Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Cargo: Professor de Educação Física x
#124624
Concurso
Prefeitura de Santa Rita-PB
Cargo
Professor de Educação Física
Banca
FACET
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Atualmente coexistem na área várias concepções pedagógicas, todas elas tendo em comum a tentativa de romper com o modelo anterior, fruto de uma etapa recente da Educação Física. Estas abordagens resultam da articulação de diferentes teorias psicológicas, sociológicas e concepções filosóficas. Nesse sentido, qual ou quais autor(es) serve(em) de base para a Abordagem Crítico-emancipatória?

#124623
Concurso
Prefeitura de Santa Rita-PB
Cargo
Professor de Educação Física
Banca
FACET
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A Educação Física é uma disciplina que trata pedagogicamente, na escola, do conhecimento de uma área denominada de cultura corporal. O conteúdo jogo está presente nessa área de conhecimento e a sua abordagem no 2º ciclo de ensino implica em:

    #124619
    Concurso
    Prefeitura de Santa Rita-PB
    Cargo
    Professor de Educação Física
    Banca
    FACET
    Matéria
    Educação Física
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    “O jogo (brincar e jogar são sinônimos em diversas línguas) é uma invenção do homem, um ato em que sua intencionalidade e curiosidade resultam num processo criativo para modificar, imaginariamente, a realidade e o presente.” A respeito desse conteúdo, segundo o Coletivo de Autores (2012), é correto afirmar:
    I. O jogo deve ser entendido como “fator de desenvolvimento”, por estimular a criança no exercício do pensamento. II. O jogo satisfaz necessidades das crianças, especialmente a necessidade de “ação”. III. Quanto mais rígidas são as regras dos jogos, maior é a exigência de atenção da criança e de regulação da sua própria atividade, tornando o jogo tenso. IV. Ao selecionar os jogos a serem realizados é importante considerar a memória lúdica da comunidade em que o aluno vive.

    Está(ão) correta(s):

    #124617
    Concurso
    Prefeitura de Santa Rita-PB
    Cargo
    Professor de Educação Física
    Banca
    FACET
    Matéria
    Educação Física
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    “O jogo tem sido privilegiado nessa proposta, considerado seu principal conteúdo, porque, enquanto joga ou brinca, a criança aprende em um ambiente lúdico e prazeroso. Já a avaliação caminha no sentido de se evitar punições, com ênfase no processo de auto avaliação.” Na passagem acima, Darido (2011) refere-se a características centrais de qual abordagem pedagógica?

      #124614
      Concurso
      Prefeitura de Santa Rita-PB
      Cargo
      Professor de Educação Física
      Banca
      FACET
      Matéria
      Educação Física
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0)

      “Devemos ensinar aos alunos como ser céticos em relação ao que assistem na TV. Para isso, eles devem confrontar as informações vinculadas com outras fontes e diferenciar o que são fatos e o que são opiniões nos meios de comunicação.” Na afirmação acima, Betti (1997) explicita uma das etapas que ele elaborou para auxiliar o docente no desenvolvimento do entendimento crítico da mídia durante as aulas de Educação Física. A passagem faz referência a qual dessas etapas?

        #124612
        Concurso
        Prefeitura de Santa Rita-PB
        Cargo
        Professor de Educação Física
        Banca
        FACET
        Matéria
        Educação Física
        Tipo
        Múltipla escolha
        Comentários
        Seja o primeiro a comentar
        fácil

        (1,0)

        A dança é considerada como um conteúdo presente na perspectiva da Cultura Corporal. Tendo como base o livro Metodologia do ensino da Educação Física, quais as implicações deste conteúdo no 3º ciclo de ensino?

        #124610
        Concurso
        Prefeitura de Santa Rita-PB
        Cargo
        Professor de Educação Física
        Banca
        FACET
        Matéria
        Educação Física
        Tipo
        Múltipla escolha
        Comentários
        Seja o primeiro a comentar
        fácil

        (1,0)

        Sobre o trato pedagógico com o conteúdo futebol nas aulas de Educação Física, analise as afirmativas a seguir.
        I. Compreender o futebol enquanto espetáculo esportivo. II. O professor deve demonstrar o poder do esporte enquanto fenômeno cultural que inebria as massas. III. O aluno deve entender o futebol, também enquanto jogo, aprender as suas normas, regras e exigências físicas, técnicas e táticas. IV. O aluno deve perceber o “jogo” que existe entre o poder econômico e o poder esportivo.

        Está(ão) correta(s):

        #124608
        Concurso
        Prefeitura de Santa Rita-PB
        Cargo
        Professor de Educação Física
        Banca
        FACET
        Matéria
        Educação Física
        Tipo
        Múltipla escolha
        Comentários
        Seja o primeiro a comentar
        fácil

        (1,0)

        Segundo Darido (2003), os objetivos e as propostas educacionais da Educação Física foram se modificando ao longo deste último século, e todas estas tendências, de algum modo, ainda hoje influenciam a formação do profissional e as práticas pedagógicas dos professores de Educação Física. Analise as alternativas a seguir.
        I. A inclusão da Educação Física oficialmente na escola ocorreu no Brasil ainda no século XIX, em 1851, com a reforma Couto Ferraz. II. Em reforma realizada por Rui Barbosa, em 1882, houve uma recomendação para que a ginástica fosse obrigatória para os homens e que fosse oferecida para as Escolas Normais. III. A partir de meados da década de 30, a concepção dominante na Educação Física era calcada na concepção pedagogicista. IV. No início do século passado, em função da necessidade de sistematizar a ginástica na escola, surgem os métodos ginásticos.

        Está(ão) correta(s):

        #124604
        Concurso
        Prefeitura de Santa Rita-PB
        Cargo
        Professor de Educação Física
        Banca
        FACET
        Matéria
        Educação Física
        Tipo
        Múltipla escolha
        Comentários
        Seja o primeiro a comentar
        fácil

        (1,0)

        “Tem por finalidade democratizar e gerar cultura pelo movimento de expressão do indivíduo em ação como manifestação social e de exercício crítico da cidadania, evitando a exclusão e a competitividade exacerbada.” A passagem acima retrata um dos aspectos sobre os quais Tubino (2001) classificou as manifestações esportivas. De acordo com a afirmação, assinale a alternativa correta

        #124603
        Concurso
        Prefeitura de Santa Rita-PB
        Cargo
        Professor de Educação Física
        Banca
        FACET
        Matéria
        Educação Física
        Tipo
        Múltipla escolha
        Comentários
        Seja o primeiro a comentar
        fácil

        (1,0)

        Sobre a história da ginástica, analise as afirmativas a seguir.

        I. Na Roma antiga, os exercícios físicos apresentavam três distintas características no tempo. Primeiro militar, depois guerreira e, por último, espetacular.

        II. Na Idade Moderna, com o Renascimento, inicia-se a preocupação com a educação. É desse período a obra Da Arte Ginástica, que apresenta informações sistematizadas de exercícios físicos/ginástica.

        III. As obras na Idade Moderna destacavam a importância dos exercícios físicos naturais, ao ar livre, como forma de desenvolver as capacidades físicas e espirituais, constituindo a educação da criança e do jovem.


        Está(ão) correta(s):

        #124599
        Concurso
        Prefeitura de Santa Rita-PB
        Cargo
        Professor de Educação Física
        Banca
        FACET
        Matéria
        Educação Física
        Tipo
        Múltipla escolha
        Comentários
        Seja o primeiro a comentar
        fácil

        (1,0)

        Segundo o Coletivo de Autores, nos Ciclos de escolarização, os conteúdos de ensino são tratados simultaneamente, construindo-se referências que vão se ampliando no pensamento do aluno de forma espiralada, desde o momento da constatação de um ou vários dados da realidade, até interpretá-los, compreendê-los e explica-los. De acordo com a organização e características dos ciclos de ensino propostos pelo Coletivo de Autores (2009), assinale a alternativa incorreta.

        #124598
        Concurso
        Prefeitura de Santa Rita-PB
        Cargo
        Professor de Educação Física
        Banca
        FACET
        Matéria
        Educação Física
        Tipo
        Múltipla escolha
        Comentários
        Seja o primeiro a comentar
        fácil

        (1,0)

        A respeito da capoeira nas aulas de Educação Física, analise as afirmativas a seguir.
        I. A transformação da capoeira em mais uma modalidade esportiva é benéfica para a disseminação de seu conteúdo e o aumento do número de praticantes. II. A Educação Física escolar deve focar principalmente nos aspectos técnicos da capoeira, como foi feito com o judô, favorecendo o aparecimento de atletas de alto desempenho. III. Em seu conjunto de gestos, a capoeira expressa, de forma explícita, a “voz” do oprimido em sua relação com o opressor.

        Está(ão) correta(s):

        #124597
        Concurso
        Prefeitura de Santa Rita-PB
        Cargo
        Professor de Educação Física
        Banca
        FACET
        Matéria
        Educação Física
        Tipo
        Múltipla escolha
        Comentários
        Seja o primeiro a comentar
        fácil

        (1,0)

        “As lutas estiveram sempre presentes na história da humanidade e foram identificadas por atitudes ligadas as técnicas de ataque e defesa, com objetivo de autoproteção ou militar. No seu desenvolvimento, valores foram atrelados a seu contexto, oriundos ora de religiões, ora do movimento esportivo e olímpico.” De acordo com Darido (2011), analise as alternativas a seguir.
        I. O Karatê surgiu nos mosteiros hindus da Idade Média no Japão. II. O Kung Fu tem sua técnica baseada no movimento dos animais e da natureza. III. O Judô foi idealizado em 1882 por Jigoro Kano no Japão.

        Está(ão) correta(s):

        #124596
        Concurso
        Prefeitura de Santa Rita-PB
        Cargo
        Professor de Educação Física
        Banca
        FACET
        Matéria
        Educação Física
        Tipo
        Múltipla escolha
        Comentários
        Seja o primeiro a comentar
        fácil

        (1,0)

        “Nesta proposta o erro deve ser compreendido como um processo fundamental para a aquisição de habilidades motoras. Para identificar o erro do aluno é preciso conhecer as etapas da aquisição das habilidades motoras básicas. O reconhecimento do erro deve ser realizado através da observação sistemática das fases de aquisição de cada uma das habilidades motoras, de acordo com a faixa etária.” Segundo Darido (2011) a passagem acima explicita características de qual abordagem de ensino?

        #124595
        Concurso
        Prefeitura de Santa Rita-PB
        Cargo
        Professor de Educação Física
        Banca
        FACET
        Matéria
        Educação Física
        Tipo
        Múltipla escolha
        Comentários
        Seja o primeiro a comentar
        fácil

        (1,0)

        Saltar, equilibrar, rolar/girar, trepar e balançar/embalar, são fundamentos básicos da Ginástica. Por serem atividades que traduzem significados de ações historicamente desenvolvidas e culturalmente elaboradas, devem estar presentes em todos os ciclos em níveis crescentes de complexidade. De acordo com o Coletivo de Autores (2009), a organização do conteúdo ginástica no 3º ciclo, analise as afirmativas a seguir.
        I. Estimular a formação de grupos ginásticos, que pratiquem e façam exibições dentro e fora da escola, envolvendo a comunidade. II. Desenvolver formas ginasticas que impliquem no conhecimento técnico/artístico aprofundado da ginastica artística ou olímpica, rítmica desportiva ou de outras ginásticas. III. Experimentar formas técnicas de diversas ginásticas.

        Está(ão) correta(s):