Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular
- #50316
- Concurso
- SEDUC-CE
- Cargo
- Professor de Educação Física
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0)
Para dividir a turma em dois grupos e organizar as atividades de aula, utiliza-se com frequência o método em que dois alunos são escalados para escolher os demais, um por um, até que todos sejam escolhidos. Uma das consequências mais comuns dessa estratégia pedagógica é a exposição de alunos excluídos pelos colegas.
Considerando que, a fim de eliminar o constrangimento diante do fato de existir alunos escolhidos por último, um professor dividiu a turma em dois grupos, fazendo uma fila por ordem de tamanho. Em seguida, enumerou-os e pediu para que se agrupem em números pares e ímpares. Com essa estratégia pedagógica, o professor obteve como resultado
- #50315
- Concurso
- SEDUC-CE
- Cargo
- Professor de Educação Física
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0)
Um professor tem balizas de futsal e pretende ensinar o handebol fazendo com que seus alunos vivenciem o jogo de modo o mais próximo possível das regras oficiais. Entretanto, só dispõe das dimensões e das linhas oficiais da quadra do basquetebol como espaço para as aulas. A melhor adaptação que ele pode fazer, além de utilizar as linhas limítrofes, é
- #50314
- Concurso
- SEDUC-CE
- Cargo
- Professor de Educação Física
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0)
Em comparação com o handebol, a iniciação ao voleibol no ensino fundamental oferece dificuldades para que os alunos alcancem a dinâmica do jogo, principalmente por
- #50313
- Concurso
- SEDUC-CE
- Cargo
- Professor de Educação Física
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0)
A cada nova unidade de ensino, o professor de uma turma de educação física do sexto ano de escola pública organiza uma eleição entre os alunos, a fim de selecionar a atividade a ser trabalhada.
Com relação a essa situação hipotética, e tendo em conta a intenção do professor de democratizar a seleção dos conteúdos, o problema dessa iniciativa está em
- #50312
- Concurso
- SEDUC-CE
- Cargo
- Professor de Educação Física
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0)
Nas aulas de educação física, os jogos populares trazidos para as escolas pelos alunos
- #50311
- Concurso
- SEDUC-CE
- Cargo
- Professor de Educação Física
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0)
Inserir o futebol como conteúdo exclusivo ou hegemônico nas aulas de educação física
- #50310
- Concurso
- SEDUC-CE
- Cargo
- Professor de Educação Física
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0)
Os educadores precisam estar atentos aos rituais escolares para que ali não se corra o risco de a educação conservar, valorizar e perpetuar padrões de comportamento diferenciados entre os sexos. Dessa forma, transfere-se para a escola todas as expectativas de resistência e superação de padrões relacionados a gênero, raça e classe, pensando na invenção de novos comportamentos que demarquem novos arranjos sociais e culturais em uma ação entre meninos e meninas.Pereira Mourão. Identificações de gênero: jogando e brincando em universos divididos. Motriz, Rio Claro, v. 11, n.º 3, p. 205-10, set./dez. 2005 (com adaptações).
A fim de contribuir para o processo de equidade de gênero na sociedade contemporânea, o professor de educação física, no plano de curso anual, deve
- #50309
- Concurso
- SEDUC-CE
- Cargo
- Professor de Educação Física
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0)
Na pré-escola e nas primeiras séries do ensino fundamental, o professor deve observar aspectos do desenvolvimento da percepção visual infantil, como a percepção de profundidade. Nesse sentido, para o treinamento da interceptação de objetos, o professor pode manipular fatores do ambiente, como
- #50308
- Concurso
- SEDUC-CE
- Cargo
- Professor de Educação Física
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0)
Durante um jogo de decisão de um campeonato escolar, um aluno fez um gol, nos minutos finais do jogo, utilizando-se da mão. O juiz do jogo não percebeu a infração e confirmou como válido o gol que conferiu o título à turma. Posteriormente, ao ser perguntado se ele colocou a mão na bola, o aluno respondeu "- Não importa, o importante é que estou me sentindo muito querido pela nossa torcida".
Considerando a situação hipotética apresentada, é correto afirmar que, conforme a teoria de desenvolvimento moral de Kohlberg, o comportamento desse aluno é típico do estágio de crescimento moral correspondente ao
- #50307
- Concurso
- SEDUC-CE
- Cargo
- Professor de Educação Física
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0)
Com base nos dados de crescimento físico na adolescência o professor pode acompanhar e avaliar o desenvolvimento de seus alunos. Na adolescência, a velocidade de crescimento em estatura ocorre em três fases: início de aceleração, velocidade de pico e desaceleração. A fase de início de aceleração principia
- #50306
- Concurso
- SEDUC-CE
- Cargo
- Professor de Educação Física
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0)
De acordo com a visão desenvolvimentista, o conjunto de mudanças que acontecem no comportamento motor humano, ao longo do tempo, ocorre desde o nascimento até
- #50305
- Concurso
- SEDUC-CE
- Cargo
- Professor de Educação Física
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0)
Na abordagem dinâmica da aprendizagem, a interação entre as restrições relacionadas ao indivíduo, à tarefa e ao ambiente são referenciais importantes para a ação do professor. Nesse sentido, para facilitar a aprendizagem, o professor pode manipular os fatores da tarefa
- #50304
- Concurso
- SEDUC-CE
- Cargo
- Professor de Educação Física
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0)
Considere que um professor seja o responsável pelo treinamento dos alunos da 7.ª e da 8.ª séries que compõem a equipe de futebol de uma escola. Nessa situação, para que os alunos estejam fisicamente preparados para a variabilidade das situações de jogo, o professor deve estruturar os treinos
- #50303
- Concurso
- SEDUC-CE
- Cargo
- Professor de Educação Física
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0)
A prática e o feedback são elementos fundamentais para a aprendizagem, logo a estrutura da prática deve ser considerada por quem ensina habilidades motoras. Desse modo, considere que seu aprendiz desconheça a habilidade a ser aprendida. Nessa situação, nas primeiras sessões, uma prática efetiva para que ele apreenda o movimento é a prática