(1,0)
Sabendo que o dobro de x somado com o quádruplo de y é igual a 5 e que o triplo de x somado ao triplo de y é igual a 3, pode-se afirmar que o produto entre x e y é igual a:
Para melhor entendimento e para fins de estudo, a História foi dividida em períodos. A primeira periodização é entre a História e a Pré-História, cujo marco divisor considerado pelos historiadores do século XIX foi a:
A respeito das consequências do processo da Revolução Industrial, iniciado no século XVIII, assinale a alternativa INCORRETA.
Sobre as Revoltas Coloniais, analise as assertivas abaixo: I. A Revolta dos Mascates em Pernambuco foi uma rebelião por disputa de poder: de um lado, os senhores de engenho de Olinda (grupo social de prestígio); e, de outro, comerciantes portugueses que atuavam em Recife e eram chamados de mascates pela elite açucareira. II. As rivalidades entre paulistas e estrangeiros culminaram na Guerra dos Emboabas, pois ambos queriam o domínio de exploração das minas. III. Como consequência da Revolta de Felipe dos Santos, que contestava a conversão do ouro em barras, o governo criou a Capitania das Minas do Ouro e suspendeu o funcionamento das Casas de Fundição até 1725.Quais estão corretas?
Sobre o processo de reabertura política brasileiro, assinale a alternativa INCORRETA.
O professor de História pode ensinar o aluno a adquirir as ferramentas de trabalho necessárias; o saber fazer bem, lançar os germes do histórico. Ele é o responsável por ensinar o aluno a captar e a valorizar a diversidade dos pontos de vista. Ao professor cabe ensinar o aluno a levantar problemas e a reintegrá-los num conjunto mais vasto de outros problemas, procurando transformar, em cada aula de História, temas em problemáticas.[Maria Auxiliadora Schmidt. A formação do professor de História e o cotidiano da sala de aula. Em Circe Bittencourt (org). O saber histórico na sala de aula, 1998].De acordo com o excerto, é correto afirmar que
Assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, nas assertivas acerca da prática do ensino de história em sala de aula, tendo como base a visão do historiador Leandro Karnal (2008).( ) Para o historiador, os jornais, a televisão e as revistas possuem um papel importantíssimo na construção do conhecimento e na educação. Esse papel da mídia necessariamente obriga o professor a unificar as informações aos arquetípicos didáticos de sua proposta pedagógica. ( ) Confundir informação com conhecimento é um enorme problema na educação, segundo Karnal, portanto, é preciso separar o papel da mídia e a do professor de história. ( ) A responsabilidade social do professor de história e a revalorização do seu trabalho são princípios que os alunos devem propor ao trabalho do professor e ajudar a proferir uma excelente aula. ( ) Organizar o conhecimento, as informações proferidas pela mídia e ter conhecimento da responsabilidade perante a sociedade devem ser ofícios do professor da disciplina de história.A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A metodologia e os recursos usados no ensino de História devem levar o aluno a perceber que:I - a História é social e dá-se coletivamente.II - a História não é produção humana.III - o professor é o mediador no processo de elaboração conceitual do educando.
De um grupo de 10 professores, 4 são professores de História e os outros são professores de outras disciplinas.
De quantos modos pode-se formar uma comissão com 4 destes professores, de forma que ao menos 2 sejam professores de História?
“As licenciaturas curtas vêm acentuar, ou mesmo institucionalizar, a desvalorização e a consequente proletarização do profissional da educação. Isso acelera a crescente perda de autonomia do professor diante do processo de ensino e aprendizagem, na medida em que sua preparação para o exercício das atividades docentes é mínima ou quase nenhuma. (...) Assim, as licenciaturas curtas cumprem o papel de legitimar o controle técnico e as novas relações de dominação no interior da escola.”
FONSECA, 1993, apud SILVA, M. e FONSECA, S. G. Ensinar História no século XXI: em busca do tempo entendido. Campinas: Papirus, 2007, p. 30.
Ao historicizar a formação dos professores de História no Brasil, os autores se referem à instituição da licenciatura curta em estudos sociais, durante o período autoritário (1964-1985), como um exemplo de
Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre História Oral.
( ) Desde sua implementação seus métodos e objetivos de pesquisa têm sido regularmente mantidos.
( ) Por meio de narrativas populares, aproxima-se de comunidades não hegemônicas explorando a sua subjetividade.
( ) Entrelaça-se com a literatura, a linguística, a antropologia, as religiões, a música, a cultura de massa e a política.
( ) Parte de eventos pontuais e determinados lugares e refere-se mais aos acontecimentos do que aos significados.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
O trabalho do historiador requer métodos específicos, como levantar informações sobre o objeto de estudo, estabelecer hipóteses explicativas, analisar e classificar as fontes históricas, estabelecer relações de causalidade, elaborar a explicação histórica do fenômeno estudado. Esta última é a fase da interpretação, possivelmente a mais árdua, uma vez que requer
No que diz respeito aos fins educativos da História, não basta apenas que se saiba sobre os fatos ocorridos no passado; é necessário situá-los em seu contexto, perceber que, no estudo do passado, há diferenciados pontos de vista, alguns até discordantes entre si; além disso, é preciso que se estabeleça a reflexão de que há múltiplas maneiras de obter e avaliar as informações sobre o pretérito. Assim sendo, é correto dizer que os objetivos didáticos do ensino de História são os seguintes:
Atente para as seguintes afirmações a respeito das novas tecnologias de comunicação e informação no ensino de história:
I. Essas tecnologias contribuem para a busca de informações prévias sobre o tema de estudo, utilizando os mesmos critérios metodológicos da pesquisa histórica quais sejam: seleção temática, interpretação e argumentação.
II. Possibilitam a produção de informação como os hipertextos, a viabilização de laboratórios e a formação integrada por meio de metodologias colaborativas.
III. Para a melhoria da qualidade do ensino de História, faz-se necessária somente a inserção do computador e multimeios.
É correto o que se afirma em
As relações entre o ensino de história e a educação em direitos humanos acontecem não apenas na rotina diária da atividade educativa; elas ultrapassam a esfera do cotidiano, porque são reflexos de diferentes formas de representação existentes
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