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Caio Prado Júnior apresentou uma análise crítica sobre os efeitos da origem colonial da formação socioeconômica do Brasil.As opções a seguir apresentam características do que o autor considerou como o “sentido da colonização”, à exceção de uma. Assinale-a.
Se inibimos ou escondemos dos olhos do estrangeiro ou do inocente o ‘Você sabe com quem está falando?’, deixando de integrá-lo em nossa visão corrente do que fabrica o Brasil, é certamente porque o rito revela conflito e, vale reiterar, nós somos avessos aos conflitos. Em um mundo que tem que se mover obedecendo às engrenagens de uma hierarquia que deve ser vista como algo natural, os conflitos contidos nas interrogações contundentes tendem a ser tomados como irregularidades.DAMATTA, Roberto. Você sabe com quem está falando? Rio de Janeiro: Rocco, 2020. Adaptado.Segundo o autor, a expressão “Você sabe com quem está falando?”
Para se manter a possibilidade da autonomização relativa, é necessário um largo e intenso intercâmbio com certos países científica e tecnologicamente mais avançados. Portanto, o contrapeso da permanente e considerável influência externa deve ser encontrado em identificação e valores que combinem a absorção de conhecimentos, técnicas de investigação e talentos importados com uma forte intensificação da produção original.FERNANDES, Florestan. Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.Assinale a opção que descreve corretamente o programa defendido no trecho.
Todo o pensamento liberal-democrático pode resumir-se na frase célebre de Bentham: ‘A maior felicidade para o maior número’. Não é difícil perceber que essa ideia está em contraste direto com qualquer forma de convívio humano baseada nos valores cordiais. Todo afeto entre os homens funda-se forçosamente em preferências.HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.Considerando o trecho, é correto afirmar que, em termos weberianos, a incompatibilidade entre liberalismo e cordialidade funda-se no conflito desta última com o princípio:
Como os teóricos da reprodução explicam as desigualdades educacionais? Capital cultural e ethos de classe definem a herança cultural que cada aluno leva consigo ao ingressar na escola, onde se confrontam os diversos habitus (os modos de ser e as habilidades de cada um) e a riqueza e/ou a adequação da herança cultural pessoal. Assim sendo, os alunos que pertencem às famílias privilegiadas obtêm os melhores resultados em termos de formação.As afirmativas a seguir identificam corretamente os motivos do sucesso escolar dos alunos que pertencem às famílias privilegiadas, à exceção de uma. Assinale-a.
Leia a sexta competência específica de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas para o Ensino Médio:6. Participar, pessoal e coletivamente, do debate público de forma consciente e qualificada, respeitando diferentes posições, com vistas a possibilitar escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.Nesta competência específica, pretende-se
O gentílico [brasileiro] se implanta quando se torna necessário denominar diferencialmente os primeiros núcleos neobrasileiros, formados sobretudo de brasilíndios e afro-brasileiros, quando começou a plasmar-se a configuração histórico-cultural nova, que envolveu seus componentes em um mundo não apenas diferente, mas oposto ao do índio, ao do português e ao do negro.RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro. São Paulo: Global, 2015.Darcy Ribeiro entende que a formação do povo brasileiro
Todo o poder que exerce violência simbólica, isto é, todo o poder que consegue impor significações e impô-las como legítimas, dissimulando as relações de poder que estão na base da sua força, junta a sua própria força simbólica específica a essas relações de poder.BOURDIEU, P., & PASSERON, J-C. Reproduction in education, society and culture. Londres: Sage Publications, 1977, p. 4. Adaptado.As afirmativas a seguir caracterizam a violência simbólica de acordo com as premissas dos autores citados, à exceção de uma. Assinale-a.
A influência do pensamento de Franz Boas permitiu que o sociólogo Gilberto Freyre desenvolvesse uma posição destoante em relação à visão então predominante sobre a natureza híbrida da sociedade brasileira.
A categoria trabalho foi pensada por diversos autores(I) como valor; (II) como racionalidade capitalista; ou (III) como elemento de interação do indivíduo na sociedade em suas dimensões tanto corporativa como de integração social.Adaptado de BNCC Ensino Médio, p 556, in: http://basenacionalcomum.mec.g...O trecho se refere, de I a III, às concepções de trabalho de
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