(1,0)
As pesquisadoras Emília Ferreiro e Ana Teberosky, no final da década de 1980, desenvolveram relevantes estudos no campo das concepções sobre fala e escrita. Seus estudos, dentre outros, ajudaram a configurar práticas de alfabetização a partir de uma vertente construtivista, contempladas em propostas oficiais. A esse respeito, é CORRETO afirmar:
Os materiais curriculares, também chamados de materiais de desenvolvimento curricular, são constituídos por todos os instrumentos que proporcionam ao educador referências e critérios para tomar decisões, tanto no planejamento como na intervenção direta no processo de ensino-aprendizagem e em sua avaliação. Observe a coerência interna entre o material curricular e a proposição equivalente, e, em seguida, marque a alternativa CORRETA:
As atividades de ensino são elaboradas a partir de um repertório de conhecimentos epistemológicos, filosóficos e pedagógicos. Isso indica que o ensino se efetiva por meio de uma intencionalidade, que não é meramente didática, mas interrrelaciona conhecimentos de vários campos. As proposições abaixo têm como foco a metodologia de projetos e revelam nuanças de sua operacionalidade em sala de aula.Avalie como (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmações abaixo.( ) Não há necessidade de ensinar os conteúdos disciplinares, pois o que move o projeto é o estudo de temas.( ) Conteúdos apresentados de forma interdisciplinar e não linear.( ) O professor é considerado um desencadeador de novos conhecimentos, instigando a iniciativa e a criatividade dos alunos.( ) A avaliação não se constitui como prática necessária.A sequência CORRETA é:
Brincar e desenhar são atividades fundamentais da criança. Pela brincadeira e pelo desenho, ela fala, pensa e elabora sentidos para o mundo, para as coisas, para as relações. Piaget e Vygotsky têm pontos de vistas diferentes no que tange à função da brincadeira no desenvolvimento cognitivo infantil.Dentre as alternativas que se seguem, assinale a VERDADEIRA:
Sara Pain classificou os fatores que interferem na aprendizagem como: orgânicos, específicos (cognitivos/perceptivos e motores), psicógenos e ambientais. Esses fatores possuem dimensões que se articulam biológica, social e cognitivamente, e também em função do próprio eu. No tocante à dimensão social, pode-se interferir positivamente no processo de aprendizagem escolar:
Recuperar senha