se necessário uma atuação que propicia o desenvolvimento de capacidades. As capacidades associadas ao desenvolvimento dos recursos para pensar, o uso e apropriação de formas de representação e comunicação envolvendo resolução de problemas são as de:

#101390
Concurso
Prefeitura de Ananindeua-PA
Cargo
Professor de Educação Infantil
Banca
CETAP
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Identifique o que é correto afirmar sobre o cotidiano na construção do conhecimento histórico.

#101389
Concurso
Prefeitura de Ananindeua-PA
Cargo
Professor de Educação Infantil
Banca
CETAP
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Em relação à leitura pelo professor e ao reconto pelas crianças de histórias infantis na pré-escola, pode-se afirmar que:

#101388
Concurso
Prefeitura de Ananindeua-PA
Cargo
Professor de Educação Infantil
Banca
CETAP
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A respeito da corporeidade e aprendizagem, observe a relação de complementariedade de sentido entre as duas declarações (PARENTE, 2000, p. 99).

I- O corpo é a experiência atual; o corpo vê, o corpo sente o que se passa agora e relaciona na hora, de maneira a acomodar-se do ponto de vista psicomotor.

Por outro lado,

II- O corpo é a caixa de ressonância dos afetos; ou seja, ao mesmo tempo que se produz uma coordenação psicomotora, se produz também uma ressonância afetiva, de prazer, de desprazer, de medo, associada à coordenação e que irá ser produzida conjuntamente

#101387
Concurso
Prefeitura de Ananindeua-PA
Cargo
Professor de Educação Infantil
Banca
CETAP
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Sobre a rotina da aula, relatada pela professora, pode-se afirmar que:

Na aula de hoje descobrimos “que o corrimão esquenta onde bate sol e fica frio onde ele não chega. Isso graças ao Welton e ao Diego, que reclamaram de calor: Tá quente, Neide’, quando iam se apoiar para descer. Então, resolvemos fazer a comparação e chegamos à conclusão de que esquenta por causa do sol. Há tempo, as crianças comentam quando está quente, mas só hoje fomos observar com mais intencionalidade e conversara respeito com elas”.

(CARVALHO, Silvia Pereira de et al (orgs). Bem-vindo, mundo! Criança, cultura e formação de educadores. São Paulo: Peirópolis, 2006, p. 162.)

#101386
Concurso
Prefeitura de Ananindeua-PA
Cargo
Professor de Educação Infantil
Banca
CETAP
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Em relação ao lúdico na aprendizagem da criança, não se pode afirmar que:

#101385
Concurso
Prefeitura de Ananindeua-PA
Cargo
Professor de Educação Infantil
Banca
CETAP
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Observe as assertivas sobre o cotidiano na construção do conhecimento geográfico e a relação entre ambas.

I- A Geografia aborda a organização espacial como objeto de estudo sem se preocupar com o espaço no qual os sujeitos interagem.

Por conseguinte,

II- as interações dos alunos com o seu ambiente, assim como suas experiências vividas, devem ser levadas em consideração, a fim de analisar na sala de aula as práticas efetivas do cotidiano dos homens.

#101384
Concurso
Prefeitura de Ananindeua-PA
Cargo
Professor de Educação Infantil
Banca
CETAP
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Analise as assertivas acerca do desenvolvimento da noção de espaço pela criança e marque a alternativa correta.

I- O desenvolvimento da noção espacial nas crianças condiciona sua localização no ambiente.

II- Ao desenvolver a noção espacial, a criança cria a ideia de sua dimensão corporal.

III- Até 2 anos de idade, a noção de espaço se refere às possibilidades de deslocamento.

IV- De 2 a 6 anos de idade, a criança entende o espaço concreto dos lugares que frequenta.

V- Os passeios estimulam na criança o desenvolvimento do conceito de espaço.

#101383
Concurso
Prefeitura de Ananindeua-PA
Cargo
Professor de Educação Infantil
Banca
CETAP
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

No que se refere ao desenvolvimento de noções pela criança, assinale a alternativa com a palavra que completa adequadamente a lacuna do trecho seguinte:

“A compreensão da noção de _______ é essencial para a compreensão da História que supõe essa noção, sob o duplo aspecto da avaliação da duração e da seriação dos acontecimentos. Essa noção ajuda as crianças na compreensão do passado, no entanto, inicialmente, as crianças veem o passado com os olhos do presente.”

#101382
Concurso
Prefeitura de Ananindeua-PA
Cargo
Professor de Educação Infantil
Banca
CETAP
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Analise as assertivas sobre a construção dos conhecimentos científicos pela criança e assinale a alternativa correta.

I- A ciência, como constructo intelectual, promove o desenvolvimento infantil e contribui significativamente para o desenvolvimento de outras áreas, como a da linguagem e da matemática.

II- As idéias das crianças sobre o mundo que as rodeia são construídas durante os primeiros anos de escolarização, não ensinar Ciências às crianças pode privá-las de um contato mais sistematizado com a realidade.

III- Trabalhar as descobertas e os conhecimentos científicos com as crianças, de forma individualizada, evidencia que sua construção ocorre em um processo conjunto, envolvendo alunos, professor e outros possíveis sujeitos.

IV- Cabe ao professor, no contexto escolar, fazer conexões entre os conhecimentos prévios das crianças (conceitos cotidianos) e os conteúdos a serem explorados nos seus diferentes graus de complexidades (conceitos científicos).

#101381
Concurso
Prefeitura de Ananindeua-PA
Cargo
Professor de Educação Infantil
Banca
CETAP
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Leia as duas asserções sobre a construção dos conhecimentos matemáticos pela criança e observe a relação entre elas.

I- Na Educação Infantil, o ensino da matemática deve abordar o desenvolvimento do conhecimento numérico, do saber contar e registrar, das noções de espaço, tempo, medida, forma e quantidade, da resolução de problemas em situações do dia a dia da criança.

PORTANTO

II- Esses conhecimentos devem ser selecionados pelo professor levando em conta os conhecimentos que as crianças possuem com vistas a ampliá-los cada vez mais por meio de jogos, brincadeiras, músicas e desenhos.