Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Cargo: Professor de Educação Básica Adjunto x
#132051
Concurso
Prefeitura de Suzano-SP
Cargo
Professor de Educação Básica Adjunto
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

As equipes de direção e coordenação das escolas municipais vêm discutindo com os professores a importância da participação da comunidade na escola. Apoiados em Paro (1998), entenderam que é necessário considerar tanto a visão da escola a respeito da comunidade, quanto sua postura diante da própria participação popular. Com relação aos condicionantes imediatos externos à escola, esse autor afirma que a participação da comunidade é geralmente determinada por elementos

#132050
Concurso
Prefeitura de Suzano-SP
Cargo
Professor de Educação Básica Adjunto
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Débora leciona em uma escola municipal em que os professores vêm tentando integrar em um projeto, um propó- sito educativo comum às práticas sociais que permeiam a convivência escolar e comunitária. Com base em Azanha (2006), os profissionais dessa escola entenderam que em um projeto pedagógico tudo é relevante na teia das relações escolares, porque todas elas são potencialmente educativas ou deseducativas. Compreenderam, corretamente, quando o autor pondera que “ensinar bem, por exemplo, não é apenas ensinar eficientemente uma disciplina, mas é também o êxito em integrar esse ensino aos ideais educativos da escola” e que isso envolve reflexões sobre as práticas, com disposição para alterá-las, constituindo-se, assim, o projeto político-pedagógico que, segundo Azanha, é um

#132049
Concurso
Prefeitura de Suzano-SP
Cargo
Professor de Educação Básica Adjunto
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Segundo Hoffmann (2000), é preciso considerar que uma escola de qualidade é a que dá conta, de fato, do desenvolvimento de todas as crianças brasileiras, concebidas em sua realidade concreta. Realidade que é marcada por muita violência, miséria, epidemias, instabilidade econô- mica e política. O caminho didático pedagógico para o desenvolvimento, segundo a autora, é

#132048
Concurso
Prefeitura de Suzano-SP
Cargo
Professor de Educação Básica Adjunto
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Alice, uma professora de educação básica adjunta, auxilia Cleide, professora titular da classe de 2o ano do ensino fundamental, no acompanhamento dos alunos durante a produção de textos em duplas, atenta aos tipos de erros que os estudantes cometem, aplicando a concepção mediadora de avaliação de Hoffmann (2000), segundo a qual o momento de correção passa a existir como um momento de

#132047
Concurso
Prefeitura de Suzano-SP
Cargo
Professor de Educação Básica Adjunto
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A coordenadora Kátia realizou, com os professores das séries iniciais do ensino fundamental, uma revisão das teorias educacionais que dão suporte à construção do conhecimento, favorecendo, assim, a organização do trabalho didático-pedagógico. A equipe percebe que as concepções sobre o conhecimento constituem uma questão crucial, pois elas permeiam as práticas pedagógicas em sala de aula e essa percepção está correta, pois, segundo Cortella (1998), o conhecimento é entendido como

#132046
Concurso
Prefeitura de Suzano-SP
Cargo
Professor de Educação Básica Adjunto
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Cortella (1998) aponta três concepções básicas da relação entre escola e sociedade, uma dessas concepções gestada nos anos oitenta, o otimismo crítico, entende que a educação teria uma função conservadora e uma função inovadora ao mesmo tempo. Segundo o autor, nessa concepção, o educador é alguém que

#132045
Concurso
Prefeitura de Suzano-SP
Cargo
Professor de Educação Básica Adjunto
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Para Piaget, segundo De La Taille (1992), quando as crianças de 6 a 7 anos acreditam que as regras morais são imutáveis como as leis físicas e que, mesmo em se tratando de regras de jogos infantis (como bola de gude), nenhuma modificação é permitida, esse seu modo de pensar e agir indica que a criança está na fase

#132044
Concurso
Prefeitura de Suzano-SP
Cargo
Professor de Educação Básica Adjunto
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Gisele, uma professora de educação básica adjunta, em uma escola municipal de Suzano, participa dos estudos sobre o processo de alfabetização que os professores realizam semanalmente. Segundo Ferreiro (1992) explica, no texto que estão lendo e discutindo, a ênfase praticamente exclusiva na cópia, durante as etapas iniciais da aprendizagem, excluindo tentativas de criar representações para séries de unidade linguísticas similares (listas) ou para mensagens sintaticamente elaboradas (textos), faz com que a escrita se apresente como

#132043
Concurso
Prefeitura de Suzano-SP
Cargo
Professor de Educação Básica Adjunto
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Nas perspectivas colocadas por Madalena Freire (1996), analise as afirmações a seguir.

Aprendemos a ler, construindo novas hipóteses na interação com o outro. Aprendemos a escrever, organizando nossas hipóteses no confronto com as hipóteses do outro. Aprendemos a refletir, estruturando nossas hipóteses na interação e na troca com o grupo.

PORTANTO

A função do educador é interagir com seus educadores para coordenar a troca na busca do conhecimento. Aprendemos a pensar, junto com o outro, num grupo coordenado por um educador.

A respeito dessas afirmações, assinale a opção correta.

#132042
Concurso
Prefeitura de Suzano-SP
Cargo
Professor de Educação Básica Adjunto
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Os educadores de uma escola municipal de educação infantil organizaram atividades para explicitar a proposta pedagógica da escola aos pais. Na reunião, os professores têm a preocupação de justificar aos pais o tempo e o espaço destinado ao brincar pela escola, com apoio em Froebel, citado por Kishimoto (1998), argumentam que a brincadeira

#132041
Concurso
Prefeitura de Suzano-SP
Cargo
Professor de Educação Básica Adjunto
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Segundo Silva (In: Tavares, 2010), a escola democratizante é associada à ideia de escola da comunicação devendo priorizar na formação do aluno a capacidade de expressão, de compreender as mensagens escritas e orais. É necessário trabalhar o diálogo, ensinando o aluno a argumentar, analisar discursos e mensagens e, principalmente, a manejar a língua como instrumento de emancipação e autonomia; e, ainda, a escola deve ensinar a ler os meios de comunicação de massa, especialmente a televisão, que veicula mensagens descontextualizadas. Nesse sentido, para a autora, o trabalho da escola deve assumir o compromisso de capacitar os indivíduos para serem

    #132040
    Concurso
    Prefeitura de Suzano-SP
    Cargo
    Professor de Educação Básica Adjunto
    Banca
    VUNESP
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Segundo Martins, Picosque e Guerra (1998), entre todas as linguagens, a arte é a língua do mundo, a linguagem de um idioma que desconhece fronteiras, etnias, credos, épocas. Pensar o ensino de arte é pensar na leitura e produção na linguagem da arte, o que, por assim dizer, é um modo único de despertar a consciência e novos modos de sensibilidade. Para as autoras, a partir do conjunto dos estudos de vários teóricos, pode-se estruturar três campos conceituais fundamentais para o ensino da arte:

    #132039
    Concurso
    Prefeitura de Suzano-SP
    Cargo
    Professor de Educação Básica Adjunto
    Banca
    VUNESP
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Segundo as concepções de Ferreiro (1992), analise as afirmações a seguir.

    Em língua oral permitimos à criança que se engane ao produzir, tanto quanto ao interpretar, e que aprenda através de suas tentativas para falar e para entender a fala dos outros.

    PORTANTO

    Em língua escrita só se aprende através da reprodução correta, e é melhor não tentar escrever, nem ler, se não está em condições de evitar o erro.

    Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

    #132038
    Concurso
    Prefeitura de Suzano-SP
    Cargo
    Professor de Educação Básica Adjunto
    Banca
    VUNESP
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Nas décadas de 1950 e 1960, o ensino da Arte no Brasil, sofreu a influência de um movimento pedagógico para o qual a aprendizagem ocorre por descoberta e aprender fazendo é fundamental para a aprendizagem, assim como o pesquisar e o solucionar problemas. A educação era centrada no aluno, e o professor tinha papel de facilitador da aprendizagem. A palavra de ordem no ensino da Arte era a criatividade compreendida como a criação do novo, com ênfase na originalidade, na flexibilidade, na fluência e na iniciativa do aluno. É correto asseverar que tais afirmações dizem respeito a uma abordagem relacionada à pedagogia

    #132037
    Concurso
    Prefeitura de Suzano-SP
    Cargo
    Professor de Educação Básica Adjunto
    Banca
    VUNESP
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    O professor deve ter propostas claras sobre o que, quando e como ensinar e avaliar, a fim de possibilitar o planejamento de atividades de ensino para a aprendizagem de maneira adequada e coerente com seus objetivos. Nesse sentido, é correto afirmar que