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#260893
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Descartes em sua filosofia adotou o “princípio da adequação causal” como um de seus principais fundamentos metodológicos. Diante do exposto, assinale a alternativa que melhor explica o princípio citado.

#260892
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John Locke (1632-1704), foi um dos fundadores do chamado “empirismo britânico”, importante linha filosófica dos séculos XVII e XVIII. Ficou famoso por defender a tese de que todas as nossas ideias vêm da experiência e por enfatizar a necessidade de evidências empíricas para a formulação das leis científicas. Ele desenvolveu uma epistemologia empirista e reflexões sobre a compreensão humana, criando teses que influenciaram os empiristas posteriores, como David Hume. Considerando-se a relação entre a Filosofia de Locke e o Empirismo Britânico dos séculos XVII e XVIII, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) De acordo com Locke, as qualidades primárias dos corpos não são, de forma alguma, semelhantes a esses corpos.

( ) A evidência empírica pode mostrar que o princípio da indução é verdadeiro.

( ) Locke aceita a visão de que temos ideias inatas sobre verdades metafísicas.

( ) Locke argumenta que mesmo que existissem verdades particulares com as quais todos os homens concordassem, esse fato não provaria a existência de ideias inatas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

#260891
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Questões filosóficas ligadas ao “Ser-Feminino” ou à condição humana do gênero feminino podem ser remontadas ao filósofo Marie-JeanAntoine-Nicolas de Caritat, Marques de Condorcet (1743 – 1794). Ele foi um inspirado defensor dos direitos humanos, contribuindo para o “Arqueofeminismo”, influenciando Olympe de Gouges, Mary Wollstonecraft e Simone de Beauvoir. Esta “filosofia feminista” move-se por todas as principais tradições ocidentais da filosofia, além da própria filosofia contemporânea, incluindo a filosofia analítica, continental, pragmatista, somada a outras variantes e interseções. À medida que as filósofas feministas realizam trabalhos em campos filosóficos tradicionais, da ética à epistemologia, elas introduzem novos conceitos e perspectivas que transformaram a própria filosofia. As filosofias feministas também estão traduzindo tópicos filosóficos anteriormente não problematizados, ou pouco problematizado, como o corpo, classe e trabalho, deficiência, família, reprodução, self, trabalho sexual, tráfico humano e sexualidade. Também podemos notar que elas estão trazendo uma lente particularmente feminista para as questões da ciência, globalização, direitos humanos, cultura popular, raça e racismo. Com base na reflexão sobre os movimentos da filosofia feminista contemporânea, analise as afirmativas abaixo:

I. A filosofia de Simone de Beauvoir postula que se aprende a se tornar mulher.
II. A “ética do cuidado” (“ethics of care” ou “ethics or EoC”) é uma ética que prescreve abordagens cuidadosas e femininas para os problemas éticos contemporâneos, em especial, para questões ecológicas.
III. A ética feminista é uma abordagem da ética que visa, entre outras coisas, promover os interesses das mulheres.
IV. A teoria epistemológica do ponto de vista feminista afirma que diferentes grupos sociais têm tipos distintos tipos de conhecimentos.
Estão corretas as afirmativas:

#260890
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Houve no século XVII uma influente concepção sobre o mundo, a qual foi compartilhado por muitos filósofos do período, por exemplo, Locke. Trata-se da filosofia corpuscular mecanicista. Para Locke, essa teoria é a única que se deu a tarefa de explicar, de um modo inteligível, as qualidades dos corpos. Duas características da paisagem intelectual de Locke são salientes para a compreensão de sua filosofia da ciência, uma relativa à metodologia da nova ciência e a outra relativa ao seu conteúdo. A primeira é a nova abordagem metodológica para entender o mundo natural, acompanhada por profundas mudanças nas concepções de indução e conhecimento científico e nas fronteiras disciplinares. A segunda característica saliente é a teoria científica dominante de sua época, a hipótese corpuscular da nova ciência. Com base na reflexão sobre a filosofia corpuscular mecanicista do século XVII e da visão científica de Locke em particular, analise as afirmativas abaixo.
I. A filosofia corpuscular mecanicista considera os corpos observáveis como essencialmente compostos de partículas materiais ou corpúsculos. II. A filosofia corpuscular mecanicista considera o impulso (ação por impacto de superfície) como o principal, senão o único, meio de comunicar o movimento entre os corpos físicos. III. As principais teses de Locke, tais como ele as desenvolveu no Ensaio acerca do entendimento humano, são elaboradas em estreita conjunção com a hipótese corpuscular; notavelmente a noção de união entre essências reais e nominais cuja consequência é a união entre qualidades primárias e secundárias. IV. Locke, no oitavo capítulo do segundo livro do Ensaio acerca do entendimento humano, realiza uma distinção entre qualidades primárias e secundárias. Essa hipótese lhe permite explicar a natureza da sensação; a qual constitui uma das fontes do conhecimento.
Estão corretas as afirmativas:

#260889
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As culturas e as religiões das sociedades humanas não são estáticas: modificam-se e adaptam-se ao longo da história. Sobre a diversidade cultural e religiosa, analisar os itens abaixo:
I. O fato de o Estado ser laico significa que as crenças religiosas não têm influência política.
II. Entre os movimentos sociais, os movimentos religiosos exercem, certamente, grandes influências na sociedade, gerando, inexoravelmente, consequências políticas.
III. Existem tanto leis regulatórias de atividades quanto leis relacionadas a costumes e fatos sociais. As religiões também regulam e tratam dos costumes e das ações dos indivíduos.
Estão CORRETOS:

#123639
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Sobre a filosofia e seu papel no conjunto da cultura humana contemporânea, marque a alternativa INCORRETA.

#123638
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Para uma caracterização dos campos, objetos ou áreas de investigação da filosofia, marque a alternativa INCORRETA.

#123637
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Sobre a evolução histórica do pensamento filosófico ocidental, podemos afirmar que

I - “a filosofia ocidental emergiu na Grécia antiga, com sua especulação, problemas e argumentos estendendo-se dos pré-socráticos às principais escolas helenísticas”.

II - “a história da filosofia ocidental é marcada por uma radical descontinuidade, na qual os filósofos modernos e contemporâneos simplesmente ignoraram e/ou recusaram integralmente, por exemplo, as técnicas definidoras da filosofia e realizações teóricas (bem como os fracassos) das filosofias grega e medieval”.

III - “a filosofia ocidental moderna é marcada pela tematização privilegiada da natureza e limites do conhecimento humano, ou seja, por uma preocupação de seus filósofos em realizar uma investigação predominantemente epistemológica”.

IV - “a filosofia ocidental contemporânea é marcada pela forte tematização privilegiada da linguagem como medium do filosofar, ou seja, deu-se em seu âmbito histórico uma espécie de virada linguística”.

Marque a alternativa CORRETA.

#123636
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Sobre a história da atividade filosófica no Brasil, podemos afirmar que

I - “o quadro histórico da atividade filosófica no Brasil é ainda caracterizado por uma relação de dependência com os países centrais, especialmente Europa e Estados Unidos. A pesquisa filosófica brasileira é bastante frágil se pensada em termos de contribuição original ao debate filosófico corrente no mundo”.

II - “no período colonial brasileiro, o ensino e o estudo da filosofia é fortemente determinado pela vigência da Ratio Studiorum, código e método pedagógico dos Jesuítas, vinculados filosoficamente às concepções aristotélico-tomistas”.

III - “uma das correntes filosóficas mais importantes no Brasil foi o positivismo, ainda que a presença deste em terras tupiniquins se contrastasse com a tradição cultural brasileira da época, que era estranha a qualquer mentalidade de padrão científico. Sua forte presença no Brasil se deu pela acessibilidade como filosofia espontânea da república e do progresso, agradando ainda pelo seu conservadorismo político”.

IV - “o neotomismo tem grande influência no pensamento brasileiro. O seu marco no país é a fundação da Faculdade de Filosofia São Bento, em São Paulo, pelos monges beneditinos, em 1908. No período republicano teve pouca influência por força do desprestígio da Igreja Católica. A partir da década de 20 do século XX é que assumiu papel cultural importante no cenário brasileiro. Teve como representantes autores como Leonardo Van Acker, Alexandre Correia, Maurício Teixeira Leite Penido, Eduardo Prado de Mendonça e Alceu Amoroso Lima”.

Marque a alternativa CORRETA.

#123635
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Sobre a Epistemologia, marque a alternativa INCORRETA.

#123634
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Sobre a discussão entre internalismo e externalismo na epistemologia, marque a alternativa CORRETA.

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Sobre teorias que tratam do problema mente-corpo no âmbito da filosofia da mente, marque a alternativa INCORRETA.

#123632
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Sobre o problema mente-corpo no âmbito da filosofia da mente, podemos afirmar que as seguintes questões fazem parte do campo de investigação:

I - “Qual é a ontologia dos estados mentais?”

II - “Qual é a natureza dos sujeitos ou portadores dos estados mentais?”

III - “Como os estados mentais e os sujeitos se relacionam com o mundo físico?”

IV - “Se pensar e sentir dor são ambos fenômenos mentais, em que tipo de meio o pensar e a experiência de sentir dor ocorrem?”

V - “Podem os fenômenos mentais existir independentemente dos fenômenos físicos, ou dependem destes para sua existência?”

Marque a alternativa CORRETA.

#123631
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Sobre a ética das virtudes, marque a alternativa INCORRETA.

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Sobre as éticas deontológicas, marque a alternativa INCORRETA.