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No documento Critérios para um Atendimento em Creches que respeite os Direitos Fundamentais das Crianças, consta que as crianças, entre outros, têm direito:1. À segregação.2. À brincadeira.3. Ao assistencialismo.4. À atenção individual.5. A um ambiente aconchegante, seguro e estimulante.Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
O documento Política Nacional de Educação: pelo direito das crianças de zero a seis anos à educação apresenta as seguintes estratégias para o campo da Educação Infantil:
1. Apoiar técnica e pedagogicamente a construção de políticas municipais de Educação Infantil, envolvendo a formação de equipes técnicas.
2. Desenvolver ações de apoio técnico à elaboração e à implementação dos Planos Estaduais e Municipais de Educação, com atenção especial ao capítulo de Educação Infantil.
3. Apoiar a implementação de Sistemas Educacionais Segregadores.
4. Criar grupos de trabalho para estudar a situação das creches vinculadas às empresas e aos órgãos públicos.
5. Estabelecer parceria com órgãos governamentais e não governamentais.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
O documento Indicadores de Qualidade na Educação Infantil foi construído com o objetivo de auxiliar as equipes que atuam na educação infantil, juntamente com famílias e pessoas da comunidade, a participar de processos de autoavaliação da qualidade de creches e pré-escolas que tenham um potencial transformador. Pretende, assim, ser um instrumento que ajude os coletivos – equipes e comunidade – das instituições de educação infantil a encontrar seu próprio caminho na direção de práticas educativas que respeitem os direitos fundamentais das crianças e ajudem a construir uma sociedade mais democrática.Embora com esse caráter aberto, o processo de realizar um diagnóstico sobre a qualidade de uma instituição de educação infantil precisa levar em consideração alguns aspectos importantes.O primeiro deles diz respeito:
Ao pesquisar aspectos relacionados ao desenvolvimento das crianças, Leontiev postula que a atividade principal é aquela cujo desenvolvimento governa as mudanças mais importantes nos processos psíquicos e traços psicológicos da personalidade da criança em cada período de seu desenvolvimento.De acordo com os pressuposto de Leontiev, a atividade principal é aquela:1. No interior da qual surgem e se diferenciam outros tipos de atividade.2. Na qual os processos psíquicos particulares tomam forma ou são reorganizados.3. Da qual dependem, de forma mais íntima, as principais mudanças psicológicas na personalidade infantil.Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Analise o excerto abaixo retirado do documento Parâmetros Nacionais de Qualidade na Educação Infantil (2006):“Enquanto a escola tem como sujeito o aluno, e como objeto fundamental o ensino nas diferentes áreas através da aula, a creche e a pré-escola têm como objeto as.................................................... travadas num espaço de convívio coletivo que tem como sujeito...................................................................... ”. (Rocha, 1999).Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
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