(1,0)
Os professores das turmas dos primeiros anos do ensino fundamental de uma escola pública elaboraram o planejamento anual, fundamentados na leitura do documento do Ministério da Educação (2007), Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão de criança de seis anos de idade. Dessa forma, consideraram que na área das Linguagens deve-se enfatizar também a socialização e a memória das práticas esportivas e de outras práticas corporais, entendendo que
Analise as afirmações extraídas do texto de Borba e Goulart, presentes na obra do MEC (2007): Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade, para responder à questão.
I. A arte não está a serviço da educação. Ostetto e Leite (2004)
II. Para ser educativa, a arte precisa ser arte e não arte educativa. (Kramer, 1998)
Considerando as idéias expressas, é correto afirmar que as autoras defendem que
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, 2000 (vol. 1), as novas relações entre conhecimento e trabalho exigem capacidade de iniciativa e inovação e, mais do que nunca, “aprender a aprender”. Isso coloca, de acordo com o documento oficial, uma nova demanda para a escola, porque destina à educação básica a função de garantir condições para que o aluno construa instrumentos que o capacitem para um processo de
A Diretora de uma escola pública de ensino fundamental organizou uma reunião para apresentar os resultados da aprendizagem do ano anterior e discutir ações de melhoria para o ano letivo corrente, convocando para tal evento os representantes da comunidade escolar, de todos os segmentos: pais, funcionários, professores, especialistas da educação e alunos.
É correto afirmar, à luz da legislação vigente, que esse procedimento demonstra que a direção da escola
Aguiar (2006) afirma que, além do cumprimento das funções sociais e pedagógicas que lhes são próprias, espera-se que a educação e a escola sejam indutoras de novas formas de sociabilidade humana. Nessa perspectiva, de acordo com a autora, espera-se que a educação e a escola influenciem
Conforme Rios (2001), a filosofia ao refletir sobre a educação e ao problematizar seus fundamentos e os valores presentes no comportamento humano em sociedade, reveste-se de uma feição peculiar, pois considera a educação sob a perspectiva:
Queiroz e Moita (2007) discorrem sobre os fundamentos sociofilosóficos da educação, a importância dos seus estudos na formação docente e explicam que Fundamentos são os princípios básicos, o alicerce para o entendimento das outras disciplinas.
Conforme as autoras, para a prática pedagógica, esses estudos representam
De acordo com Ropoli (2010), uma escola é reconhecida como inclusiva, quando tem, como um dos seus princípios,
Celina Alves Arêas, em uma palestra na Conferência Nacional da Educação Básica, falou sobre a Função Social da Escola e concluiu sua apresentação expressando sua concepção de que a função social da escola envolve
De acordo com a Constituição Federal de 1988 (art. 205), a Educação no Brasil visa
A figura a seguir representa as dobras feitas em um círculo de papel, dividindo-o em partes iguais (setores circulares congruentes).
A medida do ângulo x, indicado na parte sombreada da figura, é igual a
Considere as raízes da equação x² + 13x + 22 = 0. Subtraindo-se a raiz menor da maior, obtêm-se
De uma folha retangular, de perímetro igual a 89 cm, recorta-se um quadrado de área 361 cm², obtendo um retângulo de largura x, como mostra a figura.
A largura x do retângulo, sombreado na figura, é de
O gráfico a seguir apresenta a quantidade de alunos de uma escola de cada tipo de sangue: AB, B, A e O. Apresenta também a quantidade de alunos com sangue Rh positivo e com Rh negativo.
Analise as quatro afirmações a seguir.
I. 60% dos alunos têm sangue tipo A.
II. 40% dos alunos têm sangue com Rh negativo.
III. Dentre os que têm sangue tipo B, 25% têm Rh positivo.
IV. Dentre os que têm sangue com Rh negativo, 37,5% têm sangue tipo O.
As duas únicas afirmações corretas são
A figura a seguir representa um algoritmo da divisão de 831 por um número natural da ordem de dezenas. Cada quadrinho da figura representa apenas um algarismo. Os dois últimos quadrinhos, localizados no lado esquerdo, representam o resto da conta finalizada.
Sabendo-se que o resto da divisão é o maior possível, é correto afirmar que o divisor é
Recuperar senha