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Cargo: Professor - Língua Portuguesa x
#122503
Concurso
SEE-AC
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Professor - Língua Portuguesa
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Português
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(1,0)

Assinale a alternativa entre cujos vocábulos se verifica o emprego da figura de linguagem denominada antítese:

#122502
Concurso
SEE-AC
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Português
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(1,0)

No poema, Valdeci Duarte contrapõe "elogios sinceros” a “bajulações”. Quanto à expressão “elogios sinceros”, pode-se dizer que há:

#122501
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SEE-AC
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Português
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(1,0)

Leia e analise as afirmações.

I. As palavras "vintém" e “ninguém” são acentuadas por serem oxítonas terminadas em " -em" .

II. Assim como “cajá” e “Irajá”, as palavras “cajú" e “Iguaçu” também devem receber acento, por serem oxítonas terminadas em “-a”, “-e”, “-o” ou “-u”.

III. As palavras "glória”, “série" e “empório" são recebem acento agudo em obediência à regra de que paroxítonas terminadas em ditongo crescente devem ser acentuadas.

IV. As palavras “ideia”, “jiboia”, "geleia” e “paranoia” passaram a receber acento agudo a partir do Novo Acordo Ortográfico.

V. Todas as proparoxítonas são acentuadas.

Está correto apenas o que se afirma em:

#122500
Concurso
SEE-AC
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Português
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(1,0)

Relacione as colunas quanto à formação de palavras.

I. derivação imprópria

II. composição por aglutinação

III. derivação parassintética

IV. composição por justaposição

V. redução vocabular

VI. derivação regressiva

( ) refri

( ) planalto

( ) o jantar

( ) dança

( ) emagrecer

( ) couve-flor

Assinale a alternativa que contém a sequência correta:

#122499
Concurso
SEE-AC
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(1,0)

Assinale a alternativa cujas palavras se diferenciam semanticamente a partir da tonicidade.

#111486
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SEDU-ES
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(1,0)

GARCIA (2003) aponta que o paralelismo sintático e semântico remete à lógica da correlação e associação de ideias, por isso sua ausência pode provocar incoerência. No entanto, autores de várias épocas usaram-na com propósito estilístico.

O enunciado que corresponde a essa asserção é:

#111485
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SEDU-ES
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(1,0)

De cima, a água laranja do Rio Doce parece estática. A lama de rejeitos se move a cerca de 1,2 quilômetro por hora desde o dia 5, quando aconteceu a tragédia, e vai percorrer toda a calha de 853 quilômetros entre o município de Rio Doce, em Minas, até Regência, vila do município de Linhares, no Espírito Santo, onde encontra o Oceano Atlântico. A expectativa é que a onda atinja o oceano neste fim de semana, levando mais problemas de abastecimento a cidades capixabas.

(CASTRO, Fábio de; RIBEIRO, Bruno; CARVALHO, Marco Antônio. Enxurrada de lama tira vida dos ecossistemas. O Estado de S. Paulo, 15 nov. 2015, p. A25)

Segundo a classificação de tópico frasal e de desenvolvimento de parágrafo proposta por GARCIA, em Comunicação em Prosa Moderna (2002), a construção desse parágrafo dá-se, respectivamente, por

#111484
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SEDU-ES
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(1,0)

O inventário dos prejuízos sociais e ambientais ainda está apenas começando, mas, de acordo com especialistas, os ecossistemas atingidos estão irreversivelmente comprometidos.

(CASTRO, Fábio de; RIBEIRO, Bruno; CARVALHO, Marco Antônio. Enxurrada de lama tira vida dos ecossistemas. O Estado de S. Paulo, 15 nov. 2015, p. A25)

A reescrita em que a alteração na ordem das palavras mantém o sentido do enunciado e em que está correta a pontuação é:

#111483
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SEDU-ES
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(1,0)

Na língua portuguesa, a grafia de certas palavras pode ser justificada pela sua origem. Assim, o emprego de j em palavras, tais como as destacadas em − Não gosto de jiló. / A jiboia é uma enorme cobra brasileira. /O jerico empacou no meio da estrada. − é explicado pela origem

#111482
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(1,0)

Estava à toa na vida meu amor me chamou

Pra ver a banda passar tocando coisas de amor.

(HOLANDA, Chico Buarque de. A Banda, 1966)

A ocorrência de crase na locução “à toa” no texto explica-se como

#111481
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SEDU-ES
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(1,0)

Considere as seguintes proposições:

I. PERINI, em Gramática do Português Brasileiro (2010), explica que a “concessão é algo como uma consideração que diminui a força de um argumento dado”.

II. CASTILHO, em Nova Gramática do Português Brasileiro (2010) pondera que as orações concessivas, “discursivamente, alteram o eixo argumentativo”.

III. CUNHA e CINTRA, em Nova gramática do português contemporâneo (2008), explicam que a oração concessiva admite “um fato contrário à ação principal, mas incapaz de impedi-la”.

É exemplar dessas ponderações a oração do texto iniciada por:

#111480
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(1,0)

Em relação aos modos de organização textual, esse texto apresenta, em sequência, a

#111479
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(1,0)

AquiÁfrica

Treze artistas contemporâneos da chamada África Subsaariana − que compreende países ao sul do Deserto do Saara, como Nigéria, Camarões, Congo e Angola − abordam em suas obras questões sobre imigração, xenofobia, sistemas de poder e tradições culturais. A mostra faz parte do projeto Art for the World, da curadora suíça Adelina von Fürstenberg, que aborda os direitos humanos em exposições de arte.

Sesc Belenzinho. Rua padre Adelino, 1000, Belenzinho. Terça a sexta, 13h às 21h; sábado, domingo e feriados, 11h às 19h. Grátis. Até 28 de fevereiro de 2016.

(Exposições. Veja São Paulo. 30 dez. 2015, p. 62)

Esse texto é

#111478
Concurso
SEDU-ES
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(1,0)

BAKHTIN, em Estética da Criação Verbal, explica que: “O emprego da língua efetua-se em forma de enunciados (orais e escritos) concretos e únicos, proferidos pelos integrantes desse ou daquele campo de atividade humana. Esses enunciados refletem as condições específicas e as finalidades de cada referido campo não só por seu conteúdo (temático) e pelo estilo da linguagem, ou seja, pela seleção dos recursos lexicais, fraseológicos e gramaticais da língua, mas, acima de tudo, por sua construção composicional. [...] Evidentemente, cada enunciado particular é individual, mas cada campo de utilização da língua elabora seus tipos relativamente estáveis de enunciados, os quais denominamos gêneros do discurso”.

Depreende-se do texto que, na caracterização de um gênero discursivo, deve-se considerar, principalmente,

#111477
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(1,0)

Assim, a expressão norma culta deve ser entendida como designando a norma linguística praticada, em determinadas situações (aquelas que exigem certo grau de formalidade), por aqueles grupos sociais mais diretamente relacionados com a cultura escrita, em especial por aquela legitimada historicamente pelos grupos que controlam o poder social. [...] A cultura escrita, associada ao poder social, desencadeou também, ao longo da história, um processo fortemente unificador, que visou e visa uma relativa estabilização linguística, buscando neutralizar a variação e controlar a mudança. Ao resultado desse processo, a essa norma estabilizada, costumamos dar o nome de norma-padrão ou língua padrão.

(FARACO, 2002, p.40)

Depreende-se da leitura do texto que a