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Religião que surgiu na China, no século VI a.C., fundada por Koung-Fou-Tseu (551-479 a.C.). Tido como sábio e filósofo, suas ideias transformaram os valores éticos e sua identidade cultural, e sua influência em diversos países do Leste Asiático promoveu avanços socioeconômicos em função da valorização da educação e do conhecimento. Essa religião é chamada de:
Sobre o Budismo, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:(_) Não defende um “messias” salvador, mas sim uma figura emblemática que se desenvolve a partir do autoconhecimento e do desapego da vida material em uma atitude dirigida ao mundo.(_) Tem origem em um fundador, Sidarta Gautama, que representa para os budistas uma encarnação divina.(_) Para o budista, chegar ao “nirvana” é entrar em um estado de percepção de uma paz interior, a qual seria o equilíbrio entre mente, corpo e universo.
Nas sociedades egípcia, grega e romana, havia o politeísmo, a crença em várias divindades, como elemento em comum. Em relação às religiões politeístas, analisar os itens abaixo:I. As religiões politeístas da Antiguidade têm em comum a criação de mitos que explicam a criação e o funcionamento do mundo.II. Nas religiões politeístas em geral, é comum que os deuses tenham funções e responsabilidades distintas na narrativa religiosa, de forma que cada qual desempenha seu papel dentro de uma organização de mundo.III. As religiões politeístas criavam e/ou fundamentavam a divisão da sociedade em classes ou estamentos, configurando, assim, a justificação para a consolidação de poderes políticos e estruturas de organização social.Está(ão) CORRETO(S):
O Islamismo é uma religião que surgiu entre os árabes, fundada no século VII pelo profeta:
O Ensino Religioso é uma questão diretamente ligada à vida e que vai refletir no comportamento dos cidadãos, para o qual orienta a sua ética. É preciso escolher um caminho ou caminhos a seguir e objetivos a alcançar, mas isto deve ser feito com reflexão e diálogos constantes, afinal, a escola tem a tarefa de educar o ser humano para o conhecimento, mas também para os valores humanos, para a cidadania e para a ética. Sobre o exposto, analisar os itens abaixo:I. Toda religião comporta uma ética e toda ética desemboca numa religião, na mesma medida em que a ética se orienta pelo sentido do transcendente da vida humana.II. Um educador não é só um agente curricular que transmite conhecimento; antes de tudo, ele é um agente transformador da realidade sociopolítica-econômica onde se encontra inserido o aluno destinatário da formação, de forma que não deixa de ser um formador de opinião, um agente sensibilizador.III. O Ensino Religioso pode e deve resgatar os valores humanos e religiosos que vêm sendo esquecidos pela escola, pela família, pela sociedade e pelo ser humano.Está(ão) CORRETO(S):
Conhecer os aspectos da consolidação das ciências da religião no Brasil é importante para compreender de que modo esse campo de pesquisa e formação pode contribuir para o cenário educacional do país. A respeito das políticas educacionais do ensino religioso, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:(_) A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) aponta o ensino religioso como componente curricular e ressalta a laicidade do ensino. (_) Um dos desafios é superar os preconceitos da modernidade com a religião, visto que existe a concepção de que o estudo do fenômeno religioso está vinculado à doutrinação eclesiástica. (_) A indicação tem sido construir planos de ensino que superem a cristianização e as concepções religiosas tradicionais e que ressaltem o caráter plural das religiões.
A religião, por definição, é um conjunto de doutrinas, rituais e práticas que pretendem estabelecer contato entre divindades e humanos. Sobre as divisões religiosas, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: (1) Religiões politeístas. (2) Religiões monoteístas.(_) Sistemas religiosos que reconhecem apenas um deus. (_) Sistemas religiosos que reconhecem e veneram vários deuses. (_) O cristianismo, o judaísmo e o islamismo são as três maiores religiões desse grupo.
Os conflitos políticos entre os poderes laicos e eclesiais e a disseminação do pensamento aristotélico no Ocidente foram determinantes para o surgimento das universidades medievais. Assim, estimulou-se o nascimento de instituições universitárias, junto do renascimento das cidades, do florescimento e do fortalecimento do comércio e de seus mercadores. É, então, por meio da filosofia aristotélica e das mudanças teóricas por ela apresentadas que o saber e a investigação tomam novas formas, provocando debates entre os intelectuais que frequentavam essas universidades. A partir desses embates, surgem três grandes correntes teóricas. Sobre essas correntes, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:(_) Uma das correntes refuta o pensamento aristotélico, lutando pela conservação das concepções agostinianas, apoiada na Bíblia e na ação divina. (_) Outra corrente prega o abandono dos escritos sagrados, alinhando-se radicalmente ao pensamento filosófico. (_) A terceira une as duas correntes citadas, unindo os posicionamentos de Aristóteles aos escritos sagrados. Esse debate foi intenso e marcou, de maneira indelével, a trajetória intelectual de quase todo o século XIII e as primeiras décadas do XIV.
De acordo com a Bíblia Sagrada, o povo judeu é descendente de qual dos filhos de Abraão?
As estruturas universitárias europeias na Idade Média pareciam com os ambientes escolares atenienses platônicos e aristotélicos, e sua origem se dá em meio ao ambiente religioso, mais especificamente, de mosteiros e catedrais. Sobre o modelo pedagógico das congregações religiosas e universidades da idade média, analisar os itens abaixo: I. No que se refere ao modelo pedagógico, é possível afirmar que seu currículo era composto por filosofia e artes liberais. II. O currículo trivium continha gramática, retórica e lógica; e o quadrivium era separado em geometria, aritmética, música e astronomia. III. O ensinamento filosófico era o ápice do intelecto.Está(ão) CORRETO(S):
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