Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Cargo: Professor II - Língua Portuguesa x
#132554
Concurso
Prefeitura de São José dos Campos-SP
Cargo
Professor II - Língua Portuguesa
Banca
VUNESP
Matéria
Português
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Considere as passagens:
• Se não tivesse caído nas mãos de seus algozes, na quarta-feira passada [12.06.2019], estaria comemorando noventa anos. • Para homenageá-la na data de seu aniversário, na última semana a fundação que leva o seu nome e abriga vasto acervo sobre a sua vida lançou na Holanda o livro “Obra reunida”... • Trata-se, agora, não de depoimentos ou da narração do dia a dia de Anne nos cruéis tempos de guerra mas, isso sim, da compilação de textos que a mostram quando criança.
De acordo com Koch e Elias (2011) e Marcuschi (2008), as relações lógico-semânticas estabelecidas nos trechos são de, respectivamente:

#132553
Concurso
Prefeitura de São José dos Campos-SP
Cargo
Professor II - Língua Portuguesa
Banca
VUNESP
Matéria
Português
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Nos trechos “Uma adolescente alemã de quinze anos de idade [...] deu rosto ao holocausto...” e “Anne tornou-se símbolo de uma luta contra toda e qualquer tirania...”, considerando-se a relação que as expressões destacadas estabelecem entre si, conclui-se elas são empregadas como

#132552
Concurso
Prefeitura de São José dos Campos-SP
Cargo
Professor II - Língua Portuguesa
Banca
VUNESP
Matéria
Português
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Os tipos relativamente estáveis de enunciados definidos no texto correspondem ao que Bakhtin concebe como

#132551
Concurso
Prefeitura de São José dos Campos-SP
Cargo
Professor II - Língua Portuguesa
Banca
VUNESP
Matéria
Português
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Conforme apresentada no texto, a língua é vista como

#132550
Concurso
Prefeitura de São José dos Campos-SP
Cargo
Professor II - Língua Portuguesa
Banca
VUNESP
Matéria
Português
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

De acordo com Irandé Antunes, a gramática deve ser abordada no espaço escolar

#132549
Concurso
Prefeitura de São José dos Campos-SP
Cargo
Professor II - Língua Portuguesa
Banca
VUNESP
Matéria
Português
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Embora seja um texto escrito, como reproduz uma situação de oralidade, a tira incorpora algumas marcas de informalidade e de continuadores típicos da fala, a saber:

#132548
Concurso
Prefeitura de São José dos Campos-SP
Cargo
Professor II - Língua Portuguesa
Banca
VUNESP
Matéria
Português
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

om base nos elementos prosódicos apresentados por Gladis Massini-Cagliari e Luiz Carlos Cagliari (“Fonética”, em Mussalim e Bentes, Vol.1, 2005), no 3º quadrinho, o aspecto fonético reproduzido na escrita com os negritos na fala do garoto e o sentido que eles denotam são, respectivamente:

#132547
Concurso
Prefeitura de São José dos Campos-SP
Cargo
Professor II - Língua Portuguesa
Banca
VUNESP
Matéria
Português
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Nas práticas de leitura, textos multimodais são interpretados a partir da conjugação dos sistemas semióticos que os constituem. Analisando-se a expressão fisionômica de Calvin, conclui-se que as frases “O importante é que nós perdemos!” e “Pra que competir, se não for pra ganhar?” traduzem sentido de

#132546
Concurso
Prefeitura de São José dos Campos-SP
Cargo
Professor II - Língua Portuguesa
Banca
VUNESP
Matéria
Português
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A análise linguística de expressões empregadas por Calvin identifica a presença de linguagem conotativa em:

#132545
Concurso
Prefeitura de São José dos Campos-SP
Cargo
Professor II - Língua Portuguesa
Banca
VUNESP
Matéria
Português
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Com base nos suportes discursivos apresentados em Marcuschi (2008), a tira de Calvin tem como suporte

#132544
Concurso
Prefeitura de São José dos Campos-SP
Cargo
Professor II - Língua Portuguesa
Banca
VUNESP
Matéria
Português
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Nesses dois primeiros parágrafos do texto, a autora recorre à sequência tipológica

#132543
Concurso
Prefeitura de São José dos Campos-SP
Cargo
Professor II - Língua Portuguesa
Banca
VUNESP
Matéria
Português
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Uma informação coesa e coerente em relação ao conteúdo temático apresentado é:

#132542
Concurso
Prefeitura de São José dos Campos-SP
Cargo
Professor II - Língua Portuguesa
Banca
VUNESP
Matéria
Português
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Leia a charge do cartunista Lute.

Simulado PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS -SP | Professor II – Língua Portuguesa A



(http://chargeonline.com.br) 

No plano da linguagem verbal, os termos “desemprego” e “informalidade”, formados por _______, desenham um cenário ___________, reforçado pelos ________ que contêm.
Em conformidade com os sentidos da charge e o conhecimento da estrutura de formação das palavras em língua portuguesa, as lacunas do enunciado devem ser preenchidas, correta e respectivamente, com:

#132541
Concurso
Prefeitura de São José dos Campos-SP
Cargo
Professor II - Língua Portuguesa
Banca
VUNESP
Matéria
Português
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Com base em Marcuschi (2008), o editorial está no domínio discursivo

#132537
Concurso
Prefeitura de São José dos Campos-SP
Cargo
Professor II - Língua Portuguesa
Banca
VUNESP
Matéria
Português
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

No texto, a construção da argumentação recorre ao uso de determinados termos dentro de um mesmo campo semântico: temores, recaída, recessão, assombraram, pífia, frágil. Nesse sentido, é correto afirmar que as expressões “entretanto” e “no entanto”, presentes no 3º e no 5º parágrafos, respectivamente, reforçam o viés argumentativo de que