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Cargo: Professor - Língua Portuguesa x
#264190
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Professor - Língua Portuguesa
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(1,0)

Em relação à ortografia, conforme o sistema oficial vigente, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas, à luz do que nos ensina Bechara.
( ) A ortografia é o sistema de representação convencional de uma língua na sua vertente escrita e falada. Para este sistema de representar a grafia de cada palavra, os estudiosos da língua consideram critérios fonéticos e de tradição, no que tange à cultura local, visto que fatores oriundos da etimologia, sobre alteração histórica, devem ser desconsiderados porque não interferem na ortografia. ( ) Atualmente, o alfabeto português consta fundamentalmente de 24 letras. ( ) A letra ‘h’ não é propriamente consoante, mas um símbolo que, em razão da etimologia e da tradição escrita da nossa língua, se conserva no princípio de várias palavras e no fim de algumas interjeições.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

#264189
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(1,0)

Em relação à morfologia e sintaxe, à luz do que preconiza Bechara, analise as assertivas que seguem:
I. A parte central da gramática pura é a morfossintaxe, também com menos rigor estudada como dois domínios relativamente autônomos: a morfologia e a sintaxe. II. A morfologia estuda as palavras e suas ‘formas’. III. A sintaxe estuda as combinações materiais ou funções sintáticas.

Quais estão corretas?

#264188
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(1,0)

Sobre fonética e fonologia, analise as assertivas que seguem, considerando o que Bechara apresenta:
I. A fonética e a fonologia estudam o aspecto físico-fisiológico, isto é, o aspecto fônico. A fonologia se ocupa do aspecto acústico e fisiológico dos sons reais e concretos; já para a fonética, a unidade básica não é o som, mas o fonema. II. A realização física do fonema, mediante emissão de ondas sonoras pelo aparelho fonador, denomina-se “fone”. Há casos em que um determinado fonema é realizado fisicamente por mais de um fone, de que decorre falar-se em alofones de um só fonema. III. Os sons que integram o sistema fonético-fonológico do português, considerando as modalidades de articulação, podem ser identificados segundo o modo de articulação, o ponto de articulação, o fluxo de ar e o vozeamento.
Quais estão corretas?

#264187
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(1,0)

Sobre orações reduzidas, conforme descreve Bechara, afirma-se que:
I. As orações reduzidas são subordinadas e quase sempre se podem desdobrar em orações desenvolvidas. O emprego das reduzidas por desenvolvidas e vice-versa, quando feito com arte e bom gosto, permite ao escritor variados modos de tornar o estilo conciso, não acumulado de “quês” e outros transpositores, enfim, elegante. II. Toda a oração desprovida de transpositor é reduzida, uma vez que esse conector deve estar implícito. O que caracteriza a reduzida é a ocorrência expressa ou subentendida da forma verbal. III. Qualquer oração subordinada pode ser reduzida; seja de infinitivo, de gerúndio e de particípio; as coordenadas, por sua vez, sofrem restrição, ou seja, apenas as adversativas podem ser reduzidas.
Quais estão corretas?

#264186
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(1,0)

Em relação à acentuação gráfica, de acordo com Bechara, analise as assertivas seguintes, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Levam acento agudo ou circunflexo os monossílabos terminados nas vogais tônicas abertas ou fechadas -a, -as, -e, -es, -o, -os. ( ) Os vocábulos oxítonos de mais de uma sílaba levam acento agudo ou circunflexo quando terminados em -a, -as, -e, -es, -o, -os, -em, -ens.
( ) Leva acento agudo ou circunflexo a forma verbal terminada em a, e, o tônicos, seguida de lo, la, los, las; se o verbo estiver no futuro, poderá haver dois acentos como, por exemplo: pô-lo-ás.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

#250947
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(1,0)

Na aula de Língua Portuguesa, o professor ouvinte bilíngue estava fazendo a análise linguística da Libras de algumas sentenças, destacadas de um texto, utilizando glosas para sua materialidade e posteriormente trabalhar a organização dos itens lexicais da língua escrita.
Humberto aluno surdo do 9º ano do Ensino Fundamental perguntou ao professor se a forma das frases escritas em glosas representava a Língua Portuguesa escrita.
Assinale a opção que apresenta a materialidade da Língua de Sinais.

#250946
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(1,0)

Na Escola, numa perspectiva bilíngue, os professores necessitam ensinar aos alunos surdos a Língua Brasileira de Sinais como primeira língua e a Língua Portuguesa, na modalidade escrita, como segunda língua. No que diz respeito ao ensino da Língua Portuguesa escrita para o aluno surdo, é correto afirmar que

#250945
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(1,0)

Ana Clara é professora bilíngue (Libras-Língua Portuguesa) com formação de nível superior em Letras-Libras. Ela foi convocada para lecionar em escola de ensino médio de sua cidade, mas esta não conta com tradutores/intérpretes de Libras-Língua Portuguesa.
Assinale a opção que apresenta, conforme o Decreto nº 5.626/2005, o encaminhamento dado às instituições de ensino, sobre professores bilíngues e tradutores/intérpretes de Libras-Língua Portuguesa.

#250944
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(1,0)

Bechara, na obra Ensino da gramática. Opressão? Liberdade?, opõe o linguista ao professor de língua portuguesa. Para o autor, é compreensível que o linguista enfatize a língua oral, “porquanto a universalidade dos idiomas se patenteia na sua oralidade”; em contrapartida, aconselha o professor de língua portuguesa a:

#250943
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(1,0)

Segundo o uso e a difusão da LIBRAS e da língua portuguesa para o acesso das pessoas surdas à educação, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
( ) O professor da educação básica, bilíngue, aprovado pelo prolibras, pode exercer a função de tradutor e intérprete de LIBRAS - Língua Portuguesa, cuja função é distinta do professor docente. ( ) As instituições federais de ensino devem prover as escolas com professores de LIBRAS ou instrutores surdos para o ensino da língua portuguesa como segunda língua para os surdos, regente de classe com conhecimento da singularidade linguística dos alunos surdos e tradutor e intérprete de LIBRAS - Língua Portuguesa. ( ) Ofertar, obrigatoriamente, desde a educação infantil, o ensino da LIBRAS e da Língua Portuguesa como segunda língua para os surdos e o profissional tradutor e intérprete de LIBRAS - Língua Portuguesa. ( ) O professor da educação básica, bilíngue, aprovado pelo Prolibras, não pode exercer a função de tradutor e intérprete de LIBRAS - Língua Portuguesa, cuja função é distinta do professor docente.
A sequência correta é

#122768
Concurso
SEE-PB
Cargo
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AOCP
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Português
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(1,0)

Assim como abordado no Texto 3, todas as afirmações a seguir estão relacionadas à aprendizagem de leitura pautada na perspectiva dos gêneros textuais e no percurso uso-reflexão-uso, EXCETO

#122767
Concurso
SEE-PB
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AOCP
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Português
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(1,0)

Analise as asserções a seguir:

I. Em “Além da leitura e da escrita, também tem espaço em sala de aula para a reflexão sobre a língua e a linguagem.”, o emprego da vírgula é obrigatório.
PORQUE
II. Em “Além da leitura e da escrita, também tem espaço em sala de aula para a reflexão sobre a língua e a linguagem.”, a vírgula foi empregada para separar orações coordenadas sindéticas.

A respeito das asserções I e II e da relação estabelecida entre elas, assinale a alternativa correta.

#122766
Concurso
SEE-PB
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AOCP
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Português
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(1,0)

O trecho “Essa reflexão deve ser feita primordialmente através das chamadas atividades epilinguísticas” pode ser reescrito, sem prejuízo para a compreensão global das ideias apresentadas, por

#122765
Concurso
SEE-PB
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AOCP
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Português
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(1,0)

Assinale a alternativa em que a classificação da oração indicada no período está correta.

#122764
Concurso
SEE-PB
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AOCP
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Português
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(1,0)

Assinale a alternativa correta.