Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Cargo: Professor de Educação Básica - Filosofia x
#123699
Concurso
SEDUC-MT
Cargo
Professor de Educação Básica - Filosofia
Banca
IBFC
Matéria
Filosofia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

“Há, porém, um contraste abismal entre a conduta que segue a máxima de uma ética dos objetivos finais – isto é, em termos religiosos, ‘o cristão faz o bem e deixa os resultados ao Senhor’ – e a conduta que segue a máxima de uma responsabilidade ética, quando se tem de prestar conta dos resultados previsíveis dos atos cometidos. [...] Se uma ação de boa intenção leva a maus resultados, então, aos olhos do agente [partidário da ética dos objetivos finais], não ele, mas o mundo, ou a estupidez dos outros homens, ou a vontade de Deus que assim os fez, é responsável pelo mal. Mas um homem que acredita numa ética da responsabilidade leva em conta precisamente as deficiências médias das pessoas [...] Não se sente em condições de onerar terceiros como os resultados de suas próprias ações, na medida em que as pôde prever.” (Max WEBER, “A política como vocação”). Com base no texto, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso(F). ( ) A ética dos objetivos finais se assenta sobre os valores morais associados a determinadas crenças (da religião ou da tradição) e assumidos pelo sujeito. ( ) A ética da responsabilidade considera as consequências e a circunstâncias do ato na relação entre meios e fins. ( ) Para a ética da responsabilidade valem as intenções do agente. ( ) As condutas resultantes da ética da convicção e da ética da responsabilidade jamais coincidem.
Assinale a alternativa correta.

#123698
Concurso
SEDUC-MT
Cargo
Professor de Educação Básica - Filosofia
Banca
IBFC
Matéria
Filosofia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

“SÓCRATES: — É que a escrita, Fedro, é muito perigosa [...] Uma vez definitivamente fixados na escrita, rolam daqui dali os discursos, sem o menor discrime, tanto por entre os conhecedores da matéria como os que nada têm a ver com o assunto de que tratam, sem saberem a quem devam dirigir-se e a quem não.” (Platão, Fedro, 275e). A respeito do excerto e de seus conhecimentos sobre a filosofa de Platão, assinale a alternativa correta.

#123697
Concurso
SEDUC-MT
Cargo
Professor de Educação Básica - Filosofia
Banca
IBFC
Matéria
Filosofia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

O pensador argumenta: “Que de A suceda B; limitado a este evento, só posso constatar que A sucede B. Mas que outras vezes A suceda B, reiteradamente. Não é possível inferir da experiência nada além de que A suceda B, em todos os casos observados, apenas. Mas, que sempre será assim, que A implique B, uma conexão necessária, como A é causa de B, isso não posso inferir. Se junto A e B, não é por força da razão – ela não me autoriza a tanto; antes, o faço pela imaginação e por força do hábito de reiteradas vezes eu perceber o mesmo, que A sucede B”. Assinale a alternativa o pensador a quem se pode associar tal argumentação.

#123696
Concurso
SEDUC-MT
Cargo
Professor de Educação Básica - Filosofia
Banca
IBFC
Matéria
Filosofia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Leia as afirmativas a seguir: I A moral kantiana, alicerçada na possibilidade do imperativo categórico, não dá conta de deliberar sobre ações em situações particulares, em que se consideram as consequências previsíveis das ações que requer o resgate da prudência aristotélica. II A moral kantiana considera as motivações dos atos, os seus fins e fornece os critérios formais (e, por isso, universais) de deliberação, na forma de um dever, um mandamento que a razão dá à vontade e, assim, pode prescindir da experiência. III A ética aristotélica considera as motivações dos atos, os fins (o bom, o justo e a felicidade) e trata de julgar caso a caso, segundo os critérios extraídos da experiência; opera assim por imperativos hipotéticos. IV A ética aristotélica considera que a virtude se identifica com a razão, cujo desenvolvimento, isto é, do movimento da potência ao ato, é um fim determinado pela natureza. Estão corretas as aifrmativas:

#123695
Concurso
SEDUC-MT
Cargo
Professor de Educação Básica - Filosofia
Banca
IBFC
Matéria
Filosofia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Sobre o surgimento da democracia na Grécia Antiga, considere as proposições a seguir: I. A igualdade (isonomia) é um princípio ético no qual se funda a democracia, em oposição aos valores morais herdados da tradição da aristocracia guerreira. II. A liberdade de expressão (isegoria) configura o espaço público, centrado na ágora, onde os homens discutem e deliberam sobre seu destino. III. A igualdade entre os cidadãos pressupõe a abolição das diferenças de origem, classe ou função. IV. A constituição da pólis foi um dos fatores para a superação do pensamento mítico ao tornar o sagrado objeto de discussão.
Assinale a alternativa correta.

#123694
Concurso
SEDUC-MT
Cargo
Professor de Educação Básica - Filosofia
Banca
IBFC
Matéria
Filosofia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Analise os trechos abaixo. “Se, porém, todo o conhecimento se inicia com a experiência, isso não prova que todo ele derive da experiência” (Crítica da Razão Pura, B1) “Sem a sensibilidade, nenhum objeto nos seria dado; sem o entendimento, nenhum seria pensado. Pensamentos sem conteúdo são vazios; intuições sem conceitos são cegas [...] Só pela sua reunião se obtém conhecimento”. (Crítica da Razão Pura, B75) A respeito dos trechos assinale a alternativa incorreta.

#123693
Concurso
SEDUC-MT
Cargo
Professor de Educação Básica - Filosofia
Banca
IBFC
Matéria
Filosofia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. Antes da invenção do logos e do saber filosófico havia outro saber, um modo de pensar que dava conta dos problemas concretos do cotidiano da vida do homem grego: o mito. II. Afinal, porém, o que é o mito? Como é e para que serve? A primeira questão nos remete a uma definição. Para tanto é importante destacarmos a etimologia da palavra. Em grego, mito significa uma “fala que narra” a origem dos fenômenos, tanto naturais quanto humanos. III. Diferentemente do que se pensa, o mito é uma lenda ou uma fantasia, ele surge como fruto do processo de compreensão da realidade, por isso podemos dizer que ele é verdadeiro. E se é uma fala, uma narrativa, quem é que o faz? É o poeta. IV. Havia, basicamente, dois tipos de poetas: o aedo (um criador de poemas que também recitava de memória, recriava e transformava o verso ancestral) e o rapsodo (simples repetidor, declamador, de uma versão já fixada). V. Vale lembrar que quando o poeta recitava o poema, apresentava-o cantando, com acompanhamento de música e dança. Eram estratégias utilizadas para uma melhor e mais rápida apropriação dos mitos e de toda a tradição, que por muito tempo foi conservada e propagada oralmente. Estão corretas as afirmativas:

#123692
Concurso
SEDUC-MT
Cargo
Professor de Educação Básica - Filosofia
Banca
IBFC
Matéria
Filosofia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. Com o advento da escrita, a tradição oral passou a ser fixada como um patrimônio comum de que o poeta seria o guardião. Exemplo deste patrimônio cultural são as poesias de Homero (a Ilíada e a Odisseia, século 9º a.C.) e de Hesíodo (a Teogonia e Os Trabalhos e os Dias, 7º a.C). II. A questão central, então, passou a ser sobre a credibilidade e a veracidade da narrativa do poeta. O que garante que ele diz a verdade? Caso o poeta fosse escolhido e inspirado pelos deuses e desse testemunho inquestionável sobre a origem de todas as coisas, como se dá a gestação das coisas e dos próprios deuses? Quem são os deuses? III. Afinal, qual é a função do mito na sociedade e na vida do homem grego? A função primordial do mito era responder a questões fundamentais como: Qual a origem de todas as coisas? O que significa o homem e qual a sua relação com o mundo natural e com o mundo humano? IV. A narrativa explicava e significa a realidade, o modo de vida, a organização social, a conduta dos homens, os valores e normas, de modo que “os comportamentos e as atitudes que a sociedade quer preservar são condensados em paradigmas– exemplos idealizados e fixados em personagens – que os jovens devem incorporar”. V. Os valores que a sociedade elegeu como os melhores a serem observados e vivenciados por todos os membros da sociedade estão expressos nos deuses, semideuses e heróis contados pelos poetas: “o ideal heróico, representado por um Aquiles, ou por um Ulisses, em múltiplas situações concretas, consubstancia um código de valores objetivos.
Estão corretas as afirmativas:

#123691
Concurso
SEDUC-MT
Cargo
Professor de Educação Básica - Filosofia
Banca
IBFC
Matéria
Filosofia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Assinale a alternativa correta:

#123690
Concurso
SEDUC-MT
Cargo
Professor de Educação Básica - Filosofia
Banca
IBFC
Matéria
Filosofia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

“O modo de _______, como exercício da razão (logos) dos primeiros filósofos, é uma _________ acerca da origem, ordem e transformação da natureza e do ser ________. É um discurso que institui conceitualmente o princípio fundante que unifica e ordena a totalidade”. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

#123689
Concurso
SEDUC-MT
Cargo
Professor de Educação Básica - Filosofia
Banca
IBFC
Matéria
Filosofia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Assinale a alternativa correta.

#123688
Concurso
SEDUC-MT
Cargo
Professor de Educação Básica - Filosofia
Banca
IBFC
Matéria
Filosofia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Leia as afirmativas a seguir: I. A Filosofa se expressa na busca da compreensão da totalidade do diverso percebido, por meio de um princípio unificador, mesmo que este seja entendido como pura processualidade. II. A Filosofa se expressa como atividade especulativa na busca e na análise dos pressupostos que pretendem fundamentar a imediatidade da vida. III. A Filosofa se expressa como atividade promotora do estabelecimento de relações entre todas as áreas do saber, em busca de uma possível visibilidade do todo pressuposto. IV. A Filosofa se expressa como atividade reflexiva na intenção de acompanhar pela compreensão toda a produção cultural humana. V. A Filosofa se expressa como atividade interlocutora do conhecimento estabelecido em forma de ciência tematizando a sua fundamentação, a sua justificação e o seu exercício como efetividade. Estão corretas as afirmativas:

#123687
Concurso
SEDUC-MT
Cargo
Professor de Educação Básica - Filosofia
Banca
IBFC
Matéria
Filosofia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Assinale a alternativa correta.

#123686
Concurso
SEDUC-MT
Cargo
Professor de Educação Básica - Filosofia
Banca
IBFC
Matéria
Filosofia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. “ O equívoco de ________________, para ele, foi supor que a mudança se realiza sob a forma da contradição, pois a mudança ou transformação é a maneira pela qual as coisas realizam todas as potencialidades contidas em sua essência. Assim, quando a semente se transforma em árvore, nenhuma delas torna-se contrária a si mesma, mas desenvolve uma potencialidade definida pela identidade própria de sua essência”

#123685
Concurso
SEDUC-MT
Cargo
Professor de Educação Básica - Filosofia
Banca
IBFC
Matéria
Filosofia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas. “Cabe à Filosofa buscar responder: como e por que, sem mudarem de essência, as coisas se transformam? Como e por que há seres imutáveis? Se, por um lado,____________ tem razão ao defender que o pensamento e a linguagem exigem a identidade, por outro _________ também tem razão ao afirmar que as coisas mudam. Ambas existem, portanto, sem que seja preciso cindir a realidade em dois mundos, à maneira platônica”.